Atualmente podemos notar a preocupação da sociedade com o tema sustentabilidade. Diante disso, percebemos a importância e a necessidade de mudar algumas atitudes, que levam à degradação da natureza, como o desperdício e o mau uso dos recursos naturais.
Como informa a organização não governamental – ONG WWF: “Nossa caminhada pela Terra deixa ‘rastros’, ‘pegadas’ que podem ser maiores ou menores dependendo de como caminhamos.” Essas pegadas dizem muito sobre quem somos! Muitas vezes, as ações sustentáveis que tomamos no nosso dia a dia, como cidadãos, colaboradores e até mesmos como organizações, têm o poder de provocar resultados positivos no meio em que vivemos.
Diante disso, é essencial pensar e repensar nossos atos, não só enquanto indivíduos, mas enquanto empresas também, para que assim tenhamos a oportunidade de deixar um mundo cada vez melhor para as gerações que vêm por aí.
Convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer um pouco mais o conceito de sustentabilidade no ambiente corporativo, para que você possa implementar em sua empresa.
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O que é sustentabilidade no ambiente corporativo?
Este é um tema com o qual cada vez mais empresas, de diversos portes e segmentos, têm se preocupado atualmente. Isso porque, além da importância de mudar e implementar ações corporativas, em prol do meio ambiente, ter este posicionamento no mercado dá à organização a oportunidade de agregar um diferencial competitivo diante de seus concorrentes, uma vez que, aos olhos dos clientes, pensar de forma sustentável é extremamente positivo.
Dessa maneira, quando falo em sustentabilidade no ambiente corporativo, estou me referindo à empresas que se preocupam em criar uma estratégia que ajude a reduzir os impactos ambientais, que têm acontecido com bastante frequência no mundo atualmente, que contribuam para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, e atue de forma ética e transparente, sem ferir os direitos de quem quer que seja.
Levando este cenário para a prática do dia a dia, isso se traduz de maneira a mostrar que não basta apenas se preocupar com os lucros que os negócios podem gerar, uma vez que se não existir também uma preocupação em implementar ações cada vez mais sustentáveis, como os pontos que citei acima, as chances de que a empresa seja descartada por seus clientes, e demais stakeholders, e simplesmente deixe de existir no mercado, aumentam de forma significativa.
Assim, é fundamental que se desenvolva um pensamento macro, no sentido de considerar a sustentabilidade como uma estratégia altamente poderosa e eficaz, capaz de gerar imenso valor e trazer diversos benefícios aos negócios, como a redução de riscos, diminuição dos mais diversos custos organizacionais, atração de novos negócios e investimentos, geração de valor para a marca, no mercado em que atua, além de aumento da motivação dos colaboradores e retenção dos talentos que fazem parte do time da empresa.
Como ser uma empresa sustentável?
Agir e desenvolver-se de maneira sustentável é utilizar mecanismos que atendam às necessidades do presente sem prejudicar as futuras gerações.
Desse modo, apresentamos possibilidades e maneiras para que você possa adotar a sustentabilidade dentro da organização, no sentido de que estas reflitam beneficamente no trabalho, na sociedade e, consequentemente, no meio ambiente como um todo.
Veja então algumas dicas poderosas e pontos extraordinários nos quais você pode agir, para começar a colocar em prática ações sustentáveis em sua empresa, contribuindo para que todo um ecossistema se beneficie disso:
Ações sociais
- Programas educacionais – são programas que a empresa pode elaborar, para contribuir com o desenvolvimento educacional, investindo na qualificação de jovens, da sociedade, bem como de seus colaboradores, que ganham a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos constantemente e crescer em suas carreiras;
- Ações de inclusão: este é um caso em que a empresa abre vagas para receber pessoas com deficiência, da comunidade LGBTI, cria mais oportunidades para mulheres ocuparem cargos de liderança e terem os mesmos direitos que os homens, entre outras ações;
- Investimento social: a empresa pode também investir em ações sociais que beneficiem a comunidade localizada no entorno onde sua sede está instalada.
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Ações ambientais
- Ecoeficiência: aqui a empresa vai encontrar maneiras de otimizar a sua produção, diminuindo a quantidade de recursos que utiliza e de resíduos que despeja no meio ambiente;
- Economia, reciclagem e destinação correta de resíduos: evite imprimir documentos desnecessários, use folhas já utilizadas para o rascunho, apague as luzes quando não estiver ninguém no escritório, economize a água e fique atento para não desperdiçá-la. Lembre-se também de espalhar pela empresa lixeiras sustentáveis, para que se possa descartar corretamente o lixo que produzido;
- Compensar a emissão de CO2: neste ponto o que a empresa pode fazer, caso sua produção acabe emitindo muito dióxido de carbono, prejudicando a atmosfera, é plantar árvores, para que assim possa compensar os danos causados.
Ações econômicas
- Desenvolvimento de novos produtos/serviços com participação popular: esta é uma grande e eficiente maneira de contar com a colaboração da sociedade e mostrar transparência em suas ações. O que a empresa deve fazer é pensar em estratégias para desenvolver novos produtos ou serviços e chamar seus clientes e pessoas da comunidade para participar ativamente deste processo, que, além de tudo, ainda faz com que estes sintam-se altamente valorizados;
- Cumprir corretamente com suas obrigações legais: entre as ações que envolvem este ponto está o pagamento correto de seus tributos, independentemente da quantidade ou dos valores, bem como cumprir com seus deveres perante clientes, colaboradores e fornecedores;
- Posicionamento ético no mercado: aqui é essencial agir de forma ética, respeitando, principalmente, a livre concorrência, ou seja, nada de realizar ações que venham a prejudicar seus concorrentes ou que lhe deem vantagem competitiva diante destes;
- Atendimento ao cliente: em tempos de mídias digitais é fundamental que se elabore estratégias para atender cada vez melhor as reclamações dos clientes, ou seja, com rapidez e eficiência, bem como para levar em consideração suas sugestões de melhoria e feedbacks para que os negócios se desenvolvam.
O Coaching Corporativo ajudando neste processo
Além destas estratégias que lhe apresentei até aqui, você também pode contar com a metodologia de desenvolvimento empresarial, que tem ajudado milhares de empresas ao redor de todo o mundo a potencializarem seus resultados, através de práticas sustentáveis. Estou falando do Coaching, um processo que visa fazer um diagnóstico preciso da organização, ajudando-a a sair do estado em que se encontra, rumo ao estado em que deseja estar.
Ao levar o Coaching Corporativo para a sua empresa, você terá a oportunidade de desenvolver uma visão sistêmica sobre ela, entendendo os pontos onde está acertando e que precisam ser potencializados, e aqueles que precisam ser melhorados, para que se possa alcançar resultados extraordinários. Em posse deste diagnóstico, você, enquanto empresário e empreendedor, ao lado de sua equipe, vão ter maiores subsídios para elaborar estratégias sustentáveis, de acordo com o perfil do seu negócio, no sentido de tornarem-se cada vez mais competitivos no mercado em que atuam.
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Agora me conte, querida pessoa: o que você achou deste tema? Você já desenvolve ações sustentáveis em seu negócio? A sua empresa já é bem posicionada neste sentido no mercado? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais, para ajudar também seus amigos em seu processo de desenvolvimento humano.
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Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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