Como o Coaching pode ajudar uma pessoa dislexa a se desenvolver no trabalho

pessoa dislexa

Entenda como age uma pessoa dislexa e entenda como isso deve ser tratado.

Dislexia é um acontecimento que ocorre em um indivíduo no momento que está lendo. A tendência da pessoa disléxica é trocar as letras no momento em que estiver lendo. Não é tão simples assim pois isso causa embaraço para a pessoa, principalmente se ela tiver que ler em público.

Na infância e na juventude é que parece que este problema nunca pode ter fim. E quando adultos evitam ao máximo terem que interagir com outras pessoas através da leitura. Ainda tem outra particularidade: quando uma pessoa com visão normal parece ter uma visão em túnel quando está a ler.

O que a dislexia tem a ver com sobrevivência?

Ao longo de nossa vida nós passamos por problemas mil que nos tornaram ora mais fortes, ora mais fracos. Passamos por crises econômicas, passamos por problemas familiares, passamos por problemas no trabalhado e toda sorte de adversidade que possamos imaginar tanto as mais ligadas ao mundo como vivemos assim como os eventos da natureza.

Por isso é que às vezes a gente sobre estima o problema dando a ele uma dimensão muito maior do que o que ele realmente tem. Com a pessoa disléxica é assim. É preciso mudar um padrão de comportamento para poder reduzir o problema.

Para uma pessoa disléxica tudo se mostra de forma distorcida e é por isso que não conseguem ver o problema com o seu tamanho real. Dislexia é uma fobia. E como tal pode ser tratada.

Como coaching pode auxiliar na dislexia?

Uma pessoa disléxica responde ao método PNL de tratamento de fobia. E de que forma o método funciona? Ele faz a pessoa dar um passo para fora do problema associando o medo a uma cor de sua escolha.

O indicado é que o próprio paciente escolha a sua cor. O processo obtêm êxito, pois a cor escolhida é significativa para ela. Esta prática define a amplitude do problema para a pessoa disléxica.

Desta forma a introdução de um profissional coaching facilita o processo de compreensão sobre o fato de que o problema não é tão grande e pode ser resolvido. Você já pensou que por várias vezes você quis eliminar um problema em si e não encontrou uma maneira correta de fazer isto?

É por que quando você acha que está no fundo do poço é que você descobre que precisa de um profissional adequado para te ajudar. O coaching tem técnicas de persuasão e controle emocional que podem te fazer mudar de condição.

Quando você tem um problema em qualquer área do corpo, você procura um médico. Quando você tem algum problema na mente você procura um psiquiatra ou psicólogo. E quando você tem um problema de fobia, você deve procurar um coaching que te direcione para o melhor estado que você pode estar.

É algo muito duvidoso saber que um coaching pode te auxiliar com a dislexia, mas é a pura verdade. Isso porque eles têm treinamentos adequados e estão a seu dispor mais tempo do que um profissional comum.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo, aproveite para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.

Copyright: Merkushev Vasiliy / Site: https://www.shutterstock.com/pt/g/Merkushev+Vasiliy

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010