Como superar a timidez no trabalho e no dia a dia

Timidez Saiba como vencer a Timidez no trabalho e no dia a dia

 

A timidez é uma característica comum a muitas pessoas, e não necessariamente está ligada a um comportamento ruim. Ela é um traço da personalidade, e pessoas tímidas podem conquistar grandes resultados e alcançar o sucesso profissional como qualquer outra, basta conseguir superar os aspectos negativos e os bloqueios que esta característica traz para a sua vida.

Neste sentido, com a intenção de ajudar indivíduos que acreditam que não vão conseguir se desenvolver, tanto na vida pessoal quanto na profissional, por conta da timidez, vou compartilhar algumas dicas, para superar os obstáculos e alcançar o sucesso, na vida e na carreira.

Continue a leitura e confira!

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como superar a timidez?

Por mais que seja um traço de nossa personalidade, que em algumas pessoas se manifesta de maneira mais intensa e em outras não, é certo que a timidez, em determinados momentos da vida, acaba por atrapalhar a desenvolvimento e evolução de alguns indivíduos, pois estes sentem altamente retraídos e não conseguem ousar ir além, por medo de arriscar e se machucarem no futuro.

Se você se identifica com esta situação, convido você a me acompanhar e saber como, efetivamente e na prática, você pode superar a timidez, tanto no dia a dia quanto no trabalho, para alcançar resultados extraordinários em sua vida.

Aceite-se como você é!

Acredito, verdadeiramente, que o primeiro passo para lidar com a timidez e superá-la nos momentos em que forem necessários, é aceitar que você é uma pessoa tímida, que isso, possivelmente, não vai mudar e que não tem problema algum em ser assim.

Digo isso, pois existem muitas pessoas que são tímidas, que sofrem por terem a timidez como principal característica de sua personalidade e ficam tentando suprimi-la, assumindo posturas e comportamentos que não condizem com quem elas realmente são.

Se você faz isso, é importante que entenda que tudo isso vai apenas lhe trazer ainda mais sofrimento e não vai mudar nada. Assim, o que você deve fazer é olhar para si mesmo, entender que você tem uma dificuldade, olhar para ela e procurar entender de que forma você pode lidar com ela, com os recursos internos que você possui.

Adotando esta postura, tenho convicção de que você se sentirá muito mais à vontade e preparado para transpor a timidez, nos momentos em que acreditar que não consegue ir além.

Enfrente seus medos

Pessoas muito tímidas costumam ter medo de se impor, seja na hora de falar em público, expor opiniões em reuniões ou apresentações de trabalho e, até mesmo, ao participar de uma rodinha com os amigos.

O medo é mais normal do que se imagina. O que você não pode fazer é deixar que ele te domine e te impeça de fazer as coisas ou de ser quem você é. Por isso, enfrente seus medos e acredite que você é maior que eles.

Aproxime-se, aos poucos, das pessoas

Pessoas tímidas costumam ser muito introspectivas e reservadas, e isso pode acabar prejudicando a socialização com amigos e colegas no ambiente de trabalho. Por isso, procure, aos poucos, conversar com as pessoas ao seu redor, trabalhe em conjunto e interaja durante o intervalo.

Essas atitudes, por mais difíceis que sejam no início, podem te ajudar a ir se soltando e, consequentemente, perdendo a timidez, para interagir com os demais e, com isso, ir ganhando mais confiança em si mesmo, no sentido de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Evite se comparar

Quer superar a timidez em sua vida pessoal e profissional? Não se sinta inferior a nada e muito menos a ninguém. Entenda que cada pessoa é diferente da outra e cada um possui um talento especial que o faz um ser humano único, dotado de capacidades para chegar onde quiser e conquistar tudo o que deseja.

Com você não é diferente! Sendo assim, procure olhar mais para si mesmo e honrar e respeitar a sua própria história, do que ficar comparando e achando que a grama do vizinho é mais verde que a sua.

Acredite em si mesmo

Acredite em si mesmo sempre, independente das circunstâncias. Não importa se você é a pessoa mais extrovertida ou a mais calada da sua turma de amigos, ou da empresa em que trabalha. Entenda, que não é isso o que define uma pessoa bem-sucedida.

Mesmo tendo como principal característica a timidez, você pode conquistar o que quiser, basta acreditar em si mesmo e ter atitude de fazer acontecer.

Trabalhe o seu autoconhecimento

Eu sei que muitas vezes não é tão fácil assim olhar para si e, em um passe de mágica, começar a acreditar em si mesmo. Entretanto, ninguém disse também que é impossível. Para isso, o que você deve fazer é trabalhar o seu autoconhecimento, que nada mais é do que passar a observar suas melhores habilidades, as melhores características de sua personalidade, quais são seus talentos, em quais pontos de sua vida, pessoal e profissional, você tem uma desenvoltura melhor, e assim por diante.

Fazendo este exercício constante, ou seja, de reconhecer suas melhores competências e capacidades, você, além de estar trabalhando o seu autoconhecimento, você também estará, automaticamente, fortalecendo a sua autoconfiança, e, com isso, vai sentir-se cada vez mais preparado para superar a timidez e batalhar pela concretização de seus sonhos e objetivos.

Cuidado com a opinião alheia

Em muitos casos, a timidez se manifesta e impede o indivíduo que é tímido de ousar ir além, pelo medo da opinião das pessoas que o cercam. Até quem não é tão tímido assim acaba se importando mais do que deveria com o que outros têm a dizer.

Neste sentido, a minha dica é que você não dê, tanto assim, ouvidos às opiniões e até mesmo às sugestões das pessoas que lhe cercam, mesmo aquelas que você considera bastante, como amigos e familiares.

Digo isso, pois, por mais que estas pessoas te amem, por mais que elas queiram te proteger, manifestando e opinando sobre alguns pontos de sua vida, só você sabe a dor e a delícia de ser quem é, como já diria Caetano Veloso. O que quero dizer com isso, é que só você entende suas vontades, desejos, seus sentimentos, aquilo que te deixa feliz ou triste, enfim, somente você carrega suas angústias e, por mais que as pessoas ao seu redor te queiram bem, não são elas que vão ter de lidar com os resultados das escolhas que você faz em sua vida, uma vez que isso cabe apenas a você.

Sendo assim, é importante que você não se deixe impedir pelo o que o outro pensa ou diz sobre você, a sua vida e as suas escolhas, já que será só você que vai colher os frutos disso, sejam eles bons ou ruins.

Não deixe que a timidez comande a sua vida

Em muitos casos, as pessoas que são tímidas, evitam se relacionar e interagir com outras, evitam falar em público, participar de eventos profissionais, festas, entre outras situações, por mais que queiram muito fazer tudo isso, por medo, vergonha e porque deixam a timidez comandar suas vidas.

Para lidar com isso, o que você pode fazer é começar a respeitar a sua própria vontade, ou seja, se você tem vontade de ir á uma festa, decida ir e realmente vá. Não deixe que a timidez tome conta de você, pois, provavelmente, ela vai impedi-lo de fazer o que quer.

Ao adotar esta postura, ou seja, se tornar atuante em sua própria história, você passa a se respeitar ainda mais e começa a se sentir ainda mais fortalecido para conquistar seus sonhos e objetivos.

Dê mais risada de você mesmo

A dica aqui é que você procure não se levar tão a sério assim, para que, dessa maneira, possa aproveitar mais as coisas boas que a vida tem a lhe oferecer. Sendo assim, se o seu maior receio enquanto pessoa tímida é que aqueles que estão ao seu redor observem os erros que você comete, sejam eles pequenos ou grandes, e comecem a te ridicularizar por isso, pratique o exercício de ser o primeiro a rir de você mesmo.

Com isso, você vai começar a entender que erros acontecem, que todos nós, tímidos ou não, estamos sujeitos a eles, e que, o melhor a se fazer, é rir da situação, levá-la com mais bom humor e seguir adiante, pois somente assim teremos a oportunidade de levar uma vida muito mais leve e tranquila.

Utilize a técnica FORD a seu favor

Outro grande receio de indivíduos que têm a timidez como principal traço de sua personalidade é interagir e conversar com outras pessoas. Se você se deparar com uma situação com esta, seja em algum evento profissional ou em alguma festa de família, o que você pode utilizar a seu favor é a técnica FORD, que consiste basicamente em:

  • Família
  • Ocupação
  • Recreação
  • Desejos

Basicamente, o que você vai fazer, quando encontrar uma pessoa que há muito tempo não via, é fazer perguntas sobre sua família, sobre sua ocupação, sua vida profissional, carreira, sobre seus momentos de lazer, se ainda pratica a atividade que praticava quando vocês tinham contato, e, por fim, você pode escolher falar também sobre os desejos dela para o futuro, seus anseios e assim por diante.

Esta é uma técnica extraordinária, pois, além de render as mais variadas perguntas, rende também bastante respostas, o que faz com que a pessoa acabe falando mais do que você e faz também com que você compreenda que se comunicar com o outro não é nenhum um bicho de sete cabeças, que pode surtir bons papos e você pode ir ficando cada vez mais a vontade para fazer isso.

Supere seus obstáculos através do livro “O poder do Autoconhecimento”!

Faça Coaching

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano e profissional, que mais tem ajudado pessoas ao redor do mundo a lidarem com seus medos, bloqueios e crenças limitantes, para que estas consigam ter uma vida cada vez mais realizada, tanto em casa, quanto no trabalho.

Neste sentido, a minha dica, aqui, é que você permita-se ir além e conheça a melhor e mais completa formação em Coaching do país: o Professional & Self Coaching – PSC. Trata-se de um curso, que, em um curto espaço de tempo, por meio de conhecimentos, técnicas e ferramentas, comprovadamente eficazes, vai te ajudar a se enxergar de uma nova maneira

Isso quer dizer que, ao final do curso, você terá desenvolvido os recursos necessários, como autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, entre outras habilidades e competências, que te ajudarão a vencer seus medos, superar bloqueios e crenças limitantes, a acreditar cada vez mais em si mesmo e em seu potencial infinito, para que, assim, tenha os subsídios necessários para lidar melhor com a timidez, aceitando-se como você verdadeiramente é e levando uma vida com mais leveza e tranquilidade.

 

Permita-se vencer este grande bloqueio, que te impede de ir além, e entre, agora mesmo, em contato com um de nossos consultores, para garantir a sua vaga na próxima turma no PSC em sua cidade!

Agora me conte, Ser de Luz: gostou deste conteúdo? Como você lida, no dia a dia e no trabalho, com a timidez? Acredita que é possível superá-la? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e, se este artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe em suas redes sociais, para que ele possa ajudar também outras pessoas que passam pelas mesmas situações que você!

Copyright: 1226957692 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010