10 palestras de TED para inspirar empreendedores

TED é uma organização sem fins lucrativos que oferece palestras com foco em tecnologia e design.

Ser empreendedor é uma tarefa que exige inovação, espírito de liderança e capacidade de enfrentar os obstáculos do mercado. Além disso, é preciso saber ouvir os colaboradores, incentivar a equipe e estar em constante aprendizado. Diante de tantas habilidades necessárias, a pergunta é: como conquistar tudo isso da melhor forma possível e conseguir obter resultados de qualidade?

Uma maneira de tornar isso possível é por meio das palestras do TED, uma organização sem fins lucrativos que teve início em 1984, com foco em tecnologia e design. Os assuntos abrangem diversos tópicos — como ciência, mundo dos negócios, lições de carreira — em mais de 100 idiomas, com mais ou menos 18 minutos de duração cada palestra.

O intuito do projeto é colocar em dúvida as ideias antigas e propor novas formas de pensar, gerando insights, conhecimento e estimulando o espectador. Conheça a seguir 10 palestras valiosas para quem está empreendendo ou deseja começar:

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

10 palestras de TED para inspirar empreendedores

 

  • O único grande motivo que explica o sucesso das startups — Bill Gross

Bill Gross fundou muitas startups e incubou muitas outras. Ficou curioso sobre o motivo pelo qual algumas tiveram sucesso e outras falharam. Reuniu dados de centenas de empresas, suas e de outras pessoas, e classificou cada empresa em cinco fatores principais. Ele encontrou um fator que se destaca das outras – e surpreendeu até mesmo ele. O TEDTalks é um podcast de vídeo diário das melhores palestras e performances da TED Conference, onde os principais pensadores e realizadores do mundo dão a palestra de suas vidas em 18 minutos (ou menos).

  • Sua linguagem corporal molda quem você é — Amy Cuddy

A psicóloga social Amy Cuddy é pesquisadora e professora da Harvard Business School. Ela afirma que sua linguagem corporal revela muito sobre você, mas você pode reformá-la para mudar a percepção das pessoas e, finalmente, alterar a sua personalidade. A psicóloga aborda esta questão, explicando o poder do comportamento não-verbal. Discute sua pesquisa apaixonadamente e oferece dicas úteis para ajudar as pessoas a mudarem suas vidas de uma maneira significativa. Cuddy alcança um equilíbrio agradável entre os achados científicos e anedotas pessoais.

  • Vamos educar as crianças para serem empreendedoras — Cameron Herold

Entediada na escola, falta às aulas, em desigualdade com os seus pares. Esta criança pode vir a ser uma empreendedora, diz Cameron Herold. Defende o modelo de educação parental e escolar que ajuda os possíveis futuros empreendedores a prosperar – como crianças e como adultos.

  • Como salvar o mundo (ou pelo menos a si mesmo) de reuniões ruins — David Grady

David Grady é um gerente de segurança da informação que acredita que a necessidade de habilidades de comunicação é forte na economia global de hoje. Ele foi um jornalista de impressão, um “relações públicas” e um produtor de sites, e tem discursos e artigos de revistas escritos em fantasma para executivos da Fortune 500. Uma mudança de carreira na meia-idade o trouxe para o mundo do gerenciamento de riscos da informação, onde todos os dias ele usa sua experiência de comunicação para transformar problemas complexos em desafios compreensíveis. Ele afirma que “Uma epidemia de reuniões ruins, ineficientes e cheias demais está trazendo uma praga às empresas do mundo — e tornando os trabalhadores infelizes”

 

 

  • Conheça o BRCK, acesso à internet — Juliana Rotich

Juliana Rotich é uma tecnóloga, assessora estratégica, empresária e palestrante. Juliana serve como conselheira dos conselhos da BASF, Cooperativa de Risco, Africa Technology Ventures (ATV) e da Fundação Lemelson. Ela é administradora da Fundação Bankinter para Empreendedorismo e Inovação na Espanha, membro do conselho da Digital Impact Alliance e do Conselho de Entrega do Kenya Vision 2030. Co-fundadora da BRCK Inc, uma empresa de tecnologia de hardware e serviços com sede em Nairobi, no Quênia. A BRCK foi formada para realizar uma visão para permitir a comunicação em ambientes de baixa infra-estrutura, desenvolvendo tecnologias centradas em hardware úteis, inovadoras e empolgantes no Quênia. É diretora da entidade queniana BRCK Kenya Ltda e dirige parcerias para enfrentar problemas sociais por meio de tecnologia apropriada. Além de muitas outras implantações para desenvolvimentos de negócios e capital filantrópico. Sua missão pessoal é fazer coisas, consertar problemas e ajudar os outros. Onde quer que a tecnologia possa ajudar a fazer essas três coisas e acelerar o progresso, ela gosta de descobrir essa interseção e adicionar valor construtivo. Ela é uma defensora da  conectividade com a Internet e trabalha para ajudar os empreendedores a dimensionar seu trabalho e impacto.

  • Um criador de aplicativos de 12 anos — Thomas Suarez

Thomas Suarez, um estudante de 12 anos deixou muitos empreendedores de “queixo caído”, durante uma palestra do TEDxManhattanBeach. Chamado de Steve Jobs, Thomas mal chegou ao ensino médio. Ele criou dois aplicativos para os produtos da Apple: o Earth Fortune, que troca a cor da terra conforme sua fortuna, e o Bustin Jieber, app que deixa os usuários baterem no cantor teen Justin Bieber. “Criei este aplicativo porque muitas pessoas na minha escola não gostam do Justin Bieber”, disse. O primeiro aplicativo foi lançado em 2010, mas o garoto contou durante a palestra que seu interesse em programação surgiu ainda no jardim de infância. Thomas criou também um app club em sua escola, para ensinar os estudantes a criar aplicativos. É assim que divido minha experiência com os outros, afirmou.

  • Por que empresas podem ser uma boa solução para os problemas sociais — Michael Porter

Michael Porter admite que, como professor de administração, é suspeito para discutir o assunto, mas deseja que você escute seus argumentos sobre deixar empresas tentarem resolver problemas enormes como mudanças climáticas e acesso à água. Por quê? Porque quando empresas solucionam um problema, elas têm lucro – o que permite que a solução cresça.

  • Sem estradas? Um drone pode ajudar — Andreas Raptopoulos

Um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a estradas que funcionem em todas as épocas do ano. Será que a estrutura da internet poderia fornecer um modelo de como alcançar essas pessoas? Andreas Raptopoulos, da Matternet, acha que sim. Ele apresenta um novo tipo de sistema de transporte de máquinas voadoras elétricas e autônomas para entregar medicamentos, alimentos, bens e suprimentos onde forem necessários.

 

  • Atreva-se a discordar — Margaret Heffernan

Em Oxford, na década de 50, havia uma médica fantástica, muito notável, chamada Alice Stewart. E Alice era notável em parte porque, claro, era mulher, o que era muito raro nos anos 50. E era brilhante, na época era uma das colegas mais jovens a ser escolhida para a Faculdade Real dos Médicos. Ela também era notável porque continuou a trabalhar depois de ter se casado, depois de ter tido filhos. e até mesmo depois de ter se divorciado e ser mãe solteira, continuou seu trabalho na medicina

 

  • Sucessos e fracassos — Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert era uma “garçonete que nunca tinha publicada nada”. Vivia desolada pelas cartas de rejeição dos editores a quem mandava seus originais. E mesmo assim, no despertar do sucesso de seu livro ‘Comer, Rezar, Amar’, ela estava se identificando fortemente com a pessoa que era antigamente. Até que fez uma bela descoberta. Reflete nesta palestra sobre como o sucesso pode ser tão confuso quanto o fracasso. Ela oferece um jeito simples, porém difícil, de continuar independente dos resultados.

Você conhece outras palestras que podem inspirar empreendedores? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010