Qual a diferença de lucro real e lucro presumido?

O empreendedor tem uma grande responsabilidade ao decidir entre lucro real e lucro presumido.

Dúvidas sempre existirão para aqueles que pretendem abrir uma empresa. Geralmente, elas começam quando é preciso tomar decisões importantes como: qual será o tipo de negócio, nome, logo, localização do ponto de venda, até que chega o momento da escolha do regime de tributação. A propósito, você sabe o que é o regime de tributação para empresas?

Primeiramente, entenda que a escolha ou definição do tipo de regime de tributação é uma das mais importantes dentro do que chamamos de planejamento tributário. Ou seja, é através dessa escolha que será definido a quantidade de impostos que sua empresa irá pagar.

Viu como é uma responsabilidade enorme?

É normal que surjam dúvidas ao tomar decisões, mas para saná-las é fundamental a compreensão das diferenças entre as possibilidades que são oferecidas e, claro, entender que muitas vezes nem é preciso decidir, mas aceitar o que está definido. Entenda por quê.

Onde sua empresa se encaixa?

Quando falamos em aceitar o que está definido, perceba que a escolha já está feita, e que basta sua empresa se adaptar às características e seguir com os trabalhos. Jamais decida sozinho. Tenha sempre um profissional contábil e de sua confiança para lhe auxiliar, pois ele será a melhor pessoa para guiar suas ideias e pensamentos.

Se a sua empresa possui uma receita inferior a R$ 3,6 milhões de reais por ano, ela faz parte do regime tributário Simples Nacional. Organizações inscritas nesse regime, não desenvolvem atividades impeditivas. É o que acontece com as empresas de gestão, engenharia e consultoria, por exemplo.

Há especulações de que, em 2017, haverá mudanças nas alíquotas do regime Simples Nacional ou Super Simples, então fique atento às mudanças.

Lucro Presumido

No regime tributário de lucro presumido, empresas que possuem um faturamento de até R$ 78 milhões de reais por ano são as que se encaixam perfeitamente dentro das características estabelecidas por esse tipo de regime.

Normalmente, grandes empresas como os bancos comerciais e de investimento, ou empresas de arrendamento mercantil e seguradoras estão nesse grupo de empresas com o regime tributário de lucro presumido.

A sua empresa se encaixa nesse regime? Veja as características de uma empresa que se encaixa no regime de lucro real.

Lucro Real

O modelo de tributação conhecido como lucro real é um regime de tributação baseado e calculado sobre o lucro líquido de uma empresa no período a ser analisado.

Nesse modelo, é fundamental que o empreendedor, junto à sua contabilidade, saiba calcular a lucratividade real da empresa durante o ano ou o período escolhido conforme manda a legislação.

Nota-se que o empreendedor e a contabilidade terão que calcular o lucro recebido para conseguir ter a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Assim sendo, o valor de impostos a ser pago pode aumentar ou diminuir conforme o que foi conquistado.

Vale lembrar que, nesse modelo de regime de tributação, a empresa que não conseguir lucro algum durante o ano todo, estará dispensada do pagamento dos impostos. Porém, a empresa é obrigada a apresentar à Receita Federal os registros financeiros e contábeis.

Em qual dos regimes tributários sua empresa se encaixa? Você já consegue definir o regime tributário da sua empresa sem grandes dúvidas?

Deixe seu comentário e sua opinião sobre a diferença entre lucro real e lucro presumido. Interaja no espaço abaixo, curta e compartilhe esse material nas redes sociais! Aproveite e ajude outras pessoas a sanarem suas dúvidas.

Imagem: SCOTTCHAN / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63