Entenda o que faz e qual a importância de um gestor de recursos humanos para uma empresa

gestor de rh

Saiba quais são as atribuições e a importância do gestor de recursos humanos

O papel desenvolvido pelos gestores de recursos humanos nas organizações tem ganhado relevância na definição de estratégias, implementação de melhorias, desenvolvimento de talentos e geração de resultados. Eles têm função primordial dentro dessa estrutura organizacional e abrem caminhos para a valorização do capital humano das organizações. A partir da atuação dos gerentes de RH, recursos humanos, a gestão de pessoas tem sido um diferencial capaz de fazer organizações bem-sucedidas pelo aporte de capital intelectual e humano que elas possuem.

Longe de serem apenas os profissionais que têm a única missão de promover a contratação de profissionais e demitir colaboradores, obedecendo a leis trabalhistas. Com o tempo, estas se tornaram apenas algumas, das muitas funções exercidas, pelos gerentes de RH. Não por acaso, são notórias as mudanças e evoluções nos processos gerenciais das empresas, que cada vez mais, entendem a importância da valorização das pessoas dentro de suas lógicas organizacionais.

De acordo com o professor Idalberto Chiavenato, especialista brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, essa é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver diferentes conceitos provenientes de várias áreas e de tornar uma empresa bem sucedida. Isso porque trata diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, e requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Nesse contexto, a figura do gerente de recursos humanos transformou-se em uma peça estratégica no dia a dia das empresas que desejam se destacar entre as empresas que sobrevivem aos altos e baixos da economia.

Como vimos, agora mais do que nunca, o profissional de RH precisa estar alinhado com o negócio da empresa. Mas isso, isso requer que ele se responsabilize por uma série de responsabilidades, não é mesmo? Você faz ideia de quais são essas atribuições? Continue lendo o texto para entender mais sobre o assunto. Confira!

Atribuições de um gestor de recursos humanos

De forma sucinta e objetiva, ao profissional responsável pela gestão de recursos humanos cabe a gestão das pessoas e dos talentos humanos presentes na organização. Uma das atribuições da gerência dessa área é a elaboração do plano de carreiras, cargos e salários da empresa. Além disso, faz parte das atribuições deste profissional:

  • Planejamento de programas de treinamento e capacitação dos colaboradores;
  • Avaliar e implementar os melhores programas de benefícios;
  • Desenvolver e gerenciar as políticas de recursos humanos da empresa;
  • Desenvolver atividades entre colaboradores;
  • Traçar estratégias para tornar (ou manter) o clima organizacional da empresa agradável e saudável;
  • Administrar os processos de seleção.

Quer saber ainda mais sobre o conceito de gestão de pessoas? Assista meu vídeo.

Dicas para contribuir com o cotidiano

Conforme apresentei, as discussões sobre gestão de pessoas despertam muito o interesse das organizações e podem impactar diretamente o seu desempenho e  resultados. Por isso, para a melhor identificação de problemas a serem solucionados e de oportunidades a serem agarradas, sempre pensando no desenvolvimento das pessoas, é essencial o uso de metodologias de gestão que auxiliam na execução de tarefas.

Um exemplo disso é o coaching, técnica que visa a conquista de grandes e efetivos resultados através da utilização de um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras.

Dito isso, aqui vão algumas dicas para os gerentes de RH:

  • Foco na solução e no futuro: em momentos de crise, é comum voltar a atenção para os problemas e estagnar alguns processos por conta de eventos ocorridos no passado. No entanto, espera-se que o gerente de RH foque seus esforços em pensar em soluções que vão permitir encontrar as oportunidades para desenvolver habilidades e ter êxito em médio e longo prazo.

Pensar no futuro não significa não olhar para o que está acontecendo no presente. Pelo contrário, o gerente de RH deve pensar no hoje, agir diariamente, e ter, também, atitudes que nos levam a frente.

  • Invista no poder da comunicação: os profissionais de RH são responsáveis por comunicar o que acontece na organização para  todas as partes envolvida numa relação de mercado e por intermediar a relação da empresa com seus colaboradores, clientes e fornecedores. Para isso, a maneira mais eficaz e eficiente de informar, prestar contas e cuidar das pessoas é garantir que haja sempre uma boa comunicação.

Quando as pessoas estão bem informadas, sentem-se mais seguras a respeito da situação. Seja numa época de bonança ou de crise, a comunicação pode neutralizar impactos negativos e fortalecer a imagem, as relações e a reputação da empresa.

  • Capacite os seus líderes: como vimos, a gestão de pessoas é um grande desafio para os gerentes de RH. No entanto, este, não é um trabalho que recai apenas sobre a área de recursos humanos. Os líderes de cada área da empresa devem ser os agentes principais dentro da gestão de pessoas, uma vez que são eles que têm o contato direto e diário com os colaboradores da empresa.

Para que eles possam exercer essa função, é primordial que o gerente de RH esteja pronto para aprimorar os líderes para que eles tenham um olhar multidisciplinar, capaz de obter coesão da equipe para obter grandes resultados, identificar talentos e pontos de melhoria.

Capacitar os líderes é um investimento em obtenção de resultados. Isso porque a presença deles é o que motivará sua equipe a buscar os melhores resultados. São eles que irão desenvolver a competência das pessoas, mantendo-as focada nos objetivos.

  • Explore o seu lado analítico: um gerente de RH analítico é capaz de agregar os colaboradores em torno da missão, da visão e dos valores da empresa. Quando todos trabalham com foco em um só objetivo, é possível aperfeiçoar os processos utilizados em suas melhores práticas, impactar positivamente o negócio e investir em capital humano. Ou seja, todos saem ganhando.
  • Preocupe-se com as habilidades comportamentais: ao adotar o coaching como metodologia, o gerente de RH precisa ter ao seu lado uma equipe com colaboradores que são sólidos, confiantes e motivados e prontos para colocar em prática os objetivos da empresa. Isso acontece porque a técnica permite o aperfeiçoamento das habilidades comportamentais dos colaboradores, interferindo diretamente no sucesso da empresa.

Por estas e outras características, o gestor de Recursos Humanos interage com todos os setores da organização de maneira estratégica. Para que sua atuação seja estratégica e eficaz, é desejável que o profissional de Recursos Humanos tenha formação acadêmica em Psicologia, Administração de Empresas ou Gestão em Recursos Humanos.

Além das técnicas de coaching, o gerente desse setor também deve se manter sempre atualizado sobre as novidades e saber aplicá-las dentro da sua lógica de trabalho ferramentas de gestão que ajudem a organização no dia a dia. Sabendo disso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou o curso tecnólogo de Gestão em Recursos Humanos que tem duração de dois anos. Vale destacar aqui que esta é uma função de extrema importância para o sucesso de uma empresa, pois é com uma gestão de pessoas eficiente que a organização consegue alcançar resultados extraordinários.

Lembre-se de que uma empresa é feita por pessoas. Portanto, é fundamental ter alguém para conduzir, orientar e gerenciar estas pessoas. Ter um gestor de Recursos Humanos contribui positivamente para que a sua empresa possa ir além cada vez mais.

E você, o que pensa a respeito? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: 117648703 baranq https://www.shutterstock.com/pt/g/baranq

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63