Metodologia do Coaching para emagrecimento

coaching-para-emagrecimento.jpg
Copyright:Stock-Asso / Como o coaching vai te auxiliar no processo de emagrecimento

Você está infeliz

com seu corpo?

Logo do desafio 21

Temos um desafio incrível que vai te ajudar na conquista da mente necessária para ter o corpo dos seus sonhos.

Emagrecer nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos sabem que para alcançar e manter o peso ideal dois fatores são essenciais: alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. O Coaching para Emagrecimento vem sendo um aliado daqueles que desejam perder ou manter o peso, pois conduz a pessoa a mudar hábitos sabotadores que a impedem de levar uma vida saudável. Além disso, ajuda na adoção de comportamentos que auxiliarão na redução e manutenção de peso.

Você sabe quais são os hábitos que podem sabotar o processo de emagrecimento? Siga a leitura para descobrir quais são eles e conhecer um pouco mais sobre a metodologia do Coaching para Emagrecimento.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Coaching para Emagrecimento: hábitos que atrapalham uma pessoa emagrecer

O grande objetivo do Coaching para Emagrecimento é ajudar uma pessoa a adotar hábitos saudáveis e, assim, emagrecer. Ao longo do processo, várias atitudes prejudiciais são identificadas e transformadas em ações positivas que aproximam o coachee (cliente) das suas metas. Veja que atitudes são essas.

1. Procrastinação

Adiar o começo de algo novo é um dos hábitos sabotadores mais comuns em processos de emagrecimento. Muitas pessoas querem emagrecer, mas procrastinam e nunca iniciam uma mudança de hábitos.

Com isso, adiam o início de uma alimentação saudável, a matrícula na academia, a corrida com um amigo que também deseja emagrecer, entre outras atitudes. Tanta procrastinação resulta em frustração, pois, sem ação, os resultados esperados não são obtidos.

2. Ausência de disciplina

Além da procrastinação, outro hábito sabotador muito presente é a ausência de disciplina. Não levar a sério as orientações médicas, não respeitar os horários das refeições e dos exercícios são alguns dos sinais de que é preciso ser mais disciplinado.

O processo de Coaching é positivo por vários motivos e um deles é o fortalecimento da disciplina. Com um planejamento claro das ações que precisam ser realizadas, a motivação se fortalece e há um impulso interno para cumprir cada etapa com dedicação.

3. Falta de gestão de tempo

A falta de tempo é uma das justificativas mais comuns de quem sabota o processo de emagrecimento. Alegam não ter tempo para prática de esportes, para preparar alimentos mais saudáveis ou para fazer acompanhamento com médicos e profissionais que darão o suporte necessário. Com novos meios para gerenciar o seu tempo, será possível cumprir todas as suas atividades com tranquilidade e eficiência.

Sendo assim, se você é daqueles que admite não ter tempo para realizar refeições de qualidade e praticar exercícios físicos, o Coaching te auxiliará no sentido de organizar sua rotina para que possa cumprir todas as suas atividades diárias e ainda reservar tempo para se alimentar corretamente e se exercitar.

Ao longo do processo, você desenvolverá planos de ação para alcançar seus objetivos. Ou seja, você, do seu jeito, traçará metas a serem cumpridas diariamente e, através disso, irá adquirir disciplina e foco.

4. Ter metas irreais

Para alcançar qualquer tipo de objetivo é preciso ter metas. São elas que norteiam as nossas ações e fazem com que tenhamos motivação para seguir adiante. Contudo, existem pessoas que determinam metas irreais e esperam alcançá-las em pouco tempo. Como não conseguem, acabam se frustrando e desistindo do seu sonho.

Em se tratando de emagrecimento, é preciso ter em mente que é um processo que envolve saúde e que deve ser realizado com responsabilidade. Não dá para desejar em um mês conquistar o mesmo corpo de uma pessoa que se dedica há dez anos.

O Coaching para Emagrecimento ajuda no estabelecimento de metas possíveis. Assim, o coachee consegue se manter motivado e, a cada passo dado, reconhecer a sua capacidade de cumprir com o que se propôs a realizar.

5. Se comparar com os outros

A comparação com terceiros é algo bastante prejudicial e frustrante. Geralmente, as pessoas se comparam com outros que já alcançaram um patamar que elas gostariam. Então, pegam a sua realidade atual e fazem um paralelo com alguém que já trilhou um longo caminho para chegar aonde está.

Em se tratando de emagrecimento, existem vários fatores envolvidos, com destaque para o tempo que se leva um estilo de vida saudável e a genética. Por isso, comparar seu corpo com o de outras pessoas nunca é uma boa ideia.

Ao longo do processo de Coaching de Emagrecimento, você irá se conectar consigo mesmo, se conhecer e identificar as crenças e hábitos que estão te atrapalhando. Assim, construirá uma trajetória baseada na sua história e não na de terceiros. Tudo bem se inspirar em pessoas que admira, desde que não meça sua vida pela régua do outro.

Benefícios do Coaching para Emagrecimento

Poder contar com o suporte de um profissional para auxiliar na gestão do tempo e construção da motivação para emagrecer certamente faz a diferença. Esses aspectos não são abarcados em um acompanhamento nutricional ou esportivo. É por isso que o Coaching é um ótimo aliado para o processo de emagrecimento. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios.

Acompanhamento ao longo do processo – Poder ter com quem contar ao longo do processo é muito positivo e motivador. Assim, ao se sentir desanimado ou pensar em desistir, terá alguém com quem conversar que irá te lembrar do seu propósito e do que te levou até aquele ponto.

Definição de metas – Já falamos o quanto ter metas é importante, em se tratando de emagrecimento, elas podem estar relacionadas à perda de peso, à frequência da prática de atividade física, entre outros fatores. O Coach tem experiência na definição de metas e poderá te guiar para fazer isso de forma realmente eficaz e que impulsione a ação.

Planejamento da rotina – Além de saber o que precisa alcançar, que são as metas, é necessário saber o que deve fazer para chegar lá. Outro benefício oferecido pelo Coaching está no suporte para planejar a rotina, inserindo as refeições saudáveis, a prática de exercícios, além de outras ações fundamentais, como o sono e atividades voltadas para o bem-estar.

Controle das emoções – As emoções possuem um impacto muito grande sobre o processo de emagrecimento, porque a ansiedade é um fator que acaba gerando o exagero ao comer, que tem como consequência o ganho de peso. Como o autoconhecimento é um dos pilares do Coaching, isso acaba ajudando no controle emocional.

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Coaching para Emagrecimento: um profissional pronto para te auxiliar a alcançar seus objetivos

O Coach especializado em emagrecimento é um profissional que auxiliará o coachee a analisar questões que influenciam na conquista do seu objetivo: a perda de peso. Fatores como gestão de tempo, disciplina, comprometimento, crenças e valores, e motivação serão trabalhados durantes as sessões.

Como o Coaching é uma metodologia que leva o cliente à reflexão. Algumas perguntas que costumam ser respondidas por ele no início do processo são:

  • Por que você acredita que precisa emagrecer?
  • O que conquistará ao emagrecer? Disposição física? Autoestima?
  • Como acha que isso fará com que tenha uma vida social mais ativa?

O Coach conduz o coachee a encontrar todos esses motivos dentro de si. Assim, eles serão sua motivação para alcançar os resultados pretendidos. Além disso, são trabalhados fatores comportamentais e emocionais, que são muito importantes e afetam diretamente o processo de emagrecimento.

O cliente adquirirá uma visão sistêmica de todo seu processo de emagrecimento. Saberá o que tem que eliminar da sua vida, hábitos que deve adquirir, entre outros pontos fundamentais. Sendo assim, também enxergará a importância de procurar profissionais especializados, como nutricionista, fisiologista, personal trainer, médicos etc.

Importante dizer que o Coaching ajuda na disciplina, no foco e no comprometimento com o objetivo de emagrecimento. O acompanhamento médico, nutricional e esportivo é fundamental para que as devidas avaliações sejam feitas e a perda de peso ocorra de forma segura e saudável.

E você, acredita que o Coaching poderá te ajudar a emagrecer e se tornar uma pessoa mais saudável? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião.

Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe-o em suas redes sociais para motivar mais pessoas que também estejam desejando emagrecer!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds