Conheça Algumas Ferramentas Essenciais de Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas – Conheça as ferramentas essenciais

 

Com certa frequência, eu costumo dizer que empresas são resultados de pessoas. Se você já teve a oportunidade de ler algum de meus artigos, livros, ou ver meus vídeos, participar de meus treinamentos, palestras e afins, sabe que eu acredito verdadeiramente nesta máxima.

Acredito e repito esta frase constantemente, pois vejo que é somente por meio do capital humano de uma organização que é possível alcançar os resultados extraordinários que esta almeja, sendo, altamente necessário, investir em processos de motivação e incentivo, voltados para os colaboradores, para que eles inspirem-se sempre a dar o seu melhor, em prol dos objetivos comuns a todos e à empresa.

Diante disso, hoje vou compartilhar com você algumas ferramentas de gestão de pessoas, que servem, não só para motivar, mas também para entender o perfil dos colaboradores e os seus anseios enquanto profissionais, de forma geral. Convido você a continuar a leitura e conferir!

Um gestor deve tomar medidas para otimizar seus processos!
Conheça “Ferramentas de Gestão” e se torne um gestor de excelência!

O que é Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas – GP consiste no gerenciamento efetivo dos recursos humanos de uma empresa, como também na definição de sua cultura organizacional, metodologias, processos, técnicas e práticas, que nela serão desenvolvidas, visando o crescimento contínuo dos seus colaboradores.

Entretanto, é importante dizer que nem sempre a GP foi pensada de modo sistêmico. Segundo a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida pelo francês, Jules Henri Fayol; o trabalhador não era nada mais do que mão-de-obra, servindo única e exclusivamente, para atender os objetivos da organização.

Seu modelo defendia um sistema de gestão, de cima para baixo, onde os líderes deveriam ter total comando sobre todos os processos de gerenciamento. Entretanto, na década de 20, em contraposição à esta visão unilateral de Fayol, surgiu a Escola das Relações Humanas, que, por sua vez, defendia, no ambiente das empresas, maior humanização por meio da valorização e do reconhecimento do trabalho dos profissionais que nela atuavam.

Esta visão abriu caminho para o que chamamos, atualmente, de Gestão Humanizada, que defende ações mais concisas e específicas de: capacitação, motivação, engajamento, desenvolvimento e valorização. Este modelo propõe uma conscientização maior, por parte das organizações, que devem estar mais atentas e abertas às mudanças, no que tange o relacionamento com seus profissionais.

5 Ferramentas Essenciais à Gestão de Pessoas

Pensando em tudo isso que relatei até aqui, foram criadas as ferramentas de Gestão de Pessoas, instrumentos que ajudam os profissionais de Recursos Humanos – RH e líderes na administração efetiva dos capital humano de todo e qualquer tipo de organização.

A seguir vamos conhecer algumas delas e entender melhor como estes recursos podem trazer inúmeros benefícios.

1 – Avaliação de Desempenho

É uma metodologia que tem como objetivo avaliar e mensurar a performance e produtividade dos colaboradores.  Esta ferramenta de verificação serve para confirmar se realmente os profissionais dominam suas atividades e funções, entendem claramente os objetivos das tarefas e as realizam com efetividade.

Além disso, uma avaliação de desempenho, que pode ser realizada sempre que a empresa julgar necessário (mensal, semestral ou anualmente), também é aplicada com a intenção de identificar as competências e habilidades dos profissionais e também seus gaps, ou seja, aqueles pontos que estes podem e precisam melhorar.

A partir disso, é possível fazer uma melhor gestão do conhecimento e implementar as melhorias necessárias ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores e dos processos da instituição.

Neste sentido, nós, aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, desenvolvemos duas ferramenta exclusiva de avaliação de desempenho de colaboradores, que tem ajudado, efetivamente e na prática, aos mais diversos tipos de empresas no mercado. Estou falando do Coaching Assessment e do Avaliação 360º.

Coaching Assessment

O Coaching Assessment nada mais é do que uma poderosa ferramenta de Avaliação Comportamental. Através de um software, em que o profissional responde a um questionário, de forma prática e objetiva, é gerado um relatório com um mapeamento de de tendências comportamentais. A partir dele, é possível compreender melhor o perfil do colaborador, líder, equipe, executivo, CEO, entre outros, descobrindo, com exatidão, quais seus pontos fortes e quais pontos que precisam de melhorias em seus comportamentos e em seu trabalho. Entenda melhor, através do vídeo abaixo:

Avaliação 360º

Já a Avaliação 360º também é uma avaliação de desempenho, que serve para analisar, de uma maneira diferenciada, os pontos fortes do profissional e os seus pontos de melhoria. Aqui o colaborador tem a oportunidade de se autoavaliar e também de receber a avaliação das pessoas com as quais têm relacionamento na empresa, no caso seus superiores, pares e, caso seja um líder, gestor, diretor ou CEO, de seus subordinados. Dessa forma, é possível ter uma visão 360º de si mesmo, desenvolvendo o seu autoconhecimento e potencializando, assim, a sua performance. Confira o vídeo abaixo para compreender melhor como a ferramenta funciona:

2 – Feedback

Feedback é um das ferramentas essenciais da Gestão de Pessoas, pois é por meio dele que todos os profissionais, de qualquer grau hierárquico, podem obter os subsídios necessários para potencializar suas habilidades e eliminar comportamentos sabotadores.

Para isso, o feedback deve ser aplicado de modo objetivo, claro e justo, oferecendo ao colaborador a visualização clara dos pontos que precisam ser melhorados. Além disso, trata-se também de uma forma extraordinária do gestor reconhecer seus profissionais e equipes pela realização efetiva de seu trabalho e pelos resultados obtidos por meio de sua dedicação, profissionalismo e empenho.

3 – Pesquisa de Clima Organizacional

Este instrumento é mais um orientador importante no que tange às boas práticas de gestão. Uma pesquisa de Clima Organizacional ajuda a empresa a mensurar o nível de satisfação, engajamento e motivação dos colaboradores, bem como a medir a qualidade da infraestrutura oferecida e verificar como as lideranças impactam, positiva ou negativamente, nos resultados.

Entre seus benefícios, destaco: ações contínuas para melhoria do clima; melhora na comunicação interna, nos relacionamentos interpessoais, desenvolvimento de estratégias de gestão mais efetivas; melhoria nos processos internos e aumento da satisfação com a empresa de modo geral.

4 – Programas de Capacitação

Investir no desenvolvimento dos profissionais é fundamental para qualificá-los, eliminar suas deficiências, aprimorar habilidades e potencializar os resultados. Neste sentido, os programas de capacitação, por meio de planos de Treinamento & Desenvolvimento – T&D são poderosas ferramentas para expandir as competências técnicas, emocionais e comportamentais de líderes e liderados.

Também são extraordinários meios para descobrir e reter os talentos, reconhecer o comprometido e produtividade dos funcionários, fortalecer sua autoestima profissional e mostrar o comprometimento da empresa com a evolução contínua de todos. Por isso, hoje, grande parte das organizações, já incluem em seus planejamentos estratégicos anuais, o orçamento e os treinamentos em que irão investir, em determinado período, visando alcançar seu estado desejado.

5 – Plano de cargos e salários

O plano do de cargos e salários nada mais é do que a definição dos cargos e funções que terão dentro da empresa, com suas atribuições, responsabilidades, obrigações e deveres, bem como os salários que cada um dos profissionais que ocuparem estes cargos vão receber.

Trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas de excelência, pois além de estruturar  e planejar os processos relacionados aos recursos humanos da empresa, este plano também oferece aos colaboradores a oportunidade de saberem os caminhos que precisam trilhar para crescerem dentro da organização, construindo, com isso, um plano real de carreira e obtendo a segurança de que, se realizarem um trabalho de qualidade, também terão a segurança de conseguir promoções de cargo em um curto espaço de tempo.

Coaching na Gestão de Pessoas

Quando falamos em Gestão de Pessoas, com certeza, a metodologia do Coaching é umas das ferramentas mais efetivas e, por isso, uma das mais utilizadas, em todo o mundo, para desenvolver continuamente o capital humano de uma empresa.

Com diversas técnicas, métodos e instrumentos de desenvolvimento e aceleração de resultados, baseadas em ciências como a: Administração de Empresas, Psicologia e Liderança, entre outros; o Coaching reúne todos os mecanismos necessários ao aprimoramento de líderes e liderados e à implantação de uma cultura organizacional com foco no ser humano.

Para isso, as empresas estão cada vez mais buscando formar coaches internos, ou seja, líderes e profissionais com conhecimentos e habilidades de Coaching (Líderes Coaches e Professional & Self Coaches), que possam espalhar, internamente, esta cultura, seus benefícios, diferenciais e potencializar: o desenvolvimento, a comunicação efetiva, relações interpessoais positivas, aumentar a motivação, o engajamento, produtividade, satisfação e a qualidade de vida no trabalho.

Se você tem interesse de entender mais como o Coaching pode atuar, efetivamente e na prática, na gestão de pessoas da sua empresa, convido você a conhecer a melhor e mais completa formação em Coaching do país: o Professional & Self Coaching – PSC. Trata-se de um curso, que prepara profissionais para atuarem com ainda mais eficácia e assertividade, realizando suas atividades diárias com motivação e engajamento, no sentido de contribuir para que a organização alcance resultados extraordinários constantemente.

Além disso, a partir do momento estes tornam-se coaches profissionais, através do PSC, eles potencializam também os resultados de suas carreiras, o que os transforma em indivíduos completos e realizados em todos os âmbitos de suas jornadas, pessoal e profissional.

Invista na performance de seus colaboradores, através da gestão de pessoas em Coaching!

No dia a dia de uma organização, estas, sem dúvidas, são algumas das ferramentas essenciais no processo de administração empresarial. Avaliar o desempenho e o clima organizacional, saber dar feedbacks assertivos, investir na capacitação contínua dos profissionais e em fazer uma gestão mais humana e descomplicada: são ações estratégicas e que, seguramente, só ajudam a potencializar os resultados e a desenvolver a empresa de modo sistêmico.

Um gestor deve tomar medidas para otimizar seus processos!
Conheça “Ferramentas de Gestão” e se torne um gestor de excelência!

Por fim, avalie sua empresa e veja se as suas ferramentas de gestão de pessoas atuais são realmente eficazes e condizentes com seus objetivos, procurando os mecanismos certos para progredir. Isso, sem dúvida, trará à sua organização uma visão de futuro mais concreta, pois expandirá seus recursos, ajudará a eliminar os gaps, aumentará a satisfação dos seus colaboradores e potencializará suas oportunidades de crescimento no mercado.  Fique atento e boa sorte!

Gostou deste conteúdo? Quais ferramentas de gestão de pessoas você utiliza em sua empresa? Elas estão trazendo resultados extraordinários para você? Deixe o seu comentário, me falando sobre suas experiências, e, se este artigo fez sentido para você, lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhá-lo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também tenham a oportunidade de se desenvolver pessoal, profissional e empresarialmente.

 

Copyright:https://www.shutterstock.com/

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010