Conheça os tipos de comunicação interna

alfinete em quadro de recados

© Depositphotos.com / monkeybusiness A comunicação interna auxilia na consolidação da imagem da empresa perante os colaboradores, promovendo satisfação e comprometimento.

Atualmente, tem ficado cada vez mais evidente a importância da cultura organizacional para a conquista de resultados cada vez melhores. Isso porque a construção de hábitos e comportamentos que são compartilhados pelos integrantes da organização impacta diretamente na geração de ações favoráveis que impulsionam o crescimento contínuo da empresa como um todo.

Uma das principais estratégias para o estabelecimento da cultura organizacional de alta performance é a comunicação interna, que auxilia na consolidação da imagem da empresa perante os colaboradores, promovendo satisfação e comprometimento no trabalho e estimulando os funcionários a ser cada vez mais participativos e parceiros da instituição.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Tipos de comunicação interna

Existem diferentes formas de comunicação interna que podem variar de acordo com o contexto e objetivo. Confira:

Comunicação escrita

A comunicação escrita é realizada de diversas formas: quadros de avisos, placas informativas, e-mails, intranet e blogs internos. São excelentes canais para manter os funcionários alinhados com os acontecimentos e novidades da empresa.

Este tipo de comunicação também é muito utilizado para a elaboração de manuais, fluxogramas, cronogramas e registro de dados relevantes às equipes.

Comunicação oral

A comunicação oral pode ser aplicada por meio de palestras, reuniões e confraternizações, trazendo um cunho mais interativo com os colaboradores. Há também o diálogo direto entre líderes e liderados, seja para troca de feedbacks, discussão de ideias ou mesmo para aproximar o relacionamento entre si.

Comunicação vertical

A comunicação vertical é direcionada para os líderes, e envolve apenas este nível hierárquico específico. É utilizada quando há necessidade de desenvolver planejamentos estratégicos ou abordar assuntos mais restritos pertinentes apenas aos gestores.

Comunicação horizontal

É a comunicação entre pares — colegas de trabalho e funcionários de mesmo nível hierárquico. Este tipo de comunicação faz parte da habilidade de construir bons relacionamentos interpessoais, e é essencial para fluidez dos processos e clima organizacional agradável.

Comunicação diagonal

A comunicação diagonal preocupa-se em envolver os diferentes níveis hierárquicos, bem como os diversos departamentos. É normalmente utilizada quando há necessidade de informar alguma novidade na empresa, contextualizar os projetos em andamento ou transmitir mensagens motivacionais para manter o engajamento.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe a dica com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010