O que é Coaching Profissional?

Coaching Profissional O processo de coaching é estabelecido por um contrato, sessões agendadas e encontros formais para apoiar e conduzir seus clientes.

 

Atingir o sucesso em sua carreira é um objetivo unânime de todo profissional, portanto, é indispensável que ele se aprimore continuamente para alcançar este estado desejado. O Coaching possui um processo específico para que você consiga alavancar o seu sucesso profissional que é conhecido como Coaching profissional. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa especialidade? Então nos acompanhe nessa leitura de hoje!

O que é Coaching Profissional?

A finalidade do Coaching Profissional é auxiliar o indivíduo a sair de um ponto A para chegar a um ponto B em curto espaço de tempo. Trata-se de um processo composto por início, meio e fim, ou seja, desde o começo há uma perspectiva clara de onde, como e quando se deseja chegar.

É uma metodologia pautada em ações estratégicas, prazos e resultados. Pode ser aplicado tanto para o desenvolvimento individual quanto de determinado grupo. Independentemente da modalidade é uma ferramenta que consiste em oferecer aos colaboradores: força, confiança, reforço positivo em suas capacidades e habilidades, para que estes transformem adversidades e situações desfavoráveis em motivação para trabalhar com engajamento e foco nas soluções em momentos de crise, para o alcance de metas e objetivos.

Nesse sentido, existem dois tipos de Coaching – o “formal”, feito de maneira estruturada seguindo as técnicas e os métodos de aplicação e, o Coaching aplicado de maneira “informal”, feito de forma mais livre, sem necessariamente usar todas as técnicas, mas através do uso de práticas do Coaching no cotidiano das pessoas e empresas. Em ambos os tipos de Coaching o responsável por conduzir o processo é chamado de Coach, sendo que esta palavra traduzida do inglês significa treinador.

Assim, o Coaching profissional é voltado para a auxiliar o coachee a alcançar seus objetivos e metas e assim avançar ainda mais na sua carreira. Geralmente, o Coaching profissional é utilizado em momentos de transição de empregos ou mesmo de mudança de área de atuação. Isso porque o coach vai te ajudar a entender melhor quais são a sua visão, missão e valores profissionais a fim de melhor te direcionar para um caminho recheado de vitórias e sucesso.

Portanto, o Coaching profissional traz uma abordagem de desenvolvimento mais completa e holística para o coachee, indo desde os aspectos motivacionais, assim como a descoberta de potenciais e também de limitações da pessoa. Com esse entendimento mais amplo, é possível fazer com que o coachee tenha mais sucesso ainda em sua carreira profissional. 

Durante esse processo, o coach irá se valer de ferramentas e técnicas de Programação Neurolinguística – PNL, psicologia, neurociência e outras áreas, para reforçar capacidades como a comunicação, foco, resiliência e inteligência emocional. Com isso, o coach consegue dar as melhores orientações possíveis ao coachee, para que ele consiga superar todos os desafios profissionais e pessoais com os quais se deparar. 

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Benefícios do Coaching Profissional

De início, vale frisar sobre alguns benefícios que os coachees terão ao fazer o processo do Coaching profissional. São eles: 

  1. Melhor entendimento sobre quais são suas metas profissionais de curto, médio e longo prazo;
  2. Identificação das características positivas do coachee;
  3. Potencialização de características positivas do coachee, para que elas atinjam o nível máximo desejado;
  4. Realizar avaliação sobre quais são os atributos mais importantes e necessários para ser bem-sucedido na sua área de atuação profissional;
  5. Melhor entendimento e percepção sobre quais são os valores e a missão do coachee, tanto profissional como pessoalmente;
  6. Identificar e eliminar quais são as crenças limitantes do coachee que estão segurando o seu desenvolvimento e avanço profissional.

Como funciona o processo de Coaching?

Coaching para desenvolvimento profissional é o processo realizado por um Coach habilitado e munido de metodologias, técnicas e ferramentas de Coaching, que podem ser aplicadas efetivamente em diferentes níveis da carreira do indivíduo. O processo de Coaching é estabelecido por um contrato, sessões agendadas e encontros formais para apoiar e conduzir seus clientes. O coach pode ser externo ou interno.

Coach Externo

O Coach Externo, é contratado pela empresa, sem vínculo de exclusividade, ou seja, ele pode atender outras instituições simultaneamente e comparecer às sessões apenas nas datas previamente firmadas em contrato. O objetivo dele é oferecer aos líderes e profissionais de uma empresa maior desenvolvimento de suas capacidades, por meio da metodologia do Coaching.

Coach Interno

Também intitulado como Coach corporativo, o Coaching interno é aquele que estará presente na organização por tempo integral, acompanhando tudo de perto. Pode ser um profissional contratado de fora ou um colaborador interno, preparado e capacitado especificamente para atuar como Coach em diferentes demandas e necessidades da empresa. Conheça mais sobre o que é Coaching e como ele funciona no vídeo abaixo, do nosso presidente, José Roberto Marques:

Entenda mais sobre o Coaching Profissional

Como já falamos, o Coaching profissional é um processo que se vale de metodologias e ferramentas voltadas para o coachee, para que ele consiga alcançar seus objetivos, suas metas e grandes resultados profissionais. Além disso, o Coaching profissional é capaz de acelerar e potencializar o nível de produtividade do coachee,  melhorar os seus relacionamentos interpessoais, a ter mais foco e concentração, melhorar ou conquistar a capacidade de negociação, aprimorar as habilidades, tanto de comunicação como de delegação de tarefas, fornecer feedbacks mais assertivos, conseguir realizar uma boa gestão do seu tempo, aprender a desenvolver ou aprimorar a sua inteligência competitiva e emocional, desenvolver uma liderança de excelência, aprimorar habilidades e competências, entre outras questões.

Nesse sentido, o Coaching profissional pode ser mais especializado, sendo, pois, oferecidas as seguintes modalidades:

  1. Coaching de liderança: foco no desenvolvimento do líder que existe dentro do coachee;
  2. Coaching de performance: mais focado na otimização da sua produtividade e para ele conseguir atingir metas e objetivos profissionais;
  3. Coaching de equipes: voltado para o desenvolvimento de uma equipe como um todo de uma organização;
  4. Coaching de carreira: vai avaliar aspectos mais pertinentes à sua carreira profissional, como mudar a sua área de atuação, por exemplo;
  5. Coaching empresarial: é o processo do Coaching aplicado em ambientes empresariais, podendo atingir todos os membros dessa empresa;
  6. Coaching organizacional: busca desenvolver e aprimorar a cultura organizacional de uma empresa.

Coaching pessoal x Coaching profissional

Como você já deve saber, o Coaching é uma metodologia bastante ampla e flexível, podendo abranger os mais diversos aspectos da vida de uma pessoa. De todos os nichos do Coaching que existem, você deve estar mais ciente sobre a divisão entre o Coaching pessoal e o Coaching profissional. De maneira bem sucinta, pode-se dizer que o Coaching pessoal é voltada para as necessidades pessoais do coachee, enquanto que o Coaching profissional vai estar com as atenções voltadas para as necessidade corporativas ou da carreira do coachee. Mas vamos entender melhor em quais demandas que cada um desses nichos vai ser melhor aplicado.

Como saber se eu preciso fazer o processo de Coaching profissional?

O Coaching profissional é a abordagem ideal para aquelas pessoas que desejam otimizar o seu desempenho, tanto na empresa em que trabalham, quanto fora dela. Essa pode ser considerada a principal demanda a ser aprimorada pelo coach, que vai explorar as competências profissionais do coachee e maximizar essas capacidades, a fim de que o este tenha uma melhora nos seus resultados profissionais. Além disso, o coach vai auxiliar seus clientes a desenvolver um plano de negócios e a estruturar suas metas e objetivos. 

Como saber se eu preciso fazer o processo de Coaching pessoal?

O Coaching pessoal, por outro lado, está voltado a auxiliar o coachee a mudar questões de ordem pessoal, que são destrutivas e negativas para a sua vida. Nesse sentido, o coach atuante nesta área vai promover mudanças de hábitos e comportamentos negativos, identificar e excluir padrões repetitivos, identificar e potencializar as habilidades do indivíduo e promover avanços de melhorias. 

Conheça as principais técnicas que um coach profissional usa!

O coach é o profissional responsável pela aplicação do processo de Coaching e sua principal função é promover o autoconhecimento dos seus coachees. Com isso, as pessoas serão capazes de descobrir suas habilidades e desenvolver o seu potencial, para que consigam realizar seus sonhos. 

O processo do Coaching é evolutivo e demanda tempo e, por isso, se mostra bastante flexível, já que vai se adaptar às demandas dos clientes e do mercado. Nesse sentido, todos os coaches vão ter um arcabouço de ferramentas principais e vão adaptá-las para cada coachee, atendendo suas características, desejos e necessidades. 

Essas adaptações de ferramentas vão depender das motivações e dos objetivos de cada coachee, podendo ser:

  1. Busca pelo aprimoramento do foco e da concentração;
  2. Ajuda para definir metas; 
  3. Conseguir fazer uma avaliação da sua situação atual, para encontrar os melhores caminhos para a carreira do profissional;
  4. Fazer um planejamento de carreira, para estabelecer onde o coachee deseja estar profissionalmente no futuro;
  5. Identificar experiências positivas e negativas dos últimos empregos e analisá-las sob a ótica de quem tenta aprender com elas;
  6. Elaborar missões e propósitos de vida, que devem balizar todas as ações do profissional;
  7. Criar objetivos e metas que contemplem cenários factíveis, com cronograma e definição de ações para chegar lá.

Porém, em se tratando do Coaching profissional, quais são as técnicas que o coach irá utilizar para auxiliar seus coachees nesse processo? Vamos conhecer agora as principais: 

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Definição de metas e objetivos

Como já falamos, o Coaching profissional vai te ajudar a definir metas e objetivos. Essa questão é muito importante, pois se você não tem noção de onde deseja que sua carreira chegue, você não vai saber por onde começar, nem mesmo por onde seguir seu caminho profissional.

Dessa forma, essa é geralmente a primeira etapa do processo do Coaching profissional. Para desenvolver suas metas e objetivos, o coach pode se valer de várias técnicas e ferramentas, como aplicação de questionários e avaliações com foco nos seus desejos profissionais.

É importante ter em mente, todavia, que os objetivos dizem respeito à um resultado profissional de forma ampla, não tão quantificada, como, por exemplo, você pode colocar que seu objetivo é se tornar referência na sua área de atuação. É bastante ampla e imaterial, não acha? Então para conseguir atingir esse objetivo, você vai definir as metas, que serão palpáveis e realizáveis. 

Vamos supor, então que, para você se tornar referência na sua área, é preciso fazer um mestrado, dessa forma a sua meta será: “Estudar esse ano para ser aprovado no mestrado”. 

Ensaio mental

O ensaio mental é uma técnica que o Coaching profissional vai utilizar para que você aprimore ainda mais sua capacidade de falar bem em público, trabalhando para isso a sua timidez. 

Essa técnica vai te colocar mentalmente em situações que você precise se expressar em público e você vai começar a agir como se de fato estivesse lá. Por exemplo, se você precisa apresentar um relatório na reunião semanal da sua equipe e isso te coloca em pânico, o coach vai te ajudar a desenvolver toda essa situação mentalmente, para que você chegue na reunião bem preparado e confiante para a sua apresentação.  

Patrocínio positivo

O patrocínio positivo consiste na premiação que o coach vai dar ao coachee sempre que ele conseguir concluir ou evoluir em alguma etapa do seu processo. Dessa forma, o coach se mostrará como uma fonte de positividade para o coachee perseguir os seus objetivos, assim como será uma fonte de inspiração e motivação para ele. Esses prêmios podem ser diferentes a cada etapa do processo e mesmo simbólicos.

Um exemplo seria um coachee que se vê muito desmotivado face as entrevistas de emprego que realiza, não conseguindo retorno positivo que deseja dos processos seletivos que participa. Nesse aspecto, o coach vai desenvolver e motivar a confiança do seu coachee, até que ele chegue com uma resposta positiva. 

E então o que achou de saber mais sobre o que o Coaching profissional pode fazer para alavancar a sua carreira? Deixe aqui seu comentário sobre o que você achou do nosso artigo de hoje e aproveite para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos em suas redes sociais! 

 

Copyright: © Depositphotos.com / Ivelin 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010