Baixa renda é uma queixa comum a muitos brasileiros. Quase todo mundo sente que a sua remuneração é insuficiente para tantas contas a pagar e também desejos a realizar — afinal de contas, ninguém é de ferro! Em meio a crises econômicas, desemprego, inflação, entre outros fatores que afetam a vida financeira, é preciso desenvolver estratégias para ampliar o orçamento.
Mas como podemos fazer isso? De que forma podemos fazer as contas caberem dentro do orçamento? Como é possível aumentar a renda mensal? Neste artigo, vamos conferir algumas estratégias para sair desse sufoco. Confira!
1. Acompanhe a sua vida financeira
Em primeiro lugar, entenda que a sua vida financeira precisa ser acompanhada de perto. Você sabe quanto ganha e quanto gasta todos os meses? Sabe se essa conta fecha? Não adianta sair gastando ao longo do mês sem saber se você tem os recursos necessários para isso. Especialmente se a sua renda estiver apertada, aí é que você precisa ser mais controlador em relação às suas despesas. De preferência, registre todas em uma planilha financeira, de modo a diagnosticar a sua situação atual.
2. Elimine os gastos desnecessários
Aqui está uma dica que muita gente detesta, mas que é necessária, não tem jeito. É preciso eliminar gastos desnecessários ou supérfluos. Há assinaturas de serviços que você não utiliza? Será que você tem pedido comida por aplicativo em excesso? Você tem feito compras impulsivas, ou seja, não planejadas, apenas pelo calor do momento? Todos esses comportamentos são vilões no orçamento de qualquer pessoa, mas, sobretudo, nos de baixa renda. Fique atento para não se complicar!
3. Planeje os gastos com alimentação e transporte
Alimentação e transporte são dois fatores aos quais precisamos ficar muito atentos na vida financeira. As decisões que tomamos sobre esses dois aspectos podem ser muito benéficas ou muito prejudiciais. Se você comprar alimentos com planejamento e fazer marmitas para a semana, por exemplo, conseguirá economizar muito dinheiro em comparação com quem come em restaurantes todo dia. O mesmo vale para o transporte: o uso do transporte público ou das caronas com colegas de trabalho podem fazer a diferença.
4. Verifique como economizar em água e energia
Analise os seus hábitos em relação ao consumo de luz e água e verifique como você pode economizar esses recursos. Especialmente se você trabalhar na sua própria casa, evite deixar ligados mais aparelhos do que você realmente estiver utilizando. Além disso, conserte os vazamentos que forem descobertos na sua residência e veja a possibilidade de utilizar lâmpadas mais econômicas, que gastam menos. Conscientize a si mesmo e a todas as pessoas que moram com você sobre esses hábitos.
5. Busque por programas de assistência
Verifique se existem programas governamentais ou associações de apoio na sua região. Há organizações que auxiliam as pessoas de baixa renda de diferentes formas, como alimentação, educação, capacitação profissional gratuita, moradia, atendimento médico, e por aí vai. Consulte também os sindicatos e as associações profissionais da sua área de atuação, que podem ajudá-lo a obter alguns benefícios — como planos de saúde, descontos em determinados serviços, acesso facilitado ao crédito, entre outros.
6. Invista em educação financeira
A educação financeira é uma área do conhecimento que permite que as pessoas administrem melhor os seus recursos. Por meio dela, entendemos melhor a economia, os serviços financeiros, as possibilidades de investimento, os impostos que pagamos, os hábitos que podem ser desenvolvidos para gastar menos, as opções de atividades que geram renda extra e até mesmo a forma como o nosso estado psicológico afeta as nossas decisões sobre o dinheiro. Muito desse conhecimento está gratuito na internet!
7. Diversifique as suas fontes de renda
Há momentos em que realmente precisamos ganhar mais dinheiro. Você pode pedir um aumento salarial e aguardar uma promoção, mas convenhamos que esse processo pode ser bem lento e complexo. Todavia, há diversas alternativas, sobretudo viabilizadas pela internet, que auxiliam na geração de renda extra. Confira algumas ideias:
- Faça refeições ou doces para vender;
- Venda artesanato;
- Dê aulas sobre algum conhecimento que você tem — reforço escolar, instrumentos musicais, idiomas, informática, etc.;
- Venda roupas e objetos que você não usa mais;
- Alugue imóveis ou quartos vagos;
- Participe de programas de afiliados;
- Crie uma loja virtual;
- Crie cursos online em plataformas de educação;
- Seja um cuidador/passeador profissional de cães;
- Faça projetos como freelancer;
- Ofereça consultorias online;
- Faça networking e lembre-se de sempre divulgar as suas habilidades.
8. Negocie o pagamento das suas dívidas
É comum que as pessoas que vivem em um orçamento apertado contraiam dívidas. Esse fator prejudica consideravelmente a vida das pessoas e até mesmo a sua saúde mental. Por isso, se você estiver endividado, saiba que o pagamento das suas dívidas deve ser a sua prioridade. Para isso, converse com os seus credores e negocie prazos, ao menos reduzindo as taxas de juros. Aproveite os feirões que as instituições financeiras e bancos promovem.
9. Crie um fundo de emergências
Por fim, depois que você estiver mais estabilizado financeiramente e sem dívidas, construa um fundo de emergências. O ideal é que essa reserva tenha o valor referente a 6 meses do seu custo de vida e que esteja, preferencialmente, aplicada em algum investimento de liquidez diária. Assim, caso alguma necessidade imprevista surja, você terá como solucioná-la sem endividar-se. Muitas crises financeiras poderiam ser evitadas se as pessoas construíssem esses fundos nos momentos mais tranquilos.
Estratégias para ampliar o seu orçamento, especialmente nos casos de baixa renda, são sempre necessárias, afinal de contas, precisamos de dinheiro para viver. Por isso, coloque essas sugestões em prática, mas sempre tenha em mente que cada caso é um caso. Analise as suas necessidades e, principalmente, as suas habilidades na hora de ampliar o seu orçamento. Sucesso!
E você, querida pessoa, o que faz para ampliar a sua renda? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.