O que é inteligência intrapessoal?

conheça a inteligencia intrapessoal

A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente.

De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência, podendo ter um ou mais dois tipos melhores desenvolvidos do que os outros. Com isso, ele criou a Teoria da Inteligência Múltipla. De acordo com ele, algumas pessoas já nascem com inteligências específicas, enquanto outras podem desenvolvê-las através do aprimoramento contínuo.

É por isso que hoje resolvi compartilhar com você informações sobre alguns destes tipos de inteligência, especialmente sobre a inteligência intrapessoal, tão importante para nos compreendermos mais intimamente. Acompanhe-me na leitura deste artigo e confira:

Desenvolva essa e outras habilidades através do Autoconhecimento. Não se preocupe, meu livro vai te ajudar nessa jornada iluminadora. É um presente!

O conceito de inteligência

Pode parecer redundante, mas antes de dar início às explicações seguintes, acredito que devamos refletir um pouco sobre o conceito de inteligência, para que possamos prosseguir com o texto. Basicamente, trata-se da capacidade que um indivíduo tem de solucionar, por meio dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua existência, problemas e demais questões que surgem em sua vida.

No senso comum, pessoas inteligentes, principalmente aquelas que se destacam na resolução de problemas matemáticos e lógicos, e que sabem interpretar textos e citá-los de maneira erudita, têm a possibilidade de ascenderem com maior facilidade na vida, do que aquelas que não têm tanto repertório intelectual assim.

Com base nisso, acredito que este artigo seja esclarecedor, uma vez que a minha intenção é mostrar que existem outros tipos de inteligências, explicando cada uma delas e, principalmente, deixando claro, que ninguém é melhor do que o outro por ter esta ou aquela habilidade e maior facilidade para compreender e resolver determinadas situações em detrimentos de outras.

Assim, acredito verdadeiramente, que após esta leitura, você aceitará ainda mais pessoas ao seu redor e começará a se aceitar também da melhor maneira possível, já que vai entender, que não tem problema não conseguir resolver de imediato uma questão lógica ou matemática, por exemplo.

Tipos de Inteligência

Para que você possa aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre este assunto e saber qual tipo de inteligência você, veja quais são os tipos de inteligência existentes, segundo o psicólogo Howard Gardner.

Inteligência Musical

Trata-se da inteligência onde o indivíduo tem grande facilidade com assuntos relacionados à música, como sensibilidade para diferenciar timbres e para interpretar notas e sons. Quem possui essa inteligência pode se tornar um grande músico ou compositor.

Inteligência Linguística

Esse tipo de inteligência é caracterizada tanto pela facilidade quanto pelo gosto por aprender novas línguas e também ter domínio de seu idioma local. Pessoas com esse dom se tornam grandes escritores, jornalistas, tradutores entre outros.

Inteligência Lógica/Matemática

Você tem facilidade em lidar com números, charadas e equações difíceis? Saiba que você pode ter uma inteligência lógico-matemática. Quem a possui são pessoas com facilidade para resolver questões lógicas e também quem tem uma sensibilidade maior em observar fatos abstratos e saber como decifrá-los. Cientistas, matemáticos e físicos são pessoas com esse tipo de inteligência.

Inteligência Visual/Espacial

As pessoas com essa inteligência são capazes de observar os espaços ao seu redor e conseguirem recriar todo um cenário visual a partir de sua inteligência e sensibilidade. Entram nessas categorias os arquitetos, designers de interiores e artistas plásticos.

Inteligência Corporal/Cinestésica

As pessoas que têm inteligência corporal têm um talento natural para usarem e treinarem seus corpos, seja para desenvolver passos de danças ou até mesmo para se tornarem profissionais em algum tipo de esporte. Bailarinos e atletas são ótimos exemplos desse tipo de inteligência.

Inteligência Interpessoal

Esse tipo de inteligência é caracterizada por indivíduos que têm facilidade em entender pessoas a partir de suas motivações, intenções e ambições, como o caso de líderes religiosos, professores e mestres e políticos.

Inteligência Existencialista

Quem a possui são pessoas com uma grande sensibilidade em se aprofundar em questões existenciais e princípios fundamentais da vida em geral. Filósofos e líderes espirituais, como Gandhi, são exemplos de indivíduos com essa inteligência.

Inteligência Naturalista

Pessoas que têm o dom em conseguir entender e estudar fenômenos naturais e aspectos básicos da natureza possuem essa inteligência. Eles se tornam grandes biólogos e geólogos.

E a inteligência intrapessoal?

Diferentemente da inteligência Interpessoal, a inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo em identificar as próprias emoções e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades. Trata-se de uma característica que permite que a pessoa tenha domínio sobre seu comportamento e tome decisões favoráveis em sua vida.

Pessoas com essas características conhecem muito bem todos os pontos que as envolvem, como quais são suas ambições, o que as motiva, o que as desanima e aonde elas querem chegar ao longo de suas vidas. Esse tipo de inteligência é inerente em todos os seres humanos, porém, alguns a possuem com maior desenvolvimento e facilidade, enquanto outros precisam aprimorá-las com o tempo.

Tal conquista pode parecer algo árduo para quem pensa não conseguir desenvolver esse tipo de inteligência, porém, o caminho para conquistar a inteligência intrapessoal está no autoconhecimento.

Características da inteligência intrapessoal

Pessoas com inteligência intrapessoal têm facilidade em questões que dependem apenas delas mesmas, pois elas possuem um autoconhecimento tão grande que sabem como administrar cada passo que dão, além de saberem reconhecer todas as suas principais características e usá-las para seu desenvolvimento pessoal. Além disso, esses indivíduos têm:

  • Foco e concentração nas atividades desempenhadas;
  • Facilidade de resolução de conflitos;
  • Determinação e persistência para atingir os resultados desejados;
  • Disciplina;
  • Autocompreensão;
  • Autoestima elevada;
  • Independência para criar o próprio caminho;
  • Maior capacidade de realização;
  • Comportamento congruente com princípios e valores;
  • Capacidade de despertar o melhor de si em todas as situações.

A importância da inteligência intrapessoal

Vejo a inteligência intrapessoal com extrema importância, pois ela tem a capacidade de nos ajudar a nos compreendermos melhor e, consequentemente, compreendermos o mundo ao nosso redor. Digo isso, pois é por meio deste tipo de inteligência que nos é dada possibilidade de desenvolver o nosso autoconhecimento, uma das ferramentas fundamentais para definirmos a nossa missão na vida, bem como para alcançarmos nossos sonhos, metas e objetivos.

Quando temos esta consciência, ou seja, quando conseguimos ter clareza de nossos pontos positivos e dos pontos que precisamos melhorar, fica mais fácil nos aceitarmos como somos. A consequência disso, é que paramos de nos julgar, de nos cobrar com mão de ferro e passamos a compreender que somos seres em constante processo evolutivo e que estamos fazendo o melhor que podemos a todo momento.

Este olhar não fica apenas em nós mesmos, ele é estendido a todos aqueles que nos rodeiam, o que torna a convivência com as pessoas ainda mais harmônica e compreensiva.

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Desenvolva a Inteligência Intrapessoal com Coaching

Saber gerir as próprias emoções, sentimentos e comportamentos é um fator determinante para o sucesso profissional e pessoal. Nesse sentido, o Coaching é o recurso mais eficaz e poderoso para desenvolver a inteligência intrapessoal por meio de técnicas e ferramentas de aplicação imediata.

Este método de aprimoramento auxilia o indivíduo a entender as razões de cada tipo de reação emocional, bem como elas podem afetar ou contribuir para seu desempenho profissional e pessoal. Ao ter pleno conhecimento de suas motivações, desejos e ambições, você conseguirá traçar metas que irão te ajudar a alcançar seu potencial e seus objetivos!

Desenvolva sua inteligência intrapessoal com o coaching e descubra a melhor versão de você mesmo!

Conheça mais sobre o Coaching no vídeo abaixo.

Como eu disse no início do artigo, acredito que a partir de agora você esteja pronto para compreender o mundo ao redor de uma maneira completamente nova e diferente, não é mesmo?

Se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentários e vamos trocar experiências por aqui, ok? E lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também possam aprimorar seus conhecimentos.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 700974610 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stnazkul



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010