Como ser persuasivo e aplicar essa habilidade no serviço?

Palavra persuasão em blocos de madeira

A habilidade da persuasão consiste na utilização das melhores estratégias de comunicação para convencer uma pessoa a respeito de alguma ideia.

A persuasão é uma habilidade muito valorizada nos perfis profissionais, uma vez que pessoas persuasivas são fortemente argumentativas, focadas e tendem a conquistar as pessoas ao seu redor. A arte de persuadir consiste na utilização de estratégias de comunicação capazes de convencer uma pessoa ou vencê-la por meio de argumentos.

Desenvolver a habilidade de persuasão, portanto, pode ser um grande diferencial para a sua carreira, garantindo que você domine a arte do debate, aprenda a lidar com a contradição e vença os desafios do mercado de trabalho. Isso não tem nada a ver com ser manipulador ou antiético, mas apenas defender as suas ideias e influenciar positivamente clientes, colegas, parceiros de negócios e até mesmo chefes. Na sequência, você vai conferir algumas recomendações para que isso seja possível!

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8 dicas para ser mais persuasivo

Ainda que muitas pessoas acreditem que a habilidade de ser persuasivo seja um dom ou uma virtude, é possível aprender algumas técnicas de persuasão. Elas podem ser úteis na vida pessoal e na vida profissional. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

1. Ouça o que o outro tem a dizer e coloque-se no lugar dele

Ao contrário do que muita gente pensa, ouvir o outro é essencial no processo de persuasão. Quanto mais você permite que o outro fale, mais você tem acesso ao que se passa na mente dele. Dessa forma, você começa a entender a linha de raciocínio da pessoa, tornando-se capaz de dar uma resposta que a convença da sua ideia.

Em outras palavras, quanto mais você ouve o outro, mais você será capaz de identificar a falha na ideia dele ou de dar a ele a resposta exata que o convencerá da sua ideia. Para isso, você precisará ser empático, colocando-se no lugar da outra pessoa. Quanto mais você estuda um “problema”, mais você desenvolve a capacidade de resolvê-lo. Com as pessoas é a mesma coisa.

2. Pense antes de falar e organize a sua argumentação

Em geral, as pessoas precisam ser persuasivas em momentos delicados, em que precisam convencer alguém de algo. Para que haja esse convencimento, é necessário fazer um levantamento de argumentos, ou seja, de fatos que provem que a sua ideia faz sentido.

Ao pedir um aumento ao chefe, por exemplo, é importante conhecê-lo bem. Se ele for emotivo, talvez a gravidez da sua esposa seja um argumento que toque o coração dele. Já se ele for mais pragmático, provavelmente o melhor a ser feito é ressaltar as suas qualidades, os seus feitos, os ganhos que você trouxe para organização, os valores salariais praticados para o seu cargo em outras empresas etc. Resumidamente: pense e organize os seus argumentos antes de comunicar-se.

3. Não interrompa, mas também não permita ser interrompido

Conforme citamos, é primordial que você ouça o que o outro tem a dizer para conhecê-lo e descobrir como convencê-lo. Por isso, permita que ele fale sem interrupções. Use a escuta ativa, aquela em que você escuta para compreender, e não para responder.

Da mesma maneira, não permita que o outro o interrompa na sua vez de falar. Peça educadamente que ele permita que você conclua o seu raciocínio. Ideias interrompidas geram um caos na comunicação e enfraquecem os argumentos. Portanto, fique atento a isso.

4. Tenha domínio sobre o assunto

Se você quer persuadir alguém a respeito de um assunto específico, é fundamental que você tenha domínio profundo sobre ele. Busque o máximo de informações possível e esteja em constante aprendizado. Não adianta entrar em uma discussão sobre preços de imóveis de uma determinada região, por exemplo, se você não tiver o mínimo possível de conhecimento sobre isso.

A persuasão depende de argumentos convincentes, que, por sua vez, dependem do grau de conhecimento que uma pessoa tem acerca do tema. Assim, informe-se e procure estar sempre um passo à frente do seu “oponente”.

5. Cuide da sua linguagem corporal e demonstre confiança

Além de saber do que você fala, é importante demonstrar que você sabe o que diz. Para que as pessoas sejam convencidas por você, elas precisam, antes, confiar em você. Para isso, é fundamental que você também confie em si mesmo. Dessa forma, procure manter uma boa postura, olhar nos olhos das pessoas, sorrir e manter uma voz uniforme, entusiasmada e confiante.

Tenha um aperto de mãos firme, descruze os braços, evite manter a cabeça baixa e as costas arqueadas. Mostre que você tem domínio da situação. Não fale muito rápido nem muito devagar. Gesticule de forma natural. Mostre que você não está inseguro.

6. Administre as suas emoções

Para persuadir, é necessário ter um bom controle emocional durante o diálogo, saber lidar com as suas reações emocionais e manter o equilíbrio. Se a outra parte apresentar um argumento quase irrefutável, respire fundo, analise a situação e não se apresse em responder.

Não se exalte, não levante a voz, não demonstre desespero e não utilize palavras das quais você vai se arrepender depois. Perder um argumento não é perder a conversa toda. Tente outra vez, com calma e serenidade.

7. Seja objetivo

Falar muito não combina com persuasão. O ideal é que você seja objetivo e tenha a sua argumentação fundamentada em evidências, fatos e dados. Esse é um exemplo de comunicação assertiva, que é mais valorizado no mundo corporativo. Você até pode dar uma introdução e uma conclusão aos seus argumentos, mas seja sucinto nesses momentos.

Se quiser, dê exemplos concretos daquilo que você diz para fortalecer a sua argumentação. Apenas certifique-se de não estar “enrolando” muito para chegar ao cerne da questão. Isso pode enfraquecer o seu discurso e incomodar as outras pessoas.

8. Evite o uso de uma linguagem “brusca”

Uma linguagem brusca é aquela que revela rigidez e inflexibilidade. Por exemplo: não comece os seus argumentos com: “não é assim”, “você está errado” ou “isso é loucura”. Nas interações pessoais, até utilizamos essas frases, mas, na persuasão profissional, elas não caem bem.

Expresse a sua discordância por meio de construções que promovam um convite à reflexão. Por exemplo: “Eu entendo o seu ponto de vista, mas você não acha que seria mais interessante se…?”. Acompanhe o tom da conversa sem mudanças bruscas. Discorde gradativamente, sem criar um atrito maior do que o necessário.

As dicas acima certamente tornarão o seu discurso mais persuasivo, ou seja, capaz de convencer as pessoas do seu meio profissional de que as suas ideias são boas. Coloque-as em prática e desenvolva essa habilidade!

E você, ser de luz, considera-se uma pessoa persuasiva? Como você tem aproveitado essa competência no seu trabalho? Comente abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo nas suas redes sociais, com todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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