O que é e o que faz um Coach?

Homem trabalhando como coach

 

Para sanar e esclarecer todas as questões que envolvem esse tema, você vai entender tudo sobre a profissão do coach neste artigo, compreendendo:

  • O que é coaching e o que é coach;
  • O que faz um coach;
  • O que o coach NÃO é;
  • Quanto ganha um coach;
  • Por que contratar um coach;
  • Quais são as categorias e nichos em que o coach pode atuar;
  • Como escolher um coach;
  • Como você pode se tornar um coach profissional.

Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir para mergulhar nesse universo e saber mais sobre cada um dos tópicos acima!

O que é coach?

O coach é o profissional que atua aplicando os conhecimentos que tem e a metodologia do coaching na vida pessoal, profissional e empresarial das pessoas, contribuindo para que elas alcancem os seus objetivos em um curto espaço de tempo. 

Amparado com as técnicas e ferramentas certas do coaching, esse profissional tira você do estado atual e o leva para o estado desejado, de forma estratégica e acelerada. Se você não conseguiu atingir os seus objetivos por medo, insegurança, falta de planejamento ou qualquer outro comportamento limitante, o coach é o profissional que vai ajudá-lo a eliminar as suas crenças sabotadoras e fortalecer o seu mindset (mentalidade). Essa construção de novos hábitos se dá por meio do autoconhecimento.

O que é coaching?

Se você já está caminhando em direção à sua meta, mas quer chegar bem mais rápido, o coach certo vai ajudá-lo a acelerar os seus resultados. Tudo isso será possível utilizando uma metodologia cientificamente comprovada: o coaching.

O coaching é uma metodologia construída com base em conhecimentos oriundos de diferentes áreas: psicologia, gestão de pessoas, administração, marketing, gestão do tempo, sociologia, entre outras. Esse método é composto por sessões, em que o profissional (coach) ajuda o cliente (coachee) a conhecer a si mesmo, a definir objetivos e a alcançar essas metas de forma organizada e estratégica. Há diversas áreas de atuação, tanto pessoais quanto profissionais, dentro do universo do coaching.

O princípio básico do coaching é o de que cada indivíduo tem o potencial para chegar onde quiser, só precisa saber como acessar as suas habilidades e competências plenamente e identificar como alocar a sua energia e o seu esforço na direção correta. Como já dizia Walt Disney: “Se você pode sonhar, você pode fazer”.

Em palavras mais concretas, se você tem capacidade para aprender, raciocinar e colocar o seu conhecimento em prática, contando com o método que vai maximizar os seus resultados, nada poderá impedi-lo de ir além.

O coach é um terapeuta?

Não! É importante enfatizar que o profissional que atua como coach não pode, em nenhuma hipótese, ser confundido com um terapeuta, por exemplo, ou desenvolver as suas atividades como tal, já que o seu foco principal não é tratar questões relacionadas ao passado especificamente. Ele só lança olhar sobre esse ponto, em uma sessão de coaching, para entender as limitações que impedem o coachee (cliente atendido pelo coach) de crescer e alcançar o seu estado desejado. 

Depois disso, ou seja, dessa breve análise do passado, o que ele faz é focar no futuro e fazer com que o cliente também desenvolva o seu foco nessa direção, contribuindo para que ele enxergue as possibilidades de crescimento que tem para o alcance dos seus objetivos.

Portanto, o coach não é um psicólogo ou terapeuta. Ele não é um profissional que trata transtornos de saúde mental. Ele é um profissional que ajuda as pessoas a alcançarem as suas metas, sejam elas quais forem, por meio de técnicas específicas. Assim, se você estiver com sintomas de ansiedade, depressão ou qualquer outro transtorno da mente, o coach não é o profissional indicado, mas o psicólogo.

O que faz um coach?

Quando falamos na atuação do coach profissional, ou seja, do indivíduo que atua no mercado de forma séria, que fez cursos de formação, que é certificado e que se especializou para atender os seus clientes com excelência, estamos falando de uma pessoa preparada para atuar. 

Ele vai fazer perguntas, questionamentos e provocações ao seu coachee, com o objetivo de que ele mesmo enxergue em si o potencial para solucionar os seus problemas e conseguir, finalmente, alcançar os objetivos e sonhos que almeja. 

Esse profissional não oferecerá respostas prontas porque o seu papel é utilizar as ferramentas e técnicas necessárias, para ajudar o próprio indivíduo a desenvolver o seu autoconhecimento e alcançar o seu desenvolvimento pessoal, de forma acelerada, ou seja, em um curto espaço de tempo. 

Com isso, o que ele vai fazer é usar os conhecimentos adquiridos com a metodologia do coaching, para implementar um processo capaz de tirar o coachee da sua zona de conforto, lançando um olhar atento sobre aquilo que mais o incomoda para que, dessa forma, seja possível observar o que realmente ele busca. Podemos resumir a atuação do coach em 5 fatores, conforme você verá a seguir.

  • Autoconhecimento

O coach dispõe de uma série de ferramentas, questões e testes que ajudam o indivíduo a conhecer melhor a si mesmo. Isso inclui a sua personalidade, os seus sonhos, as suas forças individuais e aqueles pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento. Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais ela é capaz de encontrar o seu propósito de vida e de definir objetivos congruentes com esse propósito. Além disso, o autoconhecimento permite que a pessoa chegue aonde deseja.

  • Definição do estado atual e do estado desejado

O coach ajuda o seu coachee a definir dois estados: o atual e o desejado. O estado atual é o ponto em que o indivíduo está agora. Provavelmente, ele apresenta queixas e insatisfações. O estado desejado, por sua vez, é o ponto em que o indivíduo deseja se encontrar futuramente, resolvendo as suas insatisfações. Basicamente, o estado desejado é a transformação do sonho no alcance de um objetivo concreto, específico, mensurável, relevante, alcançável e com um prazo de tempo aproximado.

  • Planejamento estratégico

O coach ajuda o coachee não apenas a definir o estado atual e o estado desejado, mas também a traçar uma linha que conecte esses dois pontos. Essa linha recebe o nome de planejamento estratégico. Ela consiste em uma série de atitudes, crenças, comportamentos e tarefas a serem realizados, de modo que a pessoa alcance a meta que tanto deseja. No coach de emagrecimento, por exemplo, esse plano pode conter dietas, atividades físicas, crenças acerca da alimentação, idas ao médico, entre outros.

  • Acompanhamento e monitoramento

De uma sessão de coaching para outra, é comum que o coach defina o que o coachee deve fazer ao longo da semana. Na sessão seguinte, cabe ao coachee prestar contas acerca do cumprimento das obrigações da semana. Assim, os dois podem, juntos, avaliar de forma contínua o progresso que está sendo feito. Esse processo é útil para manter a motivação em alta, para corrigir o que não estiver indo bem, para ajustar o planejamento estratégico quando necessário e para avaliar os resultados obtidos.

  • Auxílio emocional e comportamental

Por fim, além desse planejamento técnico e objetivo, o coach também pode e deve oferecer um importante auxílio emocional. Conforme citamos, o coach não é um psicólogo (a não ser que também tenha essa formação acadêmica), mas ele pode oferecer um apoio motivacional aos seus coachees, sobretudo nos momentos de adversidade e obstáculos que surgem no caminho. Ele é uma referência de pensamentos, sentimentos e comportamentos positivos, rumo ao sucesso.

O que o coach NÃO é?

Com a popularização do conceito, alguns mitos têm surgido acerca da profissão do coach. Nesse sentido, vamos esclarecê-los.

  • Coach não é psicólogo: ele não trata problemas de saúde;
  • Coach não é conselheiro: ele não diz categoricamente o que o coachee deve fazer, mas o ajuda a encontrar essas respostas dentro de si mesmo. Trata-se de um trabalho profissional, cujos resultados são monitorados continuamente;
  • Coach não é “místico”: ele não usa a intuição ou a fé para orientar, mas uma série de técnicas e conhecimentos específicos — cientificamente comprovados, no caso do IBC;
  • Coach não é uma “profissão da moda”: por mais que tenha se popularizado nos últimos anos, o coach é um profissional que estuda muito e que precisa de uma formação sólida para ser bem-sucedido
  • Coach não é mentor: por mais que haja semelhanças, a mentoria ocorre quando alguém mais experiente (que pode ser um pai, amigo ou colega de profissão) orienta alguém menos experiente. O coach, obrigatoriamente, é um profissional.

Para quem o processo de coaching é indicado?

O processo de coaching é indicado para qualquer pessoa que esteja decidida e disposta a fazer diferente para atingir os seus objetivos. Antes de iniciar um processo de coaching, portanto, você precisa ter claro na sua mente quais são seus objetivos. Posteriormente, você poderá procurar os serviços ou o profissional adequado que vai ajudá-lo a solucionar as suas reais necessidades.

Fazer uma autoavaliação, portanto, é o primeiro passo para identificar em qual área da sua vida você está mais satisfeito e qual área precisa ser modificada/melhorada. Certamente, essa área é a que pode estar afetando as outras, criando, dessa forma, um círculo vicioso de resultados indesejados.

A autoavaliação não é uma tarefa fácil, até mesmo porque podemos deixar de enxergar algumas situações, por estarmos emocionalmente envolvidos nelas. Isso justifica a importância de realizar um processo de coaching, com a análise objetiva de um profissional neutro: o coach.

Entre os objetivos que o serviço de um coach pode ajudar a alcançar, estão:

  • Estagnação na carreira;
  • Falta de motivação no trabalho;
  • Baixa produtividade;
  • Desejo por uma promoção no trabalho;
  • Melhorias nos relacionamentos interpessoais;
  • Melhoria na relação conjugal;
  • Gerenciamento mais eficaz do tempo. 

Além dessas, existem diversas outras demandas nas quais um coach pode atuar. Basta definir o objetivo para que ele utilize as ferramentas que possui e auxilie nesse processo. 

Por que contratar um coach?

A principal razão que faz com que a contratação de um coach seja algo essencial na sua vida é o simples fato de que ele, ao seu lado, faz um planejamento estratégico e traça um plano verdadeiramente eficiente, permitindo que você saia do estado de insatisfação em que se encontra e se direcione para o estado de satisfação plena que deseja alcançar. Tudo isso em um curto espaço de tempo. 

Outro ponto que torna a contratação de um coach algo fundamental é que grande parte das pessoas simplesmente enfrenta a dificuldade de dar início ao seu processo de autoconhecimento por si só, o que, real e verdadeiramente, não é uma coisa tão fácil assim de realizar.

Diante disso, o coach se torna o suporte ideal de que você precisa para realizar esse processo. Ele se torna um apoio capaz de ajudá-lo a encontrar em si mesmo as respostas e as saídas de que necessita para alcançar as suas metas, objetivos e sonhos.

Quais são as categorias de coaching?

Quando falamos em nichos de coaching, é preciso entender que existem as 3 categorias principais de separação, que, inclusive, são aquelas em que um coach profissional pode atuar: self coaching, life coaching e business coaching. Vamos explanar brevemente sobre cada uma a seguir.

    • Self coaching: é o autocoaching, em que a pessoa vivencia o processo de coaching para se potencializar como ser humano e profissional. A ideia é ensinar o indivíduo a ser “coach de si mesmo”.
    • Life coaching: é a área de atuação do coach voltada para o desenvolvimento pessoal, sendo que, dentro dessa área, existem inúmeros segmentos, cada um para um objetivo específico. Principais temas: família, relacionamento, espiritualidade, finanças, esportes, emagrecimento, nutrição e inteligência emocional.
    • Business coaching: é a área de atuação do coach voltada para o desenvolvimento de profissionais e empresas. Aqui, as possibilidades são inúmeras, que podem ir desde o desenvolvimento de carreira de uma pessoa específica  até a aplicação do coaching em grupo para melhorar o desempenho de departamentos e empresas inteiras. Principais temas: vocação, plano de carreira, concursos, vestibulares, equipes, vendas, empreendedorismo, liderança, recrutamento e soluções corporativas.

Quais são os nichos em que um coach pode atuar?

Conforme citamos, há uma infinidade de temas e nichos em que um coach pode atuar, dentro das 3 categorias acima. Na sequência, você vai conhecer um pouco mais sobre alguns dos nichos mais procurados no universo do coaching.

  • Coach de relacionamento 

O coach de relacionamento é o profissional focado em atender casais para ajudá-los a superar algum problema. Manter relacionamentos duradouros e saudáveis é um dos maiores desafios dos casais. Isso ocorre porque existem diversas variáveis que podem prejudicar a relação, como a rotina, o cansaço, a falta de tempo por conta do trabalho que exige muito e falhas de comunicação.

Outro ponto que pode afetar muito é não saber a linguagem do amor do seu cônjuge. Isso é fundamental para saber como expressar os seus sentimentos de modo que o seu parceiro reconheça, entenda e absorva que está sendo expresso por você.

As linguagens do amor são: tempo de qualidade, toque físico, presentes, gestos concretos e palavras de afirmação. Essas linguagens foram identificadas no resultado dos estudos realizados pelo Dr. Gary Chapman, que tem mais de 30 anos de experiência com aconselhamento de casais e é autor de mais de 30 livros sobre relacionamento afetivo, incluindo o best-seller “As 5 linguagens do amor”.

  • Coach de emagrecimento

O coach de emagrecimento é especializado em ajudar pessoas a eliminarem os quilos indesejados por meio de uma mudança de mindset. Esse profissional ajuda a identificar as causas que levaram a pessoa ao seu estado  atual, para que juntos, possam elaborar o melhor plano de ação para atingir o seu estado desejado. Assim, é possível conquistar mais saúde, equilíbrio emocional e autoestima.

A história de Ana Cruz mostra como o coaching é um poderoso método para auxiliar no emagrecimento, aliado ao acompanhamento de um nutricionista. Ana era uma profissional de sucesso, mas era infeliz, e esse vazio era preenchido com alimentos. O seu trabalho era muito estressante, o que gerava angústia e noites maldormidas.

O resultado foi um acidente de carro por conta do cansaço, fator determinante que fez Ana decidir mudar de vida. Ela procurou um curso de coaching e encontrou o IBC, onde se capacitou por meio do Professional & Self Coaching — PSC.

Foi aí que ela deixou de ser uma bancária frustrada, eliminou quase 30 kg, passou a viver de coaching em uma cidade do interior de São Paulo, onde todos imaginavam que seria impossível, e virou capa de uma revista nacional. Conheça a história da Ana e entenda como o coaching pode ajudar você

  • Coach de carreira

O coach de carreira é o profissional que pode ajudá-lo em diferentes fases da sua vida profissional, como: na escolha da profissão a seguir, na preparação para a entrada no mercado de trabalho, no aprimoramento para conquistar uma promoção, na recolocação profissional, na transição para uma nova carreira e até mesmo no planejamento da aposentadoria.

  • Coach de liderança  

O coach de liderança o ajuda a desenvolver uma gestão eficaz e conquistar aceleração de resultados, com a construção de uma equipe de alta performance. Cada processo de coaching é muito particular e varia bastante, de acordo com as suas necessidades, experiência profissional em cargos de gestão e problemas apresentados.

O processo é conduzido para desenvolver habilidades e competências essenciais de um líder, como inteligência emocional para saber lidar com a pressão e cobranças, gestão de conflitos, desenvolvimento eficiente de planejamento, gestão do tempo, delegação de demandas de acordo com os perfis dos profissionais que compõem o time, entre outros fatores. Um exemplo de coach de liderança é Gilvair, que é gestor de uma grande empresa de alimentos no Mato Grosso.

Gilvair sempre gostou de trabalhar com metas, mas as coisas tinham que acontecer exatamente como ele gostaria que acontecessem. Ele não media as palavras para falar com os seus colaboradores e, assim,  foi perdendo a proximidade e a admiração do seu time. Foi aí que indicaram a ele o curso de coaching.

Após realizar o Professional & Self Coaching — PSC, Gilvair ressignificou as suas atitudes e mudou o seu mindset sobre autoridade. A produtividade dos funcionários aumentou, e, em 1 mês, ele alcançou resultados que não conseguia há 1 ano. Veja a  história do Gilvair e entenda como o coaching aumentou em 40% o desempenho do seu time.

  • Coach corporativo

O coach corporativo é voltado para atender empresas e organizações. Ele também pode auxiliar em diferentes fases, como na abertura e na expansão de um negócio. Ajuda também no atendimento em grupo para construir uma cultura de alta performance, por meio do desenvolvimento do quadro de talentos.

O processo pode ser aplicado para objetivos variados, como: realocação de profissionais para cargos e funções mais adequadas (conforme o mapeamento das suas habilidades e competências), aumento de motivação, engajamento e comprometimento dos colaboradores, redução de turnover; melhoria do clima organizacional com o aprimoramento do relacionamento entre colaboradores, comunicação interna, entre outros.

É possível fazer coaching online?

Sim! Aline Sobral atende 70% dos seus clientes via Skype, o que diminui as barreiras geográficas. Ela é natural de Recife e mora em Foz do Iguaçu. É psicóloga e coach certificada pelo IBC, na formação Professional & Self Coaching — PSC.

A sua especialização é o life coach (voltado à vida pessoal). Antes de se tornar coach, Aline teve ampla atuação no segmento de desenvolvimento humano. O seu início de carreira foi com recrutamento e seleção, mas, depois, foi pra área hospitalar, sempre atuando com psicologia.

Apaixonada pelos estudos, ingressou na faculdade de jornalismo após algum tempo e foi trabalhar com assessoria de imprensa. No entanto, ainda assim, sentia que faltava algo para sentir-se completa. Foi nessa fase da sua vida que ela conheceu o IBC e optou por fazer a formação PSC.

Logo que eu fiz a 1ª formação pelo IBC, eu já percebi que era isso que eu queria para minha vida. […] Eu queria trabalhar ajudando as pessoas a obterem resultados melhores. E foi aí que eu decidi me transformar em uma coach de verdade — Aline Sobral, coach IBC.

Aline faz questão de enfatizar que alcançou a independência financeira construindo uma carreira com propósito. Sem dúvidas, ela é uma inspiração para mulheres de todo o Brasil  que querem conquistar a liberdade econômica e de escolha, exercendo um papel profissional alinhado com as suas crenças e valores. Isto é empoderamento: humanidade, ação e resultado.

Pela história de Aline, fica fácil entender o que é ser coach. Ser coach é ajudar as pessoas e ainda ganhar (muito bem!) por isso. E o melhor: você pode começar atuando em paralelo com a sua atividade profissional atual e ter clientes em todo Brasil, por meio da internet. Sessões em videochamada apresentam basicamente as mesmas propriedades das presenciais!

Como escolher um coach?

O número de coaches tem crescido exponencialmente no mercado brasileiro. O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) já formou mais de 35 mil coaches, e o número continua crescendo em alta velocidade.

Esse fenômeno se dá porque as pessoas não querem mais trabalhar simplesmente para ter dinheiro. A geração atual prioriza o equilíbrio entre ficar rico e fazer algo verdadeiramente com propósito. O desejo de contribuir é latente em nós. Queremos nos sentir verdadeiramente úteis.  Por isso, a carreira de coach tem ganhado tanta visibilidade e notoriedade no mercado.

As opções de coach são inúmeras, no entanto, encontrar o coach adequado é determinante para atingir o sucesso dos seus objetivos — pessoais, profissionais ou empresariais. A grande dúvida é: o que deve ser levado em consideração no momento de contratar um coach? Para responder, separamos abaixo alguns tópicos importantes na hora de avaliar a escolha do coach ideal para você.

  • Analise a formação desses profissionais

Procure coaches que foram capacitados por instituições sérias. O mercado de coaching possui órgãos responsáveis para validar e creditar empresas de confiança que oferecem cursos de coaching. Atualmente, o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC é a organização que possui o maior número de reconhecimentos internacionais pelas maiores autoridades mundiais no assunto. Os nossos alunos estudam o que há de mais avançado e atualizado no universo do coaching.

O IBC, contudo, vai muito além das técnicas e ferramentas. A prioridade é dominar o método, mas, acima de tudo, considerar a essência humana. Por isso, em todas as formações, os alunos são capacitados com a metodologia exclusiva Self Coaching, desenvolvida pelo presidente do IBC, José Roberto Marques — um dos pioneiros do coaching no Brasil.

  • Verifique as experiências anteriores

Pesquise o nome do coach no Google, analise as suas redes sociais e visite o site, caso ele tenha. É importante que você verifique as experiências anteriores e o nicho de atuação como coach. Identifique se o tipo de serviço que ele oferece está de acordo com as suas necessidades.

Se você deseja emagrecer, o ideal é que esse coach seja nutricionista de formação e atue como coach de emagrecimento em parceria com um personal trainer, por exemplo. Já se você quer alavancar a sua carreira, busque coaches que atuem nesse segmento. Se o coach escolhido tiver experiência profissional anterior na área que você atua ou deseja atuar, é ainda melhor, pois a expertise dele vai agregar ainda mais valor para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

  • Fuja de quem promete milagres

Encontrou 2 ou 3 perfis de coaches de que você mais gostou? Ótimo. Entre em contato com eles para verificar questões de data e horário. Quanto melhor for o coach, porém, mais difícil será encontrar um espaço na sua agenda. Caso você tenha urgência de começar logo, o ideal é que você tenha outras opções que se encaixem dentro dos seus critérios de avaliação.

Vale lembrar que é possível realizar atendimentos via internet, como explicamos na história de Aline Sobral. A experiência é tão transformadora quanto seria se você estivesse cara a cara com o seu coach. Essa questão está muito mais ligada à competência do profissional do que especificamente pelo meio que está sendo utilizado.

É importante ressaltar que o coaching não é mágica. O coaching é um método que funciona, desde que você esteja totalmente comprometido com ele. Então, se algum coach prometer a você algum “milagre” ou “resultados impressionantes”, sem deixar clara a importância do seu próprio esforço. Fique atento e considere procurar outro profissional.

  • Considere a conexão e a confiança estabelecida

Por último e não menos importante, sinta o seu nível de conexão com o seu coach. Geralmente, a primeira conversa é gratuita, justamente para que o coach entenda o seu real objetivo e identifique se ele poderá ajudá-lo ou não. As suas necessidades precisam estar alinhadas com as especialidades e o know-how dele.

Esse é o momento ideal também para que você veja se a forma de trabalho e a personalidade do coach o deixam confortável. Isso é importante, afinal, ele será o seu braço direito durante todo o processo, até que você alcance os seus objetivos com sucesso. Portanto, é indispensável que você sinta plena confiança para se abrir com o seu coach.

Como posso me tornar um coach profissional?

Profissional Coach

Para você que está pensando em viver de coaching e trabalhar com o que verdadeiramente ama, fazendo algo com propósito e ainda sendo bem remunerado por isso, então você está no momento e no lugar certo! O coaching está presente nas grandes cidades e sendo falado pelo mundo todo. A perspectiva do mercado é promissora. 

Vamos ver agora alguns números e estatísticas que evidenciam esse crescimento exponencial.

A  AESC  (Association of Executive Search and Leadership Consultants)  realizou uma pesquisa com 837 executivos, em que foi aplicada a seguinte pergunta: “Além das ações do dia a dia, o que mais o ajuda ou o ajudou a trazer melhores resultados na carreira?”. As respostas estão abaixo:

Educação Continuada

Fonte: Revista Coaching Brasil

A  AESC é uma multinacional presente em mais de 70 países e existe desde 1959. A sua missão é realizar pesquisas e nivelar padrões éticos, por meio de consultorias e treinamentos para executivos e lideranças de alto nível. Portanto, a pesquisa apresentada possui extrema relevância para identificarmos os parâmetros de valorização da metodologia coaching nas organizações.

Uma matéria da Exame conta que uma das 4 maiores empresas mundiais de consultoria empresarial, a Ernst&Young, que está presente em 150 países (e possui mais de 728 escritórios e mais de 190 mil funcionários), capacitou 1.000 líderes em 2017 para se tornarem coaches das suas equipes.

Chefe

Como podemos perceber, as maiores potências mundiais já reconhecem o impacto de coaches profissionais para aumentar a performance dos seus quadros de funcionários e têm investido com força total em coaching.

Ao investir no desenvolvimento de talentos, o nível de competitividade aumenta exponencialmente. Portanto, as empresas que não querem ficar atrás da concorrência se vêem na necessidade de procurar por coaches profissionais para implementarem a cultura do coaching.

Se você deseja exercer essa profissão, procure um instituto de confiança e com experiência nesse ramo, como é o caso do IBC, analise todos os seus diferenciais e participe das formações oferecidas. Elas oferecem a você credenciais que oficializam a profissão e permitem que você se destaque no mercado, uma vez que mostram que você de fato estudou para ser um coach de sucesso em uma instituição séria.

Quanto ganha um coach?

Coaching é uma carreira que pode ser exercida por qualquer pessoa, independentemente da sua área de atuação ou formação acadêmica. Todavia, recomenda-se sempre que a pessoa se profissionalize nessa área. Nessa profissão, é possível ganhar de R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00 por cliente, em média, ou até mais do que isso.

O valor da sessão de coaching varia de R$ 300,00 a R$ 700,00, em média, no mercado atual. Caso o coach tenha maior experiência prática e autoridade no nicho em que atua, a sua sessão pode valer em torno de R$ 1.500,00.

O processo de coaching é realizado geralmente com um número mínimo de 10 sessões, semanais ou quinzenais. Todavia, dependendo do objetivo do coachee, a quantidade de sessões pode ser um pouco maior ou menor.

Seja coach!

Crie as suas próprias oportunidades na vida e na carreira. Faça o Professional & Self Coaching — PSC, a formação em coaching com a maior carga-horária (180h) do Brasil e a única que oferece a você 6 poderosas titulações:

  1. Self Coach;
  2. Life Coach;
  3. Professional Coach;
  4. Leader Coach;
  5. Analista Comportamental;
  6. Extensão Universitária.

Certificações internacionais

O Professional & Self Coaching — PSC é a melhor e mais completa formação em coaching do Brasil e possui o maior número de certificações internacionais que vão lhe proporcionar um forte diferencial competitivo. As maiores autoridades mundiais atestam e acreditam na credibilidade e na excelência do método IBC — Instituto Brasileiro de Coaching:

Certificações InternacionaisAgora que você já sabe o que é e o que faz um coach, que tal investir nessa que, conforme apresentamos a você ao longo deste artigo, é uma das carreiras que mais crescem no Brasil e no mundo? Alcance os resultados que almeja na sua vida pessoal, profissional e empresarial de forma acelerada. Aproveite que um novo ciclo e uma nova oportunidade acabam de começar e invista em coaching!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com coaching? Já pensou em ser um coach profissional e bem-sucedido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais, a fim de esclarecer, de uma vez por todas, o que de fato é o coaching e o que faz um coach a todos os seus amigos e familiares!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010