Gestão de Pessoas: Oportunidade de crescimento para sua empresa

Com as mudanças que vêm ocorrendo no mercado, as empresas estão descobrindo a cada dia a importância de se investir na gestão de pessoas. Se preocupar com seus colaboradores é dar à sua empresa uma posição de destaque e garantir o sucesso e o desenvolvimento de toda sua equipe.

A gestão de pessoas é fundamental em empresas de todos os portes, pois o capital humano deve ser prioritário. Lidar com o ser humano é algo complexo, em especial em um ambiente empresarial, em que há muitas exigências e competitividade. Quando assuntos a serem resolvidos dizem respeito ao pessoal, é essencial considerar o lado emocional.

Mas, afinal, qual é o papel da gestão de pessoas nessa tentativa de lidar melhor com os colaboradores? Continue lendo e entenda como esse gerenciamento pode ajudar a organizar a burocracia e desenvolver talentos. O crescimento da sua empresa depende de uma boa gestão corporativa!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é gestão de pessoas?

Já faz algum tempo que as empresas vêm percebendo o quanto é importante dar voz aos seus colaboradores e atender suas demandas. A gestão de pessoas é a melhor forma de fazer esse gerenciamento. Trata-se de uma maneira de organizar treinamentos e ensinamento de técnicas com potencial de crescimento para os colaboradores.

Com uma gestão de pessoas eficiente, é possível extrair dos colaboradores o melhor do seu potencial e resultados mais positivos. No entanto, ainda que ofereça a oportunidade de crescimento para a sua empresa, a gestão de pessoas não é adotada em muitas companhias. Grande parte dos empreendimentos de pequeno e médio porte ainda não investe nesse setor.

Ter profissionais voltados para a gestão dos colaboradores da sua empresa é crucial. A gestão de pessoas, além de organizar a oferta de ferramentas para melhoria dos colaboradores, também identifica potenciais dificuldades. Entendendo quais são as barreiras que os colaboradores enfrentam, torna-se mais simples encontrar um caminho para o crescimento.

Gestão de pessoas: uma solução para empresas de todos os portes

Algumas organizações ainda não se deram conta da importância do treinamento de seus colaboradores. Uma pesquisa feita pela ABC&Z Publicidade mostra que 97% das pequenas e médias empresas não adotam nenhum programa de Recursos Humanos (RH).

Essa realidade se deve ao entendimento equivocado de que gestão de pessoas se trata de uma solução apenas para grandes corporações. Contudo, fica cada vez mais evidente que os custos não são tão altos quanto se pensa e que o retorno é certo.

Além disso, com a grande concorrência do mercado, implantar a gestão de pessoas é essencial para melhorar a qualidade do ambiente organizacional, dos processos internos e garantir aos funcionários melhores oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Dependendo do porte do seu negócio, não é necessário montar uma equipe de recursos humanos grande. Ter um colaborador dedicado à gestão dos demais pode ser o suficiente. Porém, nesse caso, é essencial que esse colaborador esteja focado apenas nessa tarefa específica. Cabe ao setor ou gestor de RH manter a burocracia em relação aos funcionários em dia e lhes proporcionar a possibilidade de crescimento.

A partir de ações simples, como fornecer treinamentos e palestras para os funcionários, é possível acelerar seu crescimento. Cabe também ao setor de RH incentivar que os colaboradores busquem caminhos de crescimento na carreira.

A oferta de ajuda financeira ou a simples flexibilização de horário podem ser decisivas para que a equipe continue se qualificando. Empresas de todos os portes podem adotar ações nesse sentido.

Motivação dos colaboradores

O setor de gestão de pessoas é fundamental também em relação à motivação dos colaboradores. Nem sempre é fácil se manter motivado para realizar as suas atividades e tocar novos projetos. Um setor direcionado para a melhoria das condições laborais contribui para que as equipes se mantenham com as energias renovadas.

Cabe ao departamento de gestão de pessoas identificar como tornar o ambiente corporativo mais agradável e acolhedor. Além disso, também há o cuidado de identificar e gerir eventuais crises que possam surgir entre os colaboradores.

O RH atua de forma estratégica para que a empresa siga avançando. Não contar com um colaborador ou equipe voltada para o RH faz com que a empresa perca oportunidades de crescimento.

Seleção de colaboradores

Empresas que não contam com um setor ou equipe de RH podem enfrentar grandes dificuldades para selecionar colaboradores. Mais do que analisar currículos de olho nas qualificações acadêmicas, é necessário saber avaliar perfis. Profissionais da área de gestão de pessoas conhecem os métodos e sabem como gerenciar processos de contratação.

Saber como descrever corretamente uma vaga, fazer triagem de currículos e conduzir uma entrevista são pontos essenciais. E a atuação de um profissional de RH vai além, é necessário ter essa experiência para desenvolver processos seletivos alinhados com as necessidades.

Muitas empresas enfrentam alta rotatividade por não fazerem um processo de seleção verdadeiramente alinhado com sua realidade. O impacto financeiro de ter que fazer constantes processos seletivos pode ser bastante significativo.

Uma nova visão do capital humano

A gestão de pessoas deve ser conduzida na sua empresa por um profissional habilitado para tal. Com o passar do tempo, foi desenvolvida uma nova visão do capital humano, os colaboradores passaram a ser entendidos como elementos-chave. As empresas que desejam manter um bom ritmo de crescimento devem atuar em consonância com essa visão.

É por esse motivo que a gestão de pessoas deve fazer parte dos planos estruturais de um negócio. Mas, mais do que isso, deve ser conduzida por um profissional preparado para assumir tal função. O setor de recursos humanos precisa ser gerenciado por profissionais de RH habilitados. Compreender e estar a par das transformações pelas quais o mercado vem passando é crucial.

Investimento em capital humano: a chave para o crescimento da sua empresa

Nessa altura do artigo, já ficou evidente o quanto é fundamental investir em capital humano e na gestão de pessoas. Empresas que desejam crescer e se consolidar no mercado devem estar atentas a essa necessidade de investimento. O gerenciamento de pessoas corrobora para fornecer mais ferramentas para que os colaboradores entreguem melhores resultados.

Há valorização do capital humano com incentivo financeiro e de outras naturezas para sua busca por melhor qualificação. Quanto mais qualificados e interessados forem os colaboradores, mais eles poderão entregar para a empresa.

Com isso, os resultados são potencializados e suas expectativas crescem, permitindo que se tenha uma entrega mais intensa aos projetos. A empresa tem muito a ganhar com o investimento em gestão de pessoas e os colaboradores ainda mais. Trata-se de uma aposta com certeza de sucesso.

Gestão de pessoas não é apenas uma tendência, mas uma certeza para as empresas que desejam crescer! Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!

Imagem: Por kurhan

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010