Técnicas de Coaching: Conheça os Benefícios

Técnicas de Coaching

Conheça os benefícios das técnicas de Coaching

 

O Coaching é um dos métodos mais eficazes de desenvolvimento humano. Ao entrar nesse universo, você será capaz de sentir o poder da transformação diariamente, tanto no âmbito pessoal como no profissional. As sessões ou formações têm como finalidade promover autorreflexão, autoconhecimento e autodesenvolvimento, o que tem um impacto real em todos aspectos da vida de quem passa por esse processo.

As ferramentas utilizadas no método foram desenvolvidas por meio de várias ciências, como a administração, a filosofia, a sociologia, a psicologia, a antropologia, a neurociência e muitas outras que, quando somadas da maneira correta, proporcionam o aprimoramento de habilidades e capacidades que visam o despertar do potencial humano.

O Coaching funciona por meio de perguntas que levam a pessoa à reflexão, potencializando seus pontos fortes, trabalhando seus pontos de melhoria e visando a eliminação de crenças limitantes. As técnicas e ferramentas proporcionam mudanças duradouras e o estabelecimento de novos comportamentos, o que favorece e potencializa os resultados do coachee (cliente) e o alcance de metas e objetivos estabelecidos por ele, em um curto espaço de tempo.

Quer saber mais sobre os benefícios do Coaching e suas técnicas poderosas? Então, continue a leitura e mergulhe mais profundamente nesse assunto!

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

7 Técnicas de Coaching altamente eficazes

As técnicas de Coaching são práticas utilizadas pelos coaches para se comunicar de modo mais eficaz com os seus clientes. Trata-se de um aspecto de grande importância dentro do processo, porque é através da conexão criada entre ambos que se torna possível alcançar os objetivos pretendidos. Veja, a seguir, algumas das técnicas mais utilizadas.

1 – Ancoragem

A ancoragem é uma técnica advinda da Programação Neurolinguística (PNL) que tem como principal objetivo levar o coachee a despertar emoções positivas e conseguir relembrá-las sempre que for necessário. Para isso, o coach pede que seu cliente puxe pela memória alguma experiência positiva que tenha vivido.

Então, ao perceber que a feição dele mudou e se mostra mais feliz, sugere ele realize algum gesto usando as mãos, como apertar os dedos ou tocar alguma parte do corpo, por exemplo. O objetivo dessa técnica é fazer com que o coachee repita o gesto escolhido sempre que desejar experimentar novamente as sensações que teve ao viver esse episódio de sua vida.

2 – Ensaio dramático e ensaio mental

Antes de um espetáculo teatral, os atores costumam ensaiar para memorizar suas falas e se sentirem mais seguros para realizarem as cenas. E isso também pode ser aplicado à vida real, tanto de maneira mental quanto dramatizada. No caso de clientes mais tímidos, é interessante utilizar a técnica do ensaio mental, que consiste em pedir que se imaginem vivendo a realidade que desejam mudar, sempre com grande riqueza de detalhes.

Já o ensaio dramático é indicado para clientes em geral que irão passar por alguma situação importante e decisiva, como uma apresentação profissional ou entrevista de emprego, por exemplo. Através dessa experiência, é possível identificar as emoções que são afloradas, a fim de controlá-las quando o dia chegar, além de melhorar certos pontos para ter uma performance extraordinária.

3 – Feedback sanduíche

Durante o processo de Coaching, o profissional dá ao seu cliente feedbacks para que ele saiba os pontos em que está indo bem e outros em que precisa melhorar. Contudo, é preciso ter certo cuidado para evitar que o indivíduo se sinta desmotivado ao ouvir as críticas. E uma técnica bastante eficaz para conseguir isso é conhecida como sanduíche.

Consiste em iniciar a conversa apontando algo de positivo que o coachee tenha feito. Em seguida, o coach aborda alguma atitude que ele precise melhorar e finaliza com mais um retorno positivo. Assim, a parte “negativa” da conversa é abordada de maneira leve, o que traz resultados bastante interessantes no que diz respeito à motivação do indivíduo para melhorar esse ponto.

4 – Patrocínio positivo

Todo mundo gosta de ver que seu esforço está sendo reconhecido. Dentro do processo de Coaching existe uma técnica interessante chamada patrocínio positivo. Mais do que apenas reconhecer, envolve estimular o coachee a continuar dando o seu melhor para que seu desenvolvimento ocorra de forma ainda mais rápida.

Esse estímulo pode ocorrer de algumas maneiras, como, por exemplo, através de palavras de incentivo ou mesmo do oferecimento de brindes, como um livro ou outro material que o coach achar interessante.

5 – Pergunta em escala

Nem sempre é fácil mensurar por meio de palavras o que se está sentido ou espera da vida. Nessas situações, os números se mostram uma ótima ferramenta e é exatamente com a ajuda deles que a técnica das perguntas em escala é realizada. Consiste em realizar perguntas ao coachee e pedir que ele responda com números, como, por exemplo: “em uma escala de 0 a 10, o quanto se sente satisfeito com sua carreira?”.

6 – Perguntar “e o que mais?”

Essa é uma técnica interessante a ser aplicada em clientes que demonstrem certa dificuldade em se abrir e, também, para gerar uma maior aproximação no início do processo, em que a conexão entre coach e coachee está sendo construída. Deve ser aplicada sempre que o indivíduo der respostas rasas para as perguntas feitas, perguntando “e o que mais?” e fazendo ele se sentir motivado a continuar o seu raciocínio.

7 – Recapitulação

A técnica da recapitulação, também chamada de backtracking, pode ser usada ao final de um raciocínio ou ao encerrar uma sessão de Coaching. Serve para que o profissional mostre ao cliente que estava verdadeiramente atento a tudo o que ele disse e, também, para ajudá-lo a absorver e memorizar tudo o que foi abordado.

Os principais benefícios do Coaching

Depois de conhecer melhor algumas das principais ferramentas de Coaching, descubra os benefícios que essa metodologia poderosa é capaz de oferecer para as pessoas que passam pelo processo e se entregam verdadeiramente a ele.

Definição de metas e objetivos mais claros: mais do que desejar realizar um objetivo, é preciso saber exatamente onde se quer chegar. Sonhar em abrir um negócio é uma ideia vaga demais e através do processo de Coaching torna-se possível detalhar melhor esse objetivo e transformá-lo em metas alcançáveis.

Desenvolvimento de planos de ação efetivos: além de estabelecer metas, é essencial desenvolver um plano de ação efetivo, que é o que irá levar à realização do objetivo em questão. E essa é uma das etapas do processo de Coaching, auxiliar o coachee a se organizar e definir como irá agir.

Autoconhecimento: este é um processo vital dentro do Coaching, porque é através dele que uma pessoa saberá exatamente qual é o seu estado atual para, então, entender o que precisa fazer para chegar ao seu estado desejado. Se conhecer é libertador porque dá ao indivíduo uma visão mais ampla sobre si mesmo, o que o permite fazer escolhas com mais sabedoria.

Tomada de decisões mais rápidas e assertivas: por falar em escolhas, toda a evolução pessoal que pode acontecer através do processo de Coaching leva o indivíduo a se sentir mais seguro para escolher os caminhos que irá trilhar, o que é extremamente positivo.

Planejamento estratégico: informação é poder e quando uma pessoa passa a se conhecer, entender quais são seus objetivos, seus pontos fortes e de melhoria, torna-se muito mais simples desenvolver um planejamento estratégico para que alcance o seu estado desejado.

Gestão de tempo e de atividades: para se desenvolver é preciso se organizar para realizar uma gestão eficaz do próprio tempo e, assim, colocar as ações definidas em prática. E esse é mais um dos aspectos contemplados pelo processo de Coaching.

Foco e produtividade: quando se tem objetivos bem definidos, fica mais fácil manter o foco, o que tem como consequência a produtividade. É um ciclo poderoso de realização e motivação que se inicia.

Autoconfiança: reconhecer a própria essência, saber quais são seus pontos fortes e onde deseja chegar é positivo porque leva o indivíduo a se sentir confiante sobre si mesmo. Então, através da autoconfiança, ele se sente motivado a buscar cada vez mais os seus objetivos.

Melhoria na comunicação: saber quem é de verdade melhora tanto a relação do indivíduo com ele mesmo quanto com as pessoas ao seu redor. Isso ocorre porque ele aprende a se comunicar com mais assertividade, ouvir o outro na essência e, assim, criar conexões poderosas.

Inteligência e controle emocional: o aspecto emocional é uma parte importante do processo de autoconhecimento. Dessa maneira, ao reconhecer suas emoções e entender a origem delas, o coachee passa a controlá-las de modo mais eficaz, o que permitirá que tome atitudes com mais sabedoria.

Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e capacidades: o Coaching é, basicamente, uma metodologia que ajuda uma pessoa a sair de seu estado inicial e chegar até o seu estado desejado. Para isso, ele passa por um processo de desenvolvimento e aprimoramento de suas capacidades, a fim de se tornar uma melhor versão de si mesmo.

Quebra de crenças limitantes: o encontro do indivíduo consigo mesmo possibilita que ele identifique crenças que vem carregando ao longo da vida e que estejam limitando seu desenvolvimento. Assim, ele tem a oportunidade de ressignificar esses pensamentos, dando a eles uma conotação positiva e que o leve a crescer.

Todos esses benefícios, juntos, levam a pessoa que passa pelo processo de Coaching a alcançar outro patamar em sua vida, tornando-se mais produtiva, realizada e feliz.

Neste artigo você conheceu algumas das principais técnicas de Coaching e os benefícios proporcionados por essa metodologia tão poderosa. Aproveite para deixar seu comentário abaixo, nos contando o que achou.

 

Fontes:

https://administradores.com.br/artigos/tecnicas-de-coaching-altamente-eficazes

https://www.sistemizecoach.com/blog/tecnicas-de-coaching-altamente-eficazes/#coach

https://www.institutomarcostito.com.br/coach-conheca-7-tecnicas-de-coaching-para-melhorar-resultados/

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 132470927 – https://www.shutterstock.com/pt/g/zamir

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010