Altruísmo: gerando benefícios para você e para o mundo

altruísmo na vida

Ser altruísta muda sua vida e te faz uma pessoa melhor

 

Uma pessoa altruísta conhece e pratica alguns valores, como humanidade, solidariedade, respeito ao próximo, entre muitos outros, que são essenciais para que vivamos e convivamos uns com os outros em perfeita harmonia.

Mas afinal, o que é um indivíduo altruísta e quais os benefícios de ser assim? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo, para que você saiba como se tornar uma pessoa que pensa cada vez mais no bem-estar das outras que estão ao seu redor. Confira:

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é altruísmo?

Quando você lê ou ouve alguém falar que determinada pessoa tem essa característica, quer dizer que ela tem inclinação para fazer o bem ao próximo, pensando nele tanto quanto em si mesmo.

O primeiro registro do termo altruísmo é de Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798-1857), um filósofo francês que ajudou a construir os pensamentos da sociologia e do positivismo.

Em 1830, ele caracterizou que um determinado grupo de ações pessoais ou individuais que fazem com que os seres humanos se dediquem aos outros é chamado de altruísmo. Ele também afirmou que ser altruísta é uma característica pessoal e que não tem necessariamente relação com o divino ou com o sobrenatural. Isso significa que o altruísmo pode surgir espontaneamente no ser humano, ou pode ser aprendido e desenvolvido.

É comum ouvir que fulano é altruísta porque fez uma doação para uma instituição uma vez apenas. É importante deixar claro que atos isolados não contam. Esse traço na personalidade só pertence a quem consegue viver a própria vida ao mesmo tempo em que ajuda e se preocupa com os outros da sua comunidade. Uma ação pode ser altruísta, mas, para que um indivíduo seja considerado altruísta, este deve ser um comportamento recorrente.

As 3 categorias do comportamento altruísta

De acordo com Comte, existem três categorias do altruísmo:

  • Apego: corresponde ao laço que um ser humano pode ter com o outro;
  • Veneração: o termo se refere à admiração que as pessoas mais fracas têm com as pessoas mais fortes. Ou ainda que os mais novos têm com os mais velhos, ou que alguém que não possui determinada característica tem com quem possui;
  • Bondade: o conceito determina que esse seja o sentimento que as pessoas mais fortes têm em relação às pessoas mais fracas. Ou ainda que aqueles que são mais velhos têm em relação a quem é mais novo – a vontade de ajudar e doar-se pelo melhoramento de outra pessoa.

Segundo Comte, a maneira mais simples de compreender e definir altruísmo e como o antônimo do egoísmo. De acordo com ele, para que uma pessoa se torna altruísta é preciso que ela saiba controlar seus atos e pensamentos egoístas.

Os 7 benefícios do altruísmo

Tanto social, quanto individualmente falando, são diversos os benefícios que é possível alcançar a partir de ações altruístas que empregamos em nosso dia a dia. Veja quais são eles, a seguir:

1. Felicidade e bem-estar pessoal

Todas as vezes que você ajuda alguém, você é invadido por uma sensação boa, de bem-estar e felicidade? Saiba que esse é um dos principais benefícios obtidos através das ações altruístas que realizamos no mundo, seja com pessoas conhecidas ou não.

Nós nos sentimos muito bem quando ajudamos nossos pares, pois sabemos que, de alguma forma, estamos contribuindo para que, cada vez mais, todos convivam de forma harmônica e respeitosa.

2. Bem-estar social

Pode parecer que não, mas nossas ações se transformam em exemplos para aqueles que estão ao nosso redor, nos observando. Nesse sentido, quando deixamos o egoísmo de lado e passamos a pensar e agir de forma macro, acabamos incentivando os demais a agirem da mesma forma, o que traz consequências altamente benéficas para a sociedade como um todo.

É assim que surgem as iniciativas sociais de amparo às minorias, às vitimas do preconceito, aos moradores de rua, aos doentes e até mesmo ao seu vizinho, que pode estar passando por um momento difícil.

3. Amor, respeito e harmonia

Hoje em dia, o estilo de vida das pessoas é naturalmente individualista. Não há nada de errado em pensar em si mesmo, desde que não nos esqueçamos de que não somos os únicos no planeta. O indivíduo altruísta tem essa consciência e, por esse motivo, sempre pensa muito antes de falar ou agir. Assim, ele se certifica de que ninguém se magoará ou se sentirá ofendido com aquilo que disser.

O benefício disso é altamente positivo, pois faz com que tenhamos mais consciência de nossos atos, o que impacta em um mundo cada vez mais harmonioso, não só para nós vivermos aqui e agora, mas também para as gerações que estão por vir.

4. Relacionamentos de qualidade

Geralmente, as pessoas altruístas tentam buscar uma harmonia entre os seus próprios anseios e os daqueles que lhes rodeiam. Assim, essa grande dose de empatia acaba trazendo grandes benefícios e uma melhora considerável para seus relacionamentos.

Isso acontece, pois estamos vivendo em um mundo em que as pessoas deixaram de pensar umas nas outras e tornaram-se extremamente egoístas. Sendo assim, aquele que é altruísta acaba se destacando e sendo valorizado pelos demais, o que faz com que suas relações melhorem bastante – seja em sua família, em seu relacionamento amoroso, em seu círculo de amizades ou em seu meio profissional.

5. Uma vida mais leve

Pessoas altruístas tendem a ser mais desapegadas, que enxergam o prazer da vida em pontos muito mais existenciais do que materiais. Por serem assim, acabam colhendo o benefício de viver com muito mais leveza e tranquilidade, preocupando-se apenas em ajudar a si e ao próximo a se sentir cada vez mais realizado, de forma que isso seja também positivo para todos com quem convive.

6. Mais expectativa de vida

Em um estudo realizado no Japão, com pessoas com mais de 100 anos, mostrou que o motivo de viverem por tanto tempo é o grande espírito de cooperação que existe em suas comunidades. Concluiu-se, então, que o altruísmo foi fator determinante para aumentar significativamente a expectativa de vida das pessoas, bem como a imunidade de seus organismos e a sua saúde mental.

7. Benéfico para todos

As futuras gerações precisam que desenvolvamos cada vez mais ações altruístas, pois o mundo como um todo ganha com isso. Isso acontece porque, a partir do momento em que passamos a pregar e disseminar o espírito de colaboração, nós incentivamos as pessoas ao nosso redor a cuidarem umas das outras e a, principalmente, se preocuparem com o meio ambiente.

Com isso, as desigualdades sociais vão, aos poucos, diminuindo, e o meio ambiente passa a ser preservado, o que faz com que tenhamos um mundo cada vez melhor para nós, nossos filhos e netos viverem de forma digna, com saúde, felicidade e bem-estar. Assim, o altruísmo é vantajoso tanto para quem é ajudado quanto para quem ajuda.

Como ser altruísta por meio do Coaching?

O Coaching é uma ferramenta usada no mundo inteiro para despertar o que há de melhor no ser humano. O método usa ferramentas e técnicas que contribuem para que todos evoluam diariamente e se tornem pessoas melhores, tanto no trabalho, quanto em casa e nos demais ambientes pelos quais transitem.

Para conseguir alcançar objetivos tão profundos como esse, a metodologia de desenvolvimento humano do coaching trabalha o autoconhecimento do indivíduo, sendo esse um exercício fundamental para quem está disposto a se desenvolver um pouco mais todos os dias e tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Controlar o egoísmo é um ponto que precisa ser trabalhado, principalmente nas pessoas que desejam ser mais altruístas em seu dia a dia. Dessa forma, o coaching se transforma em uma excelente maneira de apoiar e auxiliar o indivíduo a melhorar sua postura diante dos demais. Isso porque, para muitas pessoas, é quase automático pensar em si primeiro antes de entender qual é o problema do outro e como você pode ajudá-lo.

O altruísmo pode ser exercitado de diversas formas: visitar doentes, auxiliar um vizinho ou um amigo em dificuldades, contribuir com uma instituição de caridade, ou até mesmo iniciar um projeto em benefício de uma causa específica.

Todos esses benefícios e mudanças de comportamento você e sua empresa podem alcançar por meio do Professional & Self Coaching – PSC, programa de desenvolvimento humano aqui do IBC, que visa a despertar e potencializar o melhor que há em cada pessoa e em casa empresa também.

 

Conheça o PSC e torne-se uma pessoa capaz de transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para se viver.Ajudar ao outro é um ato que irá fazer bem não só para quem recebe a ajuda, como também para quem exerce essa ação. A sensação de bem-estar será tão grande que você irá querer ajudar sempre que puder.

O que você achou deste conteúdo, ser de luz? Você pratica alguma ação de altruísmo em sua vida? Deixe um comentário, falando sobre a sua experiência e lembre-se de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também ajudem o mundo a ser ainda melhor.

Copyright: 747951076 – https://www.shutterstock.com/pt/g/boris15

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010