Como lidar com uma pessoa hiperativa

Pessoa Hiperativa

Saiba como lidar com pessoas que possuem o comportamento hiperativo

 

A hiperatividade ou TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma psicopatologia que ocorre no cérebro e leva o indivíduo a ter dificuldade de se concentrar e de manter o foco, variações no humor, inquietação, dificuldade de se organizar e atitudes impulsivas.

Os primeiros sintomas do distúrbio aparecem na infância e, na maioria dos casos, se estende até a vida adulta. Para ter a certeza de que realmente se trata de um caso de hiperatividade é importante ter um diagnóstico e um acompanhamento médico adequado.

Dicas para lidar com uma pessoa hiperativa

Identificar o problema e tratá-lo de maneira adequada é fundamental para que a patologia não interfira no dia a dia do indivíduo e das pessoas ao seu redor. Sabemos que não é fácil para nenhum dos lados, por isso é importante que um profissional indique as medidas que devem ser tomadas para que se possa ter uma vida tranquila e normal.

Se não for tratada, a inquietação comum das pessoas hiperativas causa um sentimento constante de agitação, o que compromete o desempenho do indivíduo no trabalho e nas relações pessoais. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que conhece alguém que é hiperativo e que deseja melhor a relação no dia a dia, seja no ambiente profissional ou no âmbito pessoal. São elas:

 

  • Busque informações sobre a hiperatividade: se você convive com uma pessoa hiperativa e deseja contribuir para a sua melhora, é fundamental que busque informações sobre o transtorno para adotar uma postura mais empática e tolerante.

 

Lembre-se que a informação é a principal ferramenta para acabar com o preconceito. Nesse sentido, quanto mais conhecimento tiver sobre hiperatividade, mais poderá ajudar o hiperativo e todos aqueles com os quais ele convive.

 

  • Entenda que a medicação pode ser necessária: a hiperatividade é causada por um desequilíbrio químico no cérebro. Por isso, a medicação pode ser um dos caminhos indicados pelo médico para o tratamento do hiperativo. É fundamental acabar com o preconceito e entender, de uma vez por todas, que o fato de uma pessoa precisar de alguns medicamentos para transtornos de ordem mental não a torna menos capaz de realizar as tarefas do dia a dia. Pelo contrário, a medicação permite que a pessoa que sofre de hiperatividade exerça suas atividades com perfeição e plenitude.

 

 

  • Incentive a Criação de Uma Rotina: por sentir dificuldade de se organizar para realizar suas tarefas e cumprir horários, ter os compromissos e atividades definidos e registrados ajudará a pessoa hiperativa a fazer tudo o que precisa e começar a se habituar a isso. Por isso é fundamental criar uma rotina!

 

É importante que as atividades do dia a dia, os compromissos importantes e os eventos especiais sejam registradas em um local de fácil acesso e de uma forma bem visual para que seja possível acompanhar as etapas e evitar que o hiperativo se desconcentre ou esqueça dos compromissos no meio do dia.

 

  • Convide-o para fazer atividades físicas: outra forma bastante eficaz de contribuir com a melhora da pessoa que tem TDAH é convidando-a para realizar atividades físicas. Não importa a modalidade escolhida, o importante é se movimentar. Dessa forma, o cérebro da pessoa hiperativa será estimulado a produzir as substâncias que estão em falta.

 

Outra dica que pode ajudar muito os hiperativos, é incentivar a pessoa hiperativa a realizar atividades que exigem atenção plena e foco nos processos, como a meditação e trabalhos manuais, como a pintura e artesanatos em geral.

 

  • Aja com tranquilidade com a pessoa hiperativa: os hiperativos são, naturalmente, inquietos e agitados, então, uma das melhores maneiras de ajudá-los é tratando-os de forma tranquila, sem gerar ainda mais estresse.

 

Como o coaching pode ajudar pessoas hiperativas a terem foco

Um dos principais problemas enfrentados por pessoas hiperativas é  o fato de elas fazerem fazem mil coisas ao mesmo tempo sem se concentrarem em apenas uma atividade por vez. Esse é um dos fatores que prejudicam o foco nas atividades do dia a dia e que, consequentemente, também influencia diretamente em seus resultados.

A hiperatividade é percebida por meio de uma agitação constante, que faz com que a pessoa esteja sempre ligada nos 220.  E é isso que faz com que o hiperativo tenha dificuldade de concentração, que procrastine na hora de realizar as tarefas e não consiga manter o foco tempo o suficiente para terminar suas tarefas.

Os processos de identificação e tratamento do distúrbio podem ir além da medicação e do acompanhamento médico tradicional. Hoje em dia, existem diversas metodologias capazes de proporcionar o desenvolvimento pleno das capacidades humanas em todos os âmbitos da vida da pessoa.

O processo de coaching, por exemplo, é uma dessas metodologias que podem ajudar os hiperativos. Com técnicas, métodos e ferramentas bem definidos, o coaching pode ajudar os hiperativos a modificar seus comportamentos sabotadores e impulsionar ações positivas, de modo que assim, seja possível alcançar os resultados desejados de forma coesa e assertiva. Na prática, isso quer dizer que a metodologia irá ajuda o indivíduo hiperativo a catalisar sua energia da forma certa e congruente com o que deseja realizar e conquistar em sua vida.

Para isso, são realizadas sessões de coaching, onde a pessoa tem a oportunidade de falar com um profissional que a ajudará enxergar novos caminhos e possibilidades para a vida de forma bastante simples e motivadora. Ao definir suas metas e objetivos e vivenciar um profundo processo de autoconhecimento, a pessoa hiperativa começa a perceber quais são seus pontos fortes e quais são os comportamentos que precisam ser melhorados para deixarem de afetar sua vida e resultados.

Como vimos, tudo começa com autoconhecimento, onde a pessoa tem a oportunidade de enxergar com mais clareza as atitudes e comportamentos que sabotam o seu sucesso. E com a metodologia do coaching é possível trabalhar para eliminar as ações nocivas que levam à falta de foco e procrastinação, traçar estratégias realmente efetivas e que permitam o alcance dos alvos pessoais e profissionais pretendidos.

Como no coaching os resultados também são acelerados, as pessoas hiperativas, que optam por este processo, conseguem ter todo o suporte necessário para entender na essência quem elas são; onde podem melhorar; o que têm de melhor e os caminhos que podem trilhar a partir da autocompreensão e do redirecionamento de suas ações.

Deste modo e dispondo de todos os recursos do método, o foco aumenta significativamente e é possível trabalhar e ter uma vida mais produtiva e significativa. O que está esperando então? Invista na formação Professional & Self Coaching (PSC) e ouse ir além.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com as pessoas nas suas redes sociais!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 760999171  – https://www.shutterstock.com/pt/g/photographeeeu

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010