Team Coaching X Coaching em Grupo: Qual a diferença?

Team Coaching

Team Coaching e Coaching Organizacional – Entenda a diferença

 

O coaching é método muito poderoso que colabora de forma grandiosa para o desenvolvimento de cada indivíduo. Um coach pode ensinar somente um coachee, mas também um grupo de pessoa. Ou seja: é possível usar ferramentas individuais ou coletivas para se alcançar os grandes resultados. Entre essas possibilidades de aplicação, estão o Team Coaching e o Group Coaching, ambos direcionados para o aprimoramento pessoal e profissional em conjunto.É comum que se confunda o conceito de ambos termos, afinal os dois são muito parecidos. Apesar da proximidade de nomenclatura e abordagem de processo em conjunto, essas metodologias se diferem bastante. Continue lendo para saber quais são essas diferenças.

Definição de Team Coaching e Coaching em Grupo

Tanto o Team Coaching quanto o Group Coaching são modalidades que tratam de dinâmicas do coaching aplicadas para equipes com a finalidade de potencializar o processo a partir de um fator principal: a troca de experiência por meio da coletividade.

Ao realizar uma formação ou programa em grupo, o desempenho de aprendizado do participante é comprovadamente acima da média. O alto impacto positivo deste modelo de ensino é pautado nos seguintes fatores:

  • 70% com experiências vivenciais e ações práticas;
  • 20% pela interação entre os participantes;
  • 10% pela absorção cognitiva formal.

Agora leia mais sobre as definições a seguir. Só desse modo será possível fazer uma escolha assertiva que atenderá às suas necessidades e promoverá os resultados realmente desejados.

O que é Team Coaching

O Team Coaching é mais comumente aplicado no âmbito corporativo, pois visa o desenvolvimento do conjunto, em direção a um único objetivo para a realização de determinado projeto.

O intuito é aprimorar as habilidades, competências e oportunidades de melhoria individuais, com a finalidade de fortalecer a equipe como um todo, preparando-os para que, juntos, sejam um time de alta performance.

O que é Coaching em Grupo

O Coaching em Grupo ou Group Coaching é um método mais voltado para o desenvolvimento coletivo com ênfase nas questões individuais. Os participantes compartilham de interesses comuns visando resultados pessoais e profissionais por meio da metodologia. No entanto, cada um também possui objetivos específicos e particulares. A ideia é que eles utilizem do mesmo método, mas não necessariamente que estejam focados na mesma direção.

Deste modo, em uma única turma de Coaching em Grupo, podemos encontrar participantes de diversos perfis e que almejam diferentes resultados, tais como exemplos: melhorar liderança, desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal, mudar de carreira, atuar como Coach Profissional, entre outros.

O processo de Coaching em Grupo é realizado de forma similar ao processo individual, com a grande vantagem de que os participantes agregam um aprendizado amplamente maximizado, devido à troca de experiências entre eles. A evolução que é impulsionada em conjunto proporciona que cada integrante enriqueça seu repertório a partir de novas perspectivas e diferentes formas de ver e lidar com o mundo a sua volta. Acompanhe o resto da leitura para se aprofundar no assunto!

Entenda o que é dissociação

Às vezes é fácil encontrar soluções para o problema de um amigo, familiar, cônjuge ou colega de trabalho do que para nós, não é mesmo? É como se quando tivéssemos que solucionar nossas próprias questões a tarefa ficasse muito mais árdua.

Quando estamos envolvidos em um problema, nosso emocional passa a interferir no modo como analisamos a questão como um todo, restringindo as possibilidades de soluções, que na maior parte das vezes, estão notórias, mas não enxergamos devido à proximidade. Por isso que uma simples caminhada em silêncio pode ser a solução para algumas das vezes em que estamos muito ansiosos ou nervosos. E cada pessoa lida de um modo diferente com situações difíceis.

A dissociação é poderosa! E no coaching realizado em grupo, há essa oportunidade de visualizar cada cenário como se fossemos um telespectador. Adquirimos a capacidade de ponderar os fatos, levando em conta nosso racional e emocional de forma equilibrada. O grupo desenvolve inteligência emocional e assume o controle de nossas tomadas de decisões, ações e comportamentos. É finalmente a hora de assumir o papel principal da nossa própria história!

Equipes de alta performance: cases corporativos do IBC

Convido você a ver, ouvir e sentir o impacto gerado pelo coaching aplicado em grupo por meio dos programas realizados pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) nas maiores potências corporativas do mercado nacional e internacional. Quer saber mais? Aperte o play e confira os vídeos abaixo:

Se você está pensando em desenvolver sua equipe, é ideal que considere o coaching em time. Para isso, é essencial que você defina objetivos dentro do tempo que você precisa. No IBC existem Soluções Corporativas que podem ser feitas por meio de palestra, workshop, Coaching Corporativo e Organizacional, Coaching Corporativo e Organizacional, Day Training com Coaching, Formação de Coaches Interno e outras opções que podem ser personalidade de acordo com a sua meta.

Impossível se sentir tentado com toda essa oferta de conhecimento! É necessário muito esforço para entender a si mesmo e fazer com essa nossa visão nunca fique estagnada, ou seja, que a evolução seja constante. Para isso, todos nós precisamos de um pouco de combustível que indique o caminho, mas que não deixa a trilha pronta.

O IBC prepara profissionais excelentes para alcançarem resultados extraordinários, unindo o mais efetivo método ao que há de mais poderoso na essência humana: as relações. As conexões movem o mundo!

Investimento pessoal

Você está pensando em investir na própria carreira? A ideia é boa e com certeza irá trazer bons frutos no futuro. Para isso, é ideal que escolha uma formação individual. Pense nisso como uma forma de evolução que trará resultados positivos tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Há várias formações interessantes no Instituto Brasileiro de Coaching que podem impulsionar seus pontos fracos e impedir o crescimento dos seus pontos fracos. Você pode optar por cursos que ensinem sobre liderança, tal como o Leader Coach Training (LCT), aprimorar suas habilidades como executivo com o Business and Executive Coaching (BEC), aperfeiçoar suas técnicas comerciais com o Coaching em Vendas, aprender sobre ciências como a Psicologia Positiva e muito mais!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

Copyright: 1033977943 – https://www.shutterstock.com/pt/g/asdf_media

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010