Como promover a harmonia no ambiente de trabalho

colegas de trabalho em harmonia

Confira uma lista com 10 dicas incríveis que vão te ajudar a promover e estimular a harmonia dentro do ambiente de trabalho.

A harmonia no ambiente de trabalho é muito importante para que os colaboradores consigam ter um bom desempenho. Afinal, em um local hostil, em que as pessoas não se respeitam e não se ajudam, é praticamente impossível ter uma boa performance.

É preciso dizer que a harmonia, mais do que uma iniciativa dos funcionários, deve ser um valor da empresa. Afinal, a forma como os gestores se comportam diz muito sobre como toda a equipe irá se portar.

Continue acompanhando para saber mais a respeito da importância da harmonia no ambiente de trabalho, além de conferir dicas de como promovê-la.

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Por que a harmonia no ambiente de trabalho é importante?

O entrosamento é um fator decisivo para o bom desempenho de uma equipe. Quando os colaboradores se dão bem, conseguem trabalhar de forma colaborativa, compartilhar conhecimento e, assim, chegar aos melhores resultados.

O ambiente harmonioso se torna propício para essa troca. Além do mais, devemos considerar que os aspectos emocionais também contam muito para que os profissionais tenham uma boa performance. Um local em que as pessoas não se ajudam faz com que seja muito mais difícil se desenvolver.

10 Dicas para promover a harmonia no ambiente de trabalho

Se deseja que a sua empresa seja um local harmonioso, em que os colaboradores se respeitam e se ajudam, considere as dicas que serão apresentadas a seguir.

1. Realizar atividades de integração

Sempre que novos colaboradores são contratados é importante realizar atividades de integração. Elas servem para que os antigos e novos funcionários se conheçam melhor e iniciem uma relação positiva.

Sem esse tipo de iniciativa, as conexões podem demorar a serem criadas, o que pode impactar no desempenho dos novatos. Além do mais, é interessante que a empresa tenha essa cultura de receptividade com quem chega.

2. Os líderes devem ensinar através do exemplo

O exemplo é a forma mais poderosa de ensinar, sendo assim, se a empresa deseja que haja harmonia entre a equipe isso deve vir de cima. Os líderes precisam transmitir isso através do seu relacionamento com outros membros da companhia. Se um chefe faz comentários negativos sobre outro supervisor perto dos funcionários, acaba fortalecendo uma cultura negativa e nada harmoniosa.

3. Recompensar o trabalho em equipe

Harmonia e trabalho em equipe andam lado a lado. Afinal, a primeira tem o segundo como consequência e o segundo não consegue existir sem a primeira. O que a empresa pode fazer para incentivar a união do grupo é recompensar esse comportamento, determinando bônus para as metas que forem alcançadas em conjunto.

Essa recompensa não precisa ser nada grandioso, que esteja além das condições da companhia. Trata-se apenas de um incentivo e pode ser algo simbólico, como o oferecimento de um lanche ou almoço especial para todos, por exemplo.

4. Delegar tarefas em grupo

Se a intenção é promover a harmonia e o bom relacionamento entre todos, é interessante delegar tarefas em grupo. Isso é positivo porque funciona como um direcionamento do que a empresa espera, que é a união e o entrosamento.

É importante sempre ter em mente que a harmonia é fortalecida e incentivada através dos detalhes. E a delegação de tarefas para o time se organizar e cumprir junto é extremamente poderosa.

5. Tolerância zero com fofocas

Se o trabalho em grupo ajuda a unir, a fofoca gera o rompimento. Ambientes em que uns falam dos outros pelas costas podem ser tudo, menos harmoniosos. Afinal, mesmo que na presença de todos tudo pareça bem, se trata de uma harmonia falsa e que, portanto, não é duradoura.

Sendo assim, o que a empresa pode fazer para eliminar a fofoca é ter tolerância zero. Os supervisores devem ser orientados a nunca fazer comentários sobre uma pessoa sem que ela esteja presente. Nos casos em que isso acontecer, os envolvidos deverão receber uma advertência verbal do setor de RH, orientando para que não o façam mais.

6. Tratar a todos igualmente

Um tipo de situação que costuma gerar desarmonia é a desigualdade. Se um colaborador é claramente preferido e recebe mais regalias por parte dos supervisores, todos conseguem perceber. Essa situação acaba gerando um desgaste com o restante da equipe.

Então, para evitar qualquer coisa desse tipo, é imprescindível que todos sejam tratados igualmente e tenham acesso aos mesmos benefícios. Isso deve se aplicar especialmente nos casos em que um familiar ou amigo dos gestores ou supervisores trabalhar na companhia.

7. Valorizar o esforço dos colaboradores

Pessoas que estão se sentindo desvalorizadas tendem a ficar irritadas e se desentender umas com as outras com mais frequência. Sendo assim, valorizar o esforço dos colaboradores é muito importante para garantir que todos estejam se sentindo felizes e satisfeitos com o trabalho.

8. Resolver divergências na base do diálogo

Mesmo com todos os esforços para que o clima seja de harmonia, é natural que divergências surjam. Afinal de contas, estamos falando de pessoas totalmente diferentes, com trajetórias únicas. Nesse sentido, o melhor a fazer é adotar uma postura positiva para resolver essas questões.

Qualquer tipo de questão deve ser resolvida na base do diálogo. O supervisor deve ouvir as partes envolvidas e, juntos, chegarem a um consenso. Lembrando que esse diálogo deve ser o mais pacífico possível, com espaço para que todos se ouçam e entendam o lado uns dos outros.

9. Acolher as ideias apresentadas

Mais uma ação que a empresa pode ter para gerar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, contribuir para que se relacionem bem é acolher as ideias apresentadas por eles. Quanto mais eles perceberem que são ouvidos, mais à vontade irão se sentir no trabalho, o que faz toda a diferença na construção de um ambiente harmonioso.

10. Comemorar as conquistas da equipe

Por fim, é sempre válido comemorar as conquistas da equipe. Essas celebrações são como uma confirmação de que a união de todos é positiva e que deve continuar. Funciona como um incentivo para continuarem trabalhando juntos, aprendendo uns com os outros e crescendo como time.

Viu só como é possível promover a harmonia no ambiente de trabalho através de ações simples? E você, tem mais alguma sugestão a acrescentar? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por Rawpixel

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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