Estratégias de mindfulness: como a atenção plena pode melhorar o ambiente de trabalho?

Como seria se as pessoas do seu ambiente de trabalho fossem mais tranquilas? Se pudessem se comunicar com mais clareza? Se agissem com foco no presente, sem tanta ansiedade? Se a criatividade fluísse com facilidade, sem prejudicar a concentração e a produtividade?

Tudo isso parece um sonho, não é mesmo? Bem, idealizar pode não ser algo muito saudável, mas, com certeza, podemos pensar e adotar estratégias que geram uma importante melhora no clima organizacional. Entre essas estratégias, destaca-se o mindfulness.

Neste artigo, vamos compreender melhor em que consiste essa técnica e como ela pode beneficiar os ambientes de trabalho. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre essa poderosa ferramenta mental!

O que é mindfulness e como deve ser praticado?

O mindfulness pode ser traduzido para o português como “atenção plena” ou “consciência plena”. Trata-se de uma prática similar à meditação, em que focamos a nossa atenção 100% no tempo presente. A ideia é estar consciente do aqui e do agora, evitando pensamentos alheios ao presente, mas sem julgamentos.

O objetivo da prática é estimular o foco no presente, amenizando o apego ao passado e as preocupações com o futuro. Em longo prazo, uma série de benefícios podem ser sentidos por aqueles que praticam o mindfulness: redução do estresse e da ansiedade, aumento da produtividade e do foco, melhorias nas tomadas de decisão e no pensamento criativo, autoconhecimento e promoção da saúde mental.

Para praticar o mindfulness, é importante que a pessoa encontre um local calmo, onde não seja interrompida durante a prática — que pode ser curta, entre 5 e 10 minutos diários.  A ideia é que a pessoa encontre algo que traga a sua atenção para o momento presente. Esse “algo” pode ser a própria respiração, um scan corporal, a observação sem julgamento dos próprios pensamentos e até mesmo o foco pleno em atividades diárias — como tomar banho ou lavar a louça.

Não se trata de “esvaziar” a mente, mas de trazê-la para o agora, focando em um único aspecto. Para isso, elimine as distrações e encontre uma posição confortável. Todavia, se alguma distração surgir na sua mente, não fique irritado ou triste. Apenas deixe que o pensamento vá embora e retome a sua concentração no presente.

Como essa prática pode beneficiar o ambiente de trabalho?

Praticar o mindfulness é um treinamento mental, que fica cada vez mais fácil e potente, conforme adquirimos a prática ao longo do tempo. As pessoas que adotam esse hábito conseguem conduzir até mesmo a vida profissional com mais eficácia e tranquilidade. Por isso, há organizações que oferecem um espaço e até sessões diárias de mindfulness para que os colaboradores usufruam dos seus benefícios.

Confira as principais vantagens da prática frequente do mindfulness no ambiente de trabalho.

 

  • Redução do estresse e promoção da saúde mental

 

As pessoas que praticam o mindfulness com frequência são capazes de administrar melhor as próprias emoções, o que favorece a saúde mental. São pessoas que lidam melhor com as situações de estresse, justamente porque compreendem que as adversidades da vida são estados passageiros, assim como os pensamentos e as emoções.

Há estudos científicos que associam a prática a um menor risco de desenvolvimento de transtornos da mente, como depressão e ansiedade, bem como a um auxílio no tratamento dessas condições. Assim, as pessoas não somente vivem com mais tranquilidade, como conseguem levar essa tranquilidade ao ambiente de trabalho.

 

  • Aumento da concentração e da produtividade

 

Praticar o mindfulness rotineiramente ajuda as pessoas a desenvolverem o foco e a concentração. Quem adquire essa habilidade se torna menos suscetível às distrações, capacitando-se a permanecer atento àquilo que estiver fazendo no momento presente.

Na vida profissional, essa característica é ótima, afinal de contas, as distrações existem em profusão no mundo atual, inclusive nas empresas. Por isso, o foco permite que as pessoas ignorem essas distrações e não percam a linha de raciocínio e o ritmo de produtividade no dia a dia. Assim, todos na equipe saem ganhando.

 

  • Melhoria do clima organizacional

 

É sabido que o humor é um fator contagiante. Isso significa que todos nós ora influenciamos, ora somos influenciados pelos humores dos outros. Se a prática de mindfulness for uma rotina para as pessoas de uma equipe, elas conseguirão desenvolver a serenidade e, mais do que isso, transmitir essa serenidade umas às outras.

De forma geral, entendemos que essa técnica tem o poder de tornar os ambientes mais respeitosos, tranquilos e calmos, sem a correria e a ansiedade típicas da maior parte das empresas na atualidade. Isso faz com que as pessoas gostem mais de trabalhar naquele local e diminui consideravelmente os conflitos, o que facilita a retenção de talentos.

 

  • Fomento à criatividade e à inovação

 

Nas pessoas com o estresse sob controle, a criatividade flui com mais naturalidade. Bloqueios criativos são evitados quando estamos com a saúde emocional em dia. Além disso, os exercícios de visualização tornam as mentes mais receptivas e abertas, o que nos ajuda a encontrar soluções para os problemas que enfrentamos, muitas vezes saindo das respostas convencionais.

Nas empresas, isso significa que os colaboradores se tornam mais criativos, tendo ideias que facilitam o trabalho ou que o aperfeiçoam. Isso é tudo o que as organizações procuram, sobretudo porque, em tempos de competitividade acirrada, as inovações são o critério de desempate que as colocam à frente da concorrência.

 

  • Melhores tomadas de decisão

 

Por fim, podemos citar que a prática regular do mindfulness traz às pessoas mais clareza mental. Os pensamentos que antes eram confusos tornam-se, pouco a pouco, mais simples e fáceis de processar. Com isso, os julgamentos que fazemos das situações podem ficar mais claros e construtivos.

Isso não significa que as emoções perdem a sua importância, mas sim que conseguimos equilibrá-las com o pensamento racional, o que nos permite avaliar os prós e contras das situações que vivemos. Consequentemente, tomamos decisões mais conscientes, o que nos ajuda tanto na vida pessoal quanto no trabalho — beneficiando, inclusive, o desempenho das organizações.

Resumidamente, a prática do mindfulness pode transformar positivamente a vida de quem o pratica, inclusive na carreira. Nas organizações, isso significa contar com trabalhadores mais saudáveis, produtivos, criativos, inovadores, pacientes, emocionalmente inteligentes e capazes de tomar decisões positivas.

E você, ser de luz, já adotou o mindfulness na sua vida? O que pensa sobre os benefícios da atenção plena sobre o ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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