Dicas extraordinárias para ter sucesso numa entrevista de emprego

Confira 10 dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego.

A entrevista de emprego é uma etapa que costuma amedrontar muitos candidatos. Independentemente de qual seja a fase da carreira do entrevistado, ela sempre existirá e é de total importância no processo de seleção.

Mesmo com um excelente currículo, alguns profissionais acabam cometendo deslizes durantes as entrevistas e, com isso, boicotam suas chances de contratação. Por isso, é muito importante se preparar para estar confiante e passar uma imagem positiva aos recrutadores.

Sabemos que uma entrevista é uma situação que realmente deixa uma tensão no ar, especialmente porque é uma forma de avaliação. Pensando nisso, preparamos dicas extraordinárias para desmistificar a entrevista de emprego e ajudá-lo a se preparar para ter sucesso durante as suas seletivas. Siga a leitura e confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Importância da preparação para ter sucesso numa entrevista de emprego

Existem profissionais que acreditam que um bom currículo basta para ser selecionado para vagas de emprego, entretanto, não é bem assim. Ter uma boa formação e experiência na área é realmente um diferencial, mas não é tudo.

As empresas, mais do que nunca, têm avaliado em seus possíveis contratados características que não podem ser provadas por meio de certificados. Boa comunicação, postura profissional, autoconfiança, vontade de aprender, entre outros, são pontos de grande valor e que apenas podem ser sentidos em uma conversa franca.

Por tudo isso, é muito importante se preparar para uma entrevista de emprego e evitar deixar tudo a cargo de um bom currículo. Muitas companhias costumam optar pelos profissionais que estejam mais alinhados com sua cultura, mesmo que não sejam os mais preparados tecnicamente. Afinal, habilidades técnicas podem ser treinadas.

10 Dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego

Se você deseja ter um bom desempenho nas entrevistas de emprego que for participar, lembre-se de considerar as dicas a seguir.

1. Pesquise sobre a empresa

A primeira atitude a se ter para se preparar para uma entrevista de emprego é saber mais sobre a empresa em questão. Procure conhecer e colher o máximo de informações possíveis sobre a companhia e o empregador.

Entre em sites, busque referências, conheça a missão, a visão e os valores. É importante que o candidato conheça a organização que deseja fazer parte. Demonstrar esse conhecimento de modo natural durante a entrevista irá contar pontos a seu favor.

2. Tenha atenção às informações citadas no seu currículo

Releia e esteja atento às informações contidas no seu currículo, pois os entrevistadores poderão fazer perguntas sobre elas. Releia, também, a descrição da vaga que deseja e pense como poderia somar à empresa caso seja selecionado. Verifique se seus certificados e referências estão em dia.

Ter esse cuidado evitará que demonstre esquecimento ou imprecisão sobre alguma informação que citou em seu currículo. Portanto, certifique-se de saber tudo o que estiver registrado no documento.

 3. Cuide do visual

Embora o foco de uma entrevista seja avaliar as atitudes e a preparação técnica, não podemos nos esquecer de que a imagem conta muito. Afinal, através do nosso visual passamos uma mensagem para os demais, que pode ser tanto de profissionalismo quanto de desleixo.

Se a intenção é causar uma boa impressão, procure saber qual traje é o utilizado pela empresa e adeque seu vestuário, assim, evitará cometer erros e causar uma má impressão. Basicamente, é importante evitar os excessos, seja de perfume, comprimento das roupas, maquiagem, entre outros detalhes.

 4. Mantenha uma boa linguagem corporal

Esteja atento à sua postura, modo de sentar-se e de se comunicar. Fale claramente, sem gírias ou vícios de linguagem, evite também o excesso de palavras rebuscadas. Fique atento a esses detalhes, mas busque agir de forma natural, pois, ainda que esteja sendo avaliado, a empresa precisa conhecer uma pessoal real. O seu maior diferencial é ser você, lembre-se sempre disso!

5. Fique atento às perguntas

Ser você mesmo ajuda a passar verdade aos recrutadores e permite que se mantenha confiante ao responder as perguntas. Esse é o momento em que poderá se apresentar de forma mais completa ao entrevistador.

Busque responder o que foi perguntado e, se houver espaço, conclua evidenciando qualidades ou características que possam ajudá-lo a ser o escolhido para a vaga oferecida. Entretanto, tome cuidado e evite se exceder, prezando sempre pelo equilíbrio.

6. Mostre interesse pela vaga

Parece óbvio que um candidato tenha interesse pela vaga para a qual está sendo entrevistado, entretanto, não é sempre assim que acontece. Muitas pessoas vão a entrevistas sem o real desejo de serem contratadas, o que pode acabar com as chances de contratação.

Se quer que vejam em você o melhor candidato, demonstre vontade em se tornar parte da organização, aprender e contribuir com seu conhecimento e experiência. Fale claramente o quanto a vaga é importante e deseja conquistá-la.

7. Demonstre seus resultados e competências

Ao longo da conversa, o entrevistador poderá perguntar feitos da sua carreira, experiências da qual sente orgulho. Nesse momento, liste algumas ações que tomou e que foram necessárias para conquistar e executar projetos de destaque. Cite números e exemplos que possam agregar, não deixando nenhum detalhe importante para trás.

8. Discorra sobre seu desenvolvimento profissional

Além de falar sobre as empresas que trabalhou anteriormente, fale também sobre o aprendizado profissional que teve através de cursos, especializações, vivências e palestras. Cite tudo o que fizer sentido considerando a vaga e mostre como seu aprendizado poderá agregar valor e somar à empresa.

9. Faça perguntas

Além de responder o que o entrevistador perguntar, é importante fazer perguntas, tanto para tirar dúvidas quanto para demonstrar interesse. Entretanto, tome cuidado para não tomar o momento de fala da pessoa, as perguntas devem ser feitas para agregar à conversa e não a transformar em um monólogo.

10. Pesquise sobre salários

Por fim, também é válido fazer uma pesquisa prévia sobre o salário médio para o cargo que deseja conquistar. Estar munido dessas informações será útil caso o entrevistador pergunte algo sobre pretensão salarial ou informe o valor oferecido. Mesmo que não seja comum haver negociações de salário na entrevista, ter esses dados em mãos te dará mais confiança.

Com essas dicas as suas chances de sucesso numa entrevista de emprego se tornarão muito maiores!

Tem mais alguma sugestão a acrescentar? Comente abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos que também estejam em busca de novas oportunidades de trabalho.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010