Coaching nas soluções de problemas de autoestima

homem se olhando no espelho e reflexo gritando com ele

ostill / Shutterstock Ao vivenciar o processo de Coaching, a pessoa entende que ter a autoestima elevada é uma questão de escolha e que todos merecem ser amados.

Cresce cada dia mais o número de pessoas com algum problema de autoestima. Na maioria dos casos, isso ocorre por conta de distorções da imagem provenientes de bullying e abusos emocionais ocorridos na infância e adolescência, e que acompanham o indivíduo até sua vida adulta, causando sérios prejuízos. Entre as características de baixa autoestima, podemos destacar alguns comportamentos recorrentes, tais como: falta de autovalorização pessoal e profissional, falta de reconhecimento das próprias qualidades, baixo rendimento, excesso de culpa, falta de respeito a si mesmo, medo de rejeição, visão deturpada de si e desleixo com a saúde e com a aparência física. Na busca por encontrar soluções de problemas desta natureza, um dos recursos mais eficazes é o Coaching, que tenta identificar as causas e origens da falta de autoestima, para tratar o problema em sua raiz. Deste modo, o Coaching oferece a oportunidade de ressignificar os eventos ruins e transformar a adversidade em estímulo para seguir em frente.

Como o Self Coaching pode aumentar a autoestima

Durante a infância, pode acontecer de ouvirmos coisas ruins que impedem e limitam o desenvolvimento e a conquista da felicidade plena. Como consequência, passamos a acreditar que não merecemos ter sucesso, ser amados ou mesmo respeitados ou reconhecidos como alguém importante e especial. O Self Coaching, criado pelo Master Coach Senior e Trainer José Roberto Marques, traz uma abordagem diferenciada do ser humano, e convida o indivíduo a fazer uma viagem a seu interior. Neste processo, a pessoa faz um reencontro com o melhor que há em sua essência, e passa a conhecer e reconhecer os aspectos positivos de sua personalidade, bem como seus dons, qualidades e potencial, resgatando a autoestima perdida. Todas as pessoas passam por experiências que marcam sua história, de maneira positiva ou negativa. O Coaching ensina que, para seguir em frente, é necessário aprender a conviver com as coisas boas e também com os dramas pessoais, sempre “honrando e respeitando a própria história”. Isso não significa que deve-se esquecer as coisas que já causaram dor, mas que é necessário encontrar forças e motivação até mesmo nestes acontecimentos, deixando de ser uma vítima das situações e passando a se ver como uma pessoa forte, inteligente, bonita, merecedora e capaz. Ao vivenciar o processo de Coaching, a pessoa passa a entender que ter a autoestima elevada é uma questão de escolha e que todos merecem ser amados, reconhecidos e têm o direito de errar. O Coaching é um poderoso processo que pode auxiliar neste processo de autoconhecimento tão importante para elevar a autoestima e ter uma vida harmônica e equilibrada. Conheça a formação Professional & Self Coaching e leve os benefícios desta metodologia extraordinária para sua vida! Gostou do artigo? Deixe sua opinião e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010