O que são os 5s utilizados nas empresas

reunião empresarial

auremar / Shutterstock Os 5s são um conjunto de técnicas de administração e organização que podem ser aplicadas no ambiente corporativo.

Desenvolvido no Japão, os “5s” consistem em um conjunto de técnicas de administração e organização que estão relacionadas às iniciais de cinco palavras japonesas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.

Também conhecido como housekeeping, este método foi utilizado primeiramente pelas donas de casa que queriam organizar seus lares envolvendo todos os membros da família. Após o final da Segunda Guerra Mundial, este conceito passou a ser adotado na reestruturação do país, e aplicado nas indústrias e organizações.

Atualmente, trata-se de uma ferramenta de qualidade muito eficaz, utilizada por empresas que desejam aprimorar sua organização e otimizar os processos e demandas do ambiente de trabalho.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Os 5s

Conheça os conceitos de cada uma das técnicas dos 5s nas empresas e como são aplicadas no ambiente corporativo:

Seiri

Seiri é uma palavra que está relacionada ao senso de utilização, ou seja, à capacidade que cada profissional possui de usar seus recursos de trabalho (materiais, instrumentos, dados e informações) com discernimento, sabedoria e sensatez.

Este conceito também é aplicado para o descarte de materiais, objetos e todas as coisas desnecessárias que são utilizadas dentro do ambiente de trabalho, evitando o desperdício.

Seiton

Seiton significa senso de organização ou ordenação. Trata-se de manter o ambiente organizado, para que todos os materiais possam ser usados novamente por outras pessoas. Normalmente, a aplicação deste conceito inclui a digitalização de documentos e utilização de estantes, painéis, murais, post-its, e diversos itens que facilitam a organização.

Seiso

Trata-se do senso de limpeza e a importância de manter a higiene e salubridade dentro do ambiente de trabalho. Além disso, diz respeito à conscientização sobre manter cada coisa em seu devido lugar.

O primeiro passo para evolução empresarial é identificar seu nível de felicidade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Seiketsu

Trata-se do senso de padronização em prol da saúde, ou seja: manter a ordem e o bom estado dos locais de uso coletivo, como salas de trabalho, salas de reuniões, recepção, banheiros, refeitórios, etc.

Esta técnica tem como objetivo padronizar o local de trabalho e contribuir com a saúde, o asseio e a higiene de cada um dos colaboradores de uma empresa ou organização.

Esta compreensão também abrange a imagem pessoal de cada profissional. Neste sentido, é dever de cada colaborador cuidar de sua higiene pessoal e manter uma boa imagem e aparência dentro do meio corporativo.

Shitsuke

Trata-se do que chamamos de senso de disciplina: a capacidade que cada profissional possui de se comprometer e se empenhar em cumprir cada um dos estágios explanados anteriormente, mesmo que ninguém esteja observando.

O shitsuke é composto pelo cumprimento de todas as normas e padrões éticos estipulados pelo programa dos 5s.

Benefícios dos 5s para as empresas

– Melhoria no ambiente de trabalho;

– Melhoria nas relações interpessoais;

– Redução de gastos e custos;

– Diminuição do desperdício;

– Maior estímulo à criatividade dos profissionais;

– Aumento do desempenho e produtividade;

– Melhor aproveitamento de recursos e do tempo;

– Redução de acidentes de trabalho;

– Aumento da motivação e da satisfação dos profissionais;

– Desenvolvimento do comprometimento, disciplina e responsabilidade individual e coletiva;

– Melhoria da imagem da organização.

Este artigo foi útil e interessante para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010