Dicas extraordinárias para ter sucesso numa entrevista de emprego


A entrevista é uma etapa que amedronta muitos candidatos. E não importa qual seja a fase da carreira do entrevistado, ela sempre existirá e é de total importância no processo de seleção. Porém, mesmo com um excelente currículo, alguns candidatos acabam cometendo deslizes durantes às entrevistas e com isso boicotam suas chances de contratação.

Sabemos que esta é uma situação que realmente deixa uma tensão, no entanto, preparamos dicas extraordinárias para desmistificar a entrevista de emprego e ajudá-lo a se preparar para ter sucesso durante as suas seletivas. Confira:

 1.    Procure conhecer e colher o máximo de informações possíveis sobre a empresa ou o empregador. Entre em sites, busque referências, conheça a missão, visão e os valores. É importante que o candidato conheça sobre a empresa que deseja fazer parte.

2.    Releia e esteja atento ás informações contidas no seu currículo, pois os seus entrevistadores perguntarão sobre ele para você. Releia também a descrição da vaga que deseja e pense como poderia somar à empresa caso seja selecionado. Verifique se seus certificados e referências estão em dias.

 3.    Cuide do visual. Procure saber qual traje é o utilizado pela empresa onde fará seu processo seletivo e adéque seu vestuário, assim evita cometer erros e causar uma má impressão.  Em especial para as mulheres, cuidados com os excessos na maquiagem, nos acessórios e no perfume.

 4.    Mantenha uma boa linguagem corporal. Esteja atento a sua postura, modo de sentar, falar. Fale claramente, sem gírias ou vícios de linguagem. Fique atento a estes detalhes, mas busque agir de forma natural, pois ainda que esteja sendo avaliado; a empresa precisa conhecer uma pessoal real. Não invente personagens.

5.    Fique atento às perguntas. Desse modo você poderá responder com precisão sem que erre, gagueje e de forma natural. O momento das perguntas é o momento que você poderá apresentar-se melhor ao entrevistador. Busque responder o que foi perguntado e, se houver espaço, conclua evidenciando qualidades ou características que podem ajudá-lo a ser o escolhido para a vaga oferecida.

6.    Mostre o interesse pela vaga. Isso demonstra o quanto deseja fazer parte da organização e se dedicará caso seja selecionado.

7.    Demonstre seus resultados e competências: Liste ações que tomou e que foram necessárias para conquistar e executar projetos de destaque. Cite números e exemplos. Não deixe escapar nenhum detalhe.

8.    Discorra sobre seu desenvolvimento profissional. Além de falar sobre as empresas que trabalhou anteriormente, fale também sobre o aprendizado profissional que teve através de cursos, faculdade, especializações, vivências internacionais e palestras. Mostre como seu aprendizado poderá agregar valor e somar a empresa.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010