Quem tem direito ao seguro desemprego?

O Seguro Desemprego é um benefício que pode ser pedido pelos trabalhadores que tenham sido dispensados sem justa causa.
Receber o Seguro Desemprego é um direito de todo trabalhador, desde que ele tenha cumprido com alguns requisitos perante a lei trabalhista. Para ter direito ao benefício, por exemplo, é fundamental que o trabalhador tenha sido dispensado sem justa causa de seu último emprego. Desde 2015, aconteceram algumas mudanças nas regras para receber o auxílio.
Confira as principais regras para poder pedir o Seguro Desemprego:

O que é preciso para receber o Seguro Desemprego?

Primeiro pedido

Para o primeiro pedido de Seguro Desemprego, é preciso que o trabalhador tenha recebido 18 salários, consecutivos ou não, nos últimos 24 meses anteriores à dispensa. Além disso, ele precisa ter trabalhado 18 meses, também consecutivos ou não, nos últimos 36 meses antes da dispensa.

Segundo pedido

Caso seja a segunda vez que o trabalhador esteja pedindo o Seguro Desemprego, é necessário que ele tenha recebido 12 salários nos últimos 16 meses antes da dispensa e trabalhado 12 meses nos últimos 36 meses anteriores à dispensa.

Terceiro pedido

E para o terceiro pedido, o trabalhador precisa ter recebido 6 salários consecutivos e trabalhado nos últimos 36 meses antes da dispensa.

Este artigo ajudou a sanar suas dúvidas? Deixe o seu comentário, curta e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Rodrigo Bellizzi / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63