Endomarketing – O marketing “para dentro” da organização

Endomarketing

Entenda o conceito de Endomarketing – O Marketing dentro da Organização. Saiba qual é a verdadeira importância da sua aplicação.

O marketing tradicional se refere a um conjunto de estratégias administrativas por meio das quais uma empresa conhece o seu público e oferece a ele produtos e serviços compatíveis com as suas necessidades e desejos. O marketing é também responsável por promover a distribuição desses itens sob preços justos, além de criar ações de comunicação e promoção que sejam criativas para atrair o público e estimular as vendas

Em geral, fala-se em marketing para designar a relação estabelecida entre uma empresa e o seu cliente. No entanto, há também outro tipo de marketing por meio do qual a empresa fortalece o relacionamento e os valores com quem já trabalha nela: o endomarketing. Para saber mais sobre esse tipo de marketing, continue a leitura do artigo  seguir.

O que é o endomarketing?

O endomarketing, ou marketing interno, é uma poderosa ferramenta da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, com o objetivo de manter um relacionamento com o público interno das empresas, visando a melhorar o desempenho e a produtividade dos profissionais. Em geral, é um trabalho conjunto, promovido pelos líderes da organização e pelas áreas de recursos humanos e de marketing/comunicação.

O seu papel é atrair, motivar e reter o seu primeiro cliente: os colaboradores, afinal, quando insatisfeitos com as condições de trabalho e com os produtos e serviços oferecidos, eles podem provocar uma contrapropaganda. Por isso, é necessário estimulá-los a ter um maior compromisso e identificação com a empresa.

Para serem bem implementadas, as ações de endomarketing precisam ser estudadas e bem desenvolvidas. Os funcionários precisam sentir que são verdadeiramente importantes dentro da equipe. Quando bem-informados e em sintonia com as metas e objetivos da instituição, eles tendem a sentir-se valorizados e a assumir com empenho a sua parcela de responsabilidade sobre o resultado final do negócio.

Quais são os benefícios que o endomarketing promove nas organizações?

Desde que sejam construídas com dedicação e planejamento estratégico, as ações de endomarketing podem oferecer valiosos benefícios à organização e aos seus funcionários. Entre eles, podemos citar:

1. Colaboradores leais e motivados

Quando um colaborador sente-se parte fundamental de uma empresa e percebe que os seus líderes preocupam-se com o seu crescimento e com o seu bem-estar, ele trabalha muito mais motivado. Isso é especialmente nítido quando os gestores mostram-se abertos a ouvir e receber as sugestões dos funcionários.

Além disso, essa sensação de acolhimento e de pertencimento torna os colaboradores mais leais à organização. Isso quer dizer que eles serão funcionários compromissados e dedicados às suas atividades dentro da empresa e que serão também porta-vozes positivos, defendendo a empresa mesmo quando estiverem fora dela.

2. Aumento na produtividade

Sempre que alguém está motivado e percebe que os seus esforços são adequadamente valorizados, essa pessoa se dedica com mais esforço. Em consequência disso, é natural que a produtividade desse indivíduo (no caso, um funcionário da empresa) aumente de forma expressiva em seu dia a dia de trabalho.

Essa produtividade é fruto não apenas da motivação do profissional, mas também do amparo que recebe dos líderes e da liberdade que ganha para ser alguém dinâmico e proativo, e não apenas alguém que obedece às ordens do chefe.

3. Redução do turnover

O conceito de turnover refere-se à substituição de profissionais por outros dentro de uma empresa, ou seja, à rotatividade de pessoal. Quando uma empresa não se preocupa com a valorização do funcionário e com o seu desenvolvimento, é natural que ele deseje sair de lá em busca de uma organização mais atrativa para si.

O endomarketing, porém, torna os colaboradores da empresa mais satisfeitos e, portanto, menos propensos a trocar de emprego. Isso é ótimo para o funcionário, pois ele tem a oportunidade de criar raízes e crescer naquela instituição, e também para a empresa, que não precisa desligar, contratar e treinar funcionários com frequência.

4. Clima organizacional harmônico

Um time de profissionais com baixa rotatividade, alta motivação e ótima produtividade naturalmente será um time de seres humanos mais felizes. Esse estado de humor positivo contagia, o que ajuda a construir e a manter um clima organizacional de harmonia. O estresse e os conflitos entre colaboradores são reduzidos, contribuindo com o bem-estar e com a saúde física e mental de todos os funcionários.

Quais são as principais estratégias de endomarketing existentes?

É vasto o conjunto de ações que podem ser colocadas em práticas nas empresas para tornar o seu público interno mais motivado e satisfeito. Entre elas, podemos citar:

  • Boas condições de trabalho, com horários de expediente definidos, materiais e equipamentos de qualidade, cadeiras e mesas ergonômicas, ambiente limpo e iluminado, espaços arejados e organizados, atividades compatíveis com o perfil profissional do indivíduo etc.;
  • Salários e benefícios apropriados às funções desempenhadas, dentro das práticas do mercado e de acordo com o nível de experiência do funcionário (podem incluir vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde, plano odontológico, entre outros);
  • Treinamento de funcionários, capacitando-os para crescerem em suas carreiras e trabalharem com qualidade;
  • Planos de carreira, mostrando de que maneiras o funcionário pode obter cargos e remunerações mais altos e em que prazo isso pode ocorrer;
  • Premiações por desempenho, como bonificações financeiras ou viagens para o melhor vendedor da loja, por exemplo;
  • Comunicação interna eficiente, com transparência em todos os comunicados entre as lideranças e os colaboradores, evitando as fofocas. Pode ser feita por meio de reuniões presenciais, comunicados oficiais, e-mails, intranet, murais de avisos, entre outros;
  • Feedback de qualidade: reuniões individuais do funcionário com gestores e equipes de RH, analisando a sua avaliação de desempenho — com o reconhecimento das forças e recomendações sobre os pontos que podem ser melhorados;
  • Pesquisas de satisfação com os funcionários, de modo que a empresa compreenda o que pode fazer melhor junto ao seu público interno;
  • Promoção de palestras e eventos motivacionais;
  • Realização de eventos de integração de funcionários, como confraternizações de fim de ano, festas de aniversariantes do mês, happy hours, celebrações de datas comemorativas etc.;
  • Ações internas, como: hora da meditação, ginástica laboral, espaços de descompressão, tratamentos estéticos, espaços para pets, dia dos filhos no trabalho, dia da massagem etc.;
  • Parcerias (oferecendo desconto aos funcionários) junto a academias, escolas de idiomas, universidades etc.;
  • Vídeos institucionais, jornais, revistas e boletins internos, comentando sobre o dia a dia da empresa, enaltecendo os seus funcionários, compartilhando notícias etc.;
  • Oferecimento de cursos e palestras para que os funcionários possam se desenvolver pessoal e profissionalmente.

A importância do líder para o sucesso do endomarketing

Já deu para perceber que não faltam opções de ações de endomarketing e que também não faltam motivos para adotá-las, não é mesmo? Contudo, é importante ressaltar que o líder de uma instituição tem uma participação importante na implementação do endomarketing na empresa.

O papel do líder é de extrema importância para o bom desenvolvimento dessas ações. Para isso, os gestores de RH precisam fazer um trabalho para que as lideranças entendam o papel importante e estratégico da comunicação. Os líderes devem conhecer bem a sua equipe, as suas necessidades e as suas expectativas.

Desse modo, o marketing interno será visto como uma estratégia de gestão determinante para o sucesso das organizações, além de diminuir a rotatividade de funcionários. O Endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa.

Não há uma bula ou receita específica para a sua implantação. A estratégia varia conforme as necessidades da empresa e tem que ser autêntica. Para uma empresa implantar um bom programa de marketing interno, o orçamento nem sempre é o mais importante.

Algumas ações simples com certeza trarão grandes resultados. É preciso disposição e boa vontade para a aplicação dessas estratégias. Qualquer estratégia de marketing é um investimento e, se esse investimento trouxer retornos para a empresa, então ele não sairá caro.

Investir na comunicação interna faz com que a organização se torne mais competitiva, pois o diferencial estará no desempenho de seus funcionários. Para isso, é ideal que haja uma parceria entre as áreas de RH e marketing, já que o setor de recursos humanos obtém informações sobre os colaboradores e o marketing possui conhecimento das técnicas e estratégias a serem aplicadas. Assim, o trabalho terá o resultado desejado e o sucesso será certo para todos!

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o endomarketing? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos e colegas de trabalho, por meio das suas redes sociais!Parte superior do formulário

Imagem: Por photofriday

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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