O coaching vai te estimular a ter espírito de liderança

espírito de liderança

A relação entre o coaching e o espírito de liderança

Liderar não é uma tarefa fácil. Ainda que hoje temos muitos exemplos de liderança, pessoas inspiradoras, nem todos nascem com essa característica ou têm facilidade em comandar equipes, estimular e desenvolver um grupo visando um objetivo maior. A liderança é um fator determinante para um determinado crescimento em uma empresa. Muitas companhias procuram nos jovens talentos o perfil de liderança para que, futuramente, ganhem espaço e construam uma carreira de sucesso.

Mas, se o espírito de liderança não nasce com a gente, como estimular essa habilidade tão fundamental? Qual a receita para desenvolver características de inspiração para os outros que estão ao nosso redor? O coaching pode ter muitas respostas, além de ser um grande aliado nessa missão importante.

Antes de qualquer lição, é essencial destacar que foi-se o tempo em que o líder detinha a posição de um ser opressor, dominante, que impunha seus desejos e delegava tarefas para sua equipe. Liderança, hoje em dia, é motivar, mostrar que é possível, estimular a superação de limites e buscar sempre o trabalho em conjunto. Ser líder é exercer constantemente sua aprendizagem e seu autoconhecimento. Além disso, ter liderança não significa, exatamente, estar num alto cargo na empresa. Existem colegas de trabalho, em uma mesma linha hierárquica, que possuem essa capacidade de entusiasmar, além de serem grandes figuras que melhoram o ambiente.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Os benefícios do coaching para ser líder

O coaching tem diversas ferramentas e técnicas que irão estimular a liderança em uma determinada pessoa ou equipe. Através de exercícios e de uma boa interação entre o coach e seu coachee (aluno), diversos pontos são trabalhados nos procedimentos. Entre os exemplos, estão a visão, missão pessoal, da organização, descoberta pessoal, atingir o potencial e muitos outros. Ao longo do processo, o coaching trabalhará competências importantes de um líder, como:

Se conhecer em primeiro lugar

De nada adianta tentar ser um líder se nem você se conhece a fundo. É essencial traçar o seu perfil, quais são seus comportamentos mais marcantes e entender quais os impactos positivos e negativos que são causados nas pessoas que estão ao seu lado. Partindo daí, é possível criar e desenvolver um bom espírito de liderança.

Aprender a lidar e solucionar problemas

Quem está na liderança costuma receber primeiro os problemas. Sendo a figura de destaque, de inspiração, é natural que os demais colegas esperem o líder tomar a iniciativa para começar a agir diante de uma adversidade. O coaching tem técnicas e ferramentas que trabalharão em cima dessas competências, visando superar os obstáculos no percurso.

Valorizar os seus valores

Todos temos valores e conceitos que acreditamos. Precisamos ter postura e firmeza para confirma-los, especialmente no trabalho em equipe. Além disso, é preciso manter a ética e a integridade para executar um bom trabalho, inspirando os demais.

Construção de parcerias

O ambiente empresarial nos proporciona amizades e contatos que geram mais afinidade com o passar do tempo. Um bom líder, mesmo sem a devida autoridade que uma hierarquia proporciona, tem total capacidade de criar parcerias que influenciam companheiros, visando sempre o sucesso de toda empresa.

Entender o outro

Liderança passa também por ajudar os colegas. O coaching trará formas de despertar esse senso de cuidado em você, criando competência para entender as necessidades dos outros, seus comportamentos e de que forma é possível trabalhar para ajudar quem precisa.

Ser maleável

Como dissemos, não existe mais aquela figura de um líder duro, que impõe suas regras sem questionamentos. A boa liderança passa por saber mudar o estilo de comando sempre que for necessário, mas sem perder a posição de destaque. Existe o momento de falar sério, mas há também as horas em que é preciso ser parceiro, orientador, etc.

Motivação

A motivação é um dos pilares trabalhados pelo coaching. Sem ela, não conseguimos correr atrás daquilo que acreditamos. É o nosso combustível. Para o líder, a motivação precisa ser trabalhada em dobro, pois é preciso cuidar do próprio sentimento, além de saber motivar sua equipe e seus colegas.

Planejamento de metas e objetivos

Quem está na liderança precisa ser também um bom organizador de estratégias. Aprenda a trabalhar melhor o lado do planejamento, trace as metas e objetivos claros para que todos saibam onde você e sua empresa querem chegar.

Todo bom líder deve estar em equilíbrio consigo mesmo para motivar a sua equipe.
Faça o nosso teste para descobrir se você é feliz!

Dar feedbacks construtivos

A liderança não é feita apenas de inspiração e de bons resultados. Há momentos em que o líder precisa parar, conversar com a equipe e passar os pontos que precisam de correção. É importante saber falar e passar feedbacks construtivos.

Esses são apenas alguns dos pontos em que o coaching toca diretamente quando o assunto é liderança. Trata-se de uma ferramenta poderosa para ajudar nessa missão tão importante que é comandar e inspirar outras pessoas, seja no meio de trabalho ou fora dele. Trabalhe esse conceito através de um curso de liderança e veja, na prática, os seus benefícios. Ao se tornar um Leader Coach, você se transforma em um profissional mais completo, sabendo transformar as capacidades de seus liderados em resultados surpreendentes no dia a dia.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os amigos. Caso esteja interessado em se aprofundar no tema ou até mesmo desenvolver o espírito de liderança, deixe sua mensagem ou entre em contato conosco agora mesmo! Conheça as opções que o IBC oferece no quesito liderança e coaching e inicie sua jornada rumo ao sucesso dos grandes líderes que tanto nos inspiram!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63