A música é uma expressão artística muito poderosa. A combinação única entre letra e melodia pode despertar nas pessoas diferentes sentimentos, pensamentos, lembranças, sonhos, e por aí vai.
Assim, o ato de ouvir música com alguma regularidade pode potencializar algumas reações humanas, como a expressão das emoções, a elevação da motivação, o fortalecimento diante das adversidades, o alívio do estresse e a promoção da criatividade. Além disso, esse hobby também é uma poderosa opção de entretenimento e diversão, que une as pessoas que gostam de determinados artistas e estilos musicais.
A presença das músicas nas nossas vidas
Hoje em dia, é quase automático ligar o rádio quando estamos no trânsito e até mesmo quando estamos trabalhando, dependendo da tarefa. Ela pode ampliar o nosso foco, a nossa concentração e a nossa produtividade. Também pode evocar memórias poderosas, seja de momentos bons, seja de momentos difíceis. Há canções que nos lembram de determinadas épocas, pessoas, lugares, entre outros.
Fala-se até mesmo na chamada “terapia musical”, em que a música é utilizada como um instrumento de alívio do estresse e da ansiedade para promover calma e relaxamento. Até mesmo em quadros mais complexos, como a depressão, ela pode ser empregada de forma terapêutica.
Por fim, não podemos deixar de lado o caráter ideológico da música, que, por diversas vezes, se torna também uma ferramenta de protesto e liberdade de expressão de artistas que foram/são porta-vozes de ideais da sociedade.
O fato é que, de uma maneira ou de outra, a música faz parte das nossas vidas, e, certamente, há algumas canções que são memoráveis pelos mais diversos motivos.
Canções que motivam e inspiram
Algumas canções, tanto nacionais como internacionais, carregam consigo mensagens inspiradoras e melodias que nos motivam e nos embalam. Elas nos fortalecem diante das situações difíceis da vida e embalam os bons momentos para que sejam cada vez mais frequentes. Confira, na sequência, 10 canções que têm esse poder de elevar o nosso espírito e o nosso emocional.
1. Ain’t no mountain high enough — Marvin Gaye e Tammi Terrell
Ain’t no mountain high enough significa “não há montanha alta o suficiente”. Essa canção explora diversos obstáculos da natureza, como montanhas ou vales, mas reafirma que não importa o tamanho desses elementos naturais, pois nada será suficiente para nos separar do amor e da felicidade. A canção carrega consigo essa ideia de que o amor e a alegria são maiores do que qualquer obstáculo, tanto em sentido físico quanto em sentido metafórico para as adversidades da vida.
2. Don’t stop believin — Journey
Esse clássico do rock retrata as trajetórias de pessoas na busca pelo sucesso. Nesse caminho, sempre há dificuldades, tristezas, um começo difícil, trabalho duro e vontade de tentar a sorte em outro lugar. A mensagem principal da canção, como o título sugere, é justamente nunca deixar de acreditar. Se agarre nos seus sentimentos e nos seus sonhos, pois é lutando por eles que você consegue concretizá-los.
3.Happy — Pharrell Williams
Feliz. Esse é o simples e poderoso título da canção Happy, de Pharrell Williams, uma das mais tocadas de 2014. Também em linguagem metafórica, a canção fala do sentimento de estar feliz, como a luz do sol, como um balão de ar quente, como uma casa sem teto. É tanta felicidade que a pessoa não cabe em si. O ritmo é envolvente e convida todos a baterem palmas e celebrarem a alegria de viver.
4.Imagine — John Lennon
Talvez a mais famosa canção da nossa lista, Imagine foi composta por John Lennon no início dos anos 1970. Em melodia mais lenta e em tons de utopia, o cantor nos convida a imaginar um mundo sem guerras, sem países, sem religiões, sem posses, sem ganância e sem fome. Todas as pessoas estariam unidas em mundo de paz e sem fronteiras. A ideia é a de que a humanidade poderia ser mais feliz em um mundo sem tanta ambição por bens materiais, o que nos leva aos conflitos e guerras.
5.Hold on — Good Charlotte
A canção Hold on da banda Good Charlotte começa com um tom um pouco mais sombrio, retratando as dificuldades da vida e as dores que o mundo pode causar. No entanto, o seu refrão soa como um grito de libertação. A frase Hold on. It gets better than you know sintetiza bem a canção: “Aguente firme. As coisas melhoram mais rápido do que você imagina”.
6. Andar com fé — Gilberto Gil
Chegando às canções nacionais, Andar com fé é um clássico de Gilberto Gil. A fé não costuma falhar, mesmo em momentos de adversidade, como os retratados na canção: a maré, a cobra coral, a lâmina de um punhal, a escuridão, a tristeza da solidão. Mesmo em todas essas circunstâncias, a fé nos acompanha, renovando as nossas energias. O tom da música é alegre e reforça a nossa fé na vida e em nós mesmos.
7. O sol — Vitor Kley
Sucesso de Vitor Kley em 2017, O sol é uma canção daquelas que colocam qualquer ser humano “pra cima”, mesmo naqueles dias difíceis. A música nos ajuda a visualizar e a sentir o poder e a energia do astro-rei, que nos aquece, nos ilumina, nos faz sorrir, nos faz ficar tranquilos. É uma daquelas músicas que nos leva a ser grato pelas coisas mais simples da vida, como o brilho do sol.
8. Tá escrito — Grupo Revelação
Um pagode com uma energia visceral e uma mensagem poderosíssima, que já foi até abertura de novela. Esse é o poder de Tá escrito, do grupo Revelação. A letra é bem clara e capaz de motivar as pessoas no dia a dia, mesmo que os problemas da vida insistam em aparecer. É o que se vê em vários versos, como: Às vezes a felicidade demora a chegar/ Aí é que a gente não pode deixar de sonhar/ Guerreiro não foge da luta e não pode correr/ Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer.
9. Tente outra vez — Raul Seixas
Hino de resiliência, Tente outra vez é possivelmente uma das mais conhecidas canções brasileiras, também presente em filmes, novelas, eventos e campanhas publicitárias. Ela nos lembra de que nós podemos encontrar forças em nós mesmos para suportar as dificuldades de viver e para recomeçar quando algo der errado. Você tem dois pés pra cruzar a ponte. Nada acabou!
10. Felicidade — Marcelo Jeneci
Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz. Esse é o primeiro verso da música, que nos lembra de que a vida é feita de altos e baixos, e que isso acontece com qualquer ser humano. Ainda assim, cedo ou tarde, você vai rir sem perceber e descobrir que há um lugar em que o sol brilha pra você. Mas e se chover? É só dançar na chuva. É uma canção cheia de metáforas, que nos ensina a aproveitar cada minuto da vida, pois não há mal que dure para sempre.
Em conclusão, a música desempenha um papel profundo na vida das pessoas, influenciando o bem-estar emocional, a saúde mental e física, as interações sociais e muito mais. Ela é uma forma universal de expressão e comunicação que transcende barreiras culturais e linguísticas!
E você, querida pessoa, tem alguma canção inspiradora na sua vida? Qual é a sua história com a música? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.