Como o coaching pode ajudar a solucionar problemas

coaching ajuda com problemas
O coaching vai te auxiliar na resolução de diversos problemas

O coaching é um método empoderador que trabalha aspectos internos como autoconhecimento, autoconfiança e autodesenvolvimento contínuo. Esses pontos são fundamentais para que você encontre forças motivadoras capazes de levar o indivíduo a lidar com as dificuldades de forma positiva e encorajadora. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo esse artigo!

Entre de cabeça nessa mudança de vida! Conheça o coaching!
Baixe aqui um presente exclusivo!

O que é ser feliz

Responda as perguntas abaixo:

  • Você se considera uma pessoa verdadeiramente feliz?
  • Em uma escala de 0 a 10, quanto você se sente plenamente satisfeito com os diferentes aspectos da sua vida: pessoal, profissional, espiritual, financeiro, social, familiar e amoroso?
  • Se pudesse escolher, quais seriam os três momentos mais especiais da sua vida?
  • Se pudesse mudar algo em si mesmo ou em sua vida, o que você mudaria?
  • O que falta ou precisa acontecer para que você seja uma pessoa melhor e mais realizada?

Foi fácil responder as perguntas acima? Encontrar a felicidade e bem-estar pleno, para algumas pessoas, é uma atitude feita sem nenhum esforço. Mas existem indivíduos que, devido às circunstâncias e problemas que enfrentam em diferentes áreas da vida, não conseguem se sentir totalmente felizes e estão constantemente insatisfeitos, seja com o trabalho, uma dificuldade financeira ou problemas emocionais.

“Nada é pra sempre, nem mesmo os nossos problemas”. A famosa frase do cineasta Charlie Chaplin (1889-1977) é um importante exemplo de como devemos encarar nossos problemas, independente do grau ou intensidade de cada um deles. Dizer isso parece simples na teoria, mas para quem enfrenta as dificuldades diariamente, a realidade é outra. Mas saiba que é possível, sim, enfrentar qualquer obstáculo e solucionar qualquer problema com o auxílio de uma poderosa ferramenta chamada coaching.

O coaching nada mais é do que a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade. Trata-se de um eficiente processo que visa o alcance de mudanças permanentes em qualquer âmbito da vida humana e a conquista de grandes e efetivos resultados em curto espaço de tempo.

Isso porque o coaching trabalha aspectos internos como autoconhecimento, autoconfiança e autodesenvolvimento contínuo, fundamentais para encontrar forças motivadoras capazes de levar o indivíduo a lidar com as dificuldades de forma positiva e encorajadora. Além disso, utiliza-se de diversas técnicas e mais de 100 ferramentas com foco na solução das dificuldades almejadas pelo cliente.

Benefícios do coaching para solucionar problemas

Como você leu até agora o coaching desperta o seu potencial para que você consiga empoderar seus pensamentos e atitudes no dia a dia. Inclusive para as situações de dificuldade. Confira quais são os principais benefícios do coaching para ajudar na resolução de problemas. Acompanhe:

  • Elevação do nível de conquistas, felicidade e plenitude;
  • Aumento da realização e satisfação pessoal e profissional;
  • Aumento do equilíbrio e harmonia interior;
  • Melhoria na qualidade de vida;
  • Equilíbrio entre as áreas pessoal e profissional;
  • Aumento da congruência interna e externa;
  • Diminuição do estresse e preocupações desnecessárias;
  • Aumento da disposição, energia e saúde;
  • Melhora nos relacionamentos;
  • Alinhamento de missão, valores e crenças;
  • Aumento da flexibilidade e adaptabilidade às mudanças.

Quer saber como todas as essas vantagens funcionam na prática em um curso de coaching? É só continuar lendo o artigo.

Professional & Self Coaching (PSC)

Quando o assunto é coaching, a formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma das mais completas e modernas no Brasil. A carga horária de 180 horas entrega um experiência diferente e completa, misturando aulas teóricas e práticas, dinâmicas e as técnicas mais avançadas de coaching. O conteúdo é desenvolvido por profissionais altamente capacitados e que estão em constante estudo e atualização.

O curso contribui para seu amadurecimento pessoal e profissional e ainda possibilita que você siga outra carreira, como a de Coach. Isso acontece, pois os certificados permitem que você exerça a profissão. Já imaginou ajudar também aos outros para serem pessoas melhores dentro e fora do trabalho? Veja quais são os certificados que você vai ganhar ao completar a formação corretamente:

  • Self Coach: entenda o que é e como praticar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento todos os dias da sua vida, provando que a constante evolução é o único caminho para alcançar o equilíbrio do bem-estar pessoal e do alto desempenho profissional. Essa metodologia é exclusiva do IBC e foi desenvolvida pelo José Roberto Marques, fundador e presidente do local de ensino.
  • Analista Comportamental: aplique a Teoria dos Perfis Comportamentais e utilize o software do Coaching Assessment, uma ferramenta exclusiva do IBC, que tem a chancela como produto inovador pela FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Além da validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo FUMSOFT (Fundação Mineira de Software).
  • Life Coach: mergulhe no que há de mais profundo na construção da vida íntima de uma pessoa para ajudá-la a despertar o seu potencial pleno. Afinal, é possível acordar o seu potencial também no lado pessoal.
  • Leader: compreenda intensamente quais são as características que formam um bom líder em diferentes contextos. Mais do que isso, descubra quais são as práticas reais que provam as teorias. Alcançar a alta performance após adquirir esse conhecimento não será uma montanha tão difícil para escalar.
  • Professional: essencial para qualquer pessoa que queira amadurecer suas habilidades para fazer a manutenção da carreira de forma positiva. Além de ser um combustível para que você fortaleça suas qualidades, essa parte do curso ensina quais são as competências que qualquer bom profissional deve ter.
  • Extensão Universitária: reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato (FATO) do Rio Grande do Sul.

Para completar, além de todas as certificações, você ainda recebe o reconhecimento de institutos internacionais de coaching. Veja quais são:

  • Global Coaching Community;
  • European Coaching Association;
  • International Association of Coaching;
  • International Coaching Council;
  • Behavioral Coaching Institute.

Durante o curso, você aprende sobre a história, bases, fundamentos e principais conceitos do coaching; quais são as principais técnicas de coaching; quais são os modelos de coaching; o que são roteiros estruturados; o que está no código de ética; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; e muitos outros temas essenciais para a sua evolução diária.

Entre de cabeça nessa mudança de vida! Conheça o coaching!
Baixe aqui um presente exclusivo!

Para obter todo o conhecimento da melhor forma possível, você tem acesso a diversas técnicas efetivas de coaching, tais como Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional e Roda Viva. Aliás, continue acompanhando o artigo para saber mais dessa última técnica.

O que é a Roda da Vida

Entre um dos exemplos de ferramentas utilizadas durante o processo de coaching, destacamos a Roda da Vida, uma avaliação de satisfação que o indivíduo faz sobre diferentes aspectos de sua vida. Ele pode avaliar a saúde física e mental, disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social, família, desenvolvimento amoroso, vida social, criatividade, hobbies e diversão, felicidade, plenitude, espiritualidade e mais.

Por meio deste instrumento, a pessoa dá notas de 1 a 10 sobre para cada um dos aspectos citados acima. Após esta avaliação, com o auxílio do coach, é possível visualizar de maneira clara quais são pontos que precisam ser trabalhados para que se alcance a satisfação plena.

Para que os resultados sejam efetivamente alcançados, é trabalhada a quebra de sentimentos e pensamentos negativos; a eliminação de comportamentos sabotadores e bloqueios; e a conquista de controle emocional para aprender a lidar melhor com as adversidades. Desse modo, esses aspectos deixam de interferir na sua vida, humor, personalidade, aspectos que prejudicam seu o desenvolvimento saudável do seu cotidiano como um todo.

Hora de mudar

Agora que você conhece mais a respeito do coaching, que tal investir no método? Navegue pelo site do IBC para saber mais e aproveite para nos ligar e conversar com um dos nossos atendentes a respeito do PSC e de outras formações que estão disponíveis. Com certeza, há um curso que se encaixa com o seu momento pessoal e com a sua carreira.

Este artigo foi útil para você? Então deixe seu comentário abaixo.

Créditos da Imagem: Por Jiw Ingka – ID do vetor stock livre de direitos: 344849846

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010