O que é Efeito Borboleta e como ele influencia nossas vidas?

Efeito Borboleta Conheça o Efeito Borboleta

 

Ser de Luz, você já ouviu falar ou até mesmo já chegou a assistir ao filme Efeito Borboleta (The Butterfly Effect)? Lançado em 2004 aqui no Brasil, ele conta a história do jovem Evan Treborn, interpretado pelo ator americano Ashton Kucther. Nele o rapaz, que sofre com dores de cabeça severas, capazes inclusive de fazê-lo desmaiar, consegue, nos momentos em que está completamente inconsciente, realizar viagens no tempo, voltando para situações difíceis, especificamente para períodos relacionados à sua infância e adolescência. 

Ao retornar para estes momentos de seu passado, Evan consegue também alterar fatos importantes, que causaram sofrimento não só a ele, mas também a seus amigos, como é o caso de Kayleigh, sua namorada de infância. O problema é que ao modificar as situações passadas, Evan acaba gerando consequências verdadeiramente inesperadas no futuro, tanto para ele mesmo quanto para todos que estão seu redor, principalmente Kayleigh e seu amigo e vizinho Lenny.

Recorri a esta história, para falar sobre um tema, que acredito ter real influência sobre nossas vidas, que é o Efeito Borboleta. Acompanhe-me nesta leitura e entenda um pouco mais sobre esta teoria. 

[php_everywhere instance=”2″]

O que é Efeito Borboleta?

“Poderia o bater de asas de uma borboleta no Brasil causar um tornado no Texas?”

Além de uma reflexão extraordinária, este foi o título de um artigo publicado em 1972, pelo criador desta poderosa teoria, em que ele divulgou e explicou ao mundo sua descoberta MA-RA-VI-LHO-SA! 

Descoberto em 1960, pelo matemático Edward Lorenz e tido como um dos principais resultados obtidos a partir da Teoria do Caos, o Efeito Borboleta nada mais é que a análise de como pequenas alterações nas condições iniciais de grandes sistemas, podem gerar transformações drásticas e significativas nestes. 

Como sistemas, podemos considerar os padrões climáticos que temos, a movimentação de grandes grupos de asteróides, ou a forma como as pessoas interagem entre si e com todo o universo ao seu redor, em seu dia a dia.

No que diz respeito à esta grande descoberta, o que se sabe é que Lorenz, que também era meteorologista, fazia uso de um computador antigo para realizar o cálculo relacionado à padrões climáticos. 

Após fazer uma só simulação, ele decidiu realizá-la mais uma vez, no entanto, no momento de inserir os dados e as informações novamente no sistema, ele acreditou que o acréscimo ou a diminuição de casas decimais nos números não fariam diferença no resultado obtido ao final da equação. 

Assim, ao invés de colocar 0,000001, conforme fez na primeira vez, ele colocou 0,0001. Ao fazer a análise do resultado obtido através desta segunda simulação, ele observou que ela estava completamente alterada e diferente em comparação com a primeira, o que lhe deu base para formular, através da equação obtida, o que conhecemos hoje como Efeito Borboleta. 

Desses cálculos surgiram também a Teoria do Caos, que podemos definir como sistemas tidos como verdadeiramente complexos e que são imensamente sensíveis à pequenas modificações em suas condições iniciais. 

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

A influência do Efeito Borboleta em nossas vidas

O Efeito Borboleta é algo verdadeiramente poderoso e que, assim como no filme, que eu descrevi acima, porém, de forma menos fantasiosa e mais real, tem grande influência sobre nossas vidas, podendo gerar consequências marcantes, tanto para nós mesmos, quanto para todas as pessoas e sistemas que nos rodeiam. 

Quando paramos para pensar sobre ele, somos levados a refletir sobre os acontecimentos de nosso cotidiano, desde os menores até os maiores. Quantas histórias você já ouviu de pessoas, que, por pequenos atrasos, acabaram perdendo um voo marcado e evitaram se tornar vítimas de acidentes aéreos? 

Ou quantas vezes você já ouviu alguém contar que estava saindo para uma entrevista de emprego, por exemplo, se deu conta que esqueceu o celular em casa e, ao retornar para pegar o aparelho, acabou perdendo o transporte coletivo, não conseguindo chegar à tempo, o que o fez perder uma oportunidade e ganhar outra ainda melhor dias depois?

Situações assim acontecem todos os dias, o tempo todo, seja conosco, com nossos amigos, familiares, bem como com pessoas que nem conhecemos, mas que estão por aí, espalhadas pelo mundo, fazendo escolhas que podem impactar suas próprias vidas e as vidas daqueles que as rodeiam. 

Diante disso, o Efeito Borboleta nos faz refletir também, não só sobre as questões que pontuei mais acima, mas também sobre as escolhas que fazemos, sobre a necessidade de pensarmos de forma cada vez mais global, de pensarmos no universo como um todo, nas pessoas, no meio ambiente, para que assim ajamos de forma mais consciente e que cause menos impacto negativo na vida do outro e nos sistemas nos quais estamos inseridos. 

É fundamental que, antes de agir ou de nos decidirmos por algo, façamos uma análise profunda dos efeitos que nossas escolhas terão de forma geral, seja em casa, no ambiente de trabalho, nos espaços religiosos dos quais fazemos parte, na escola, faculdade e assim por diante. 

Pensando assim, ou seja, no real impacto de nossas ações, podemos evitar diversas situações que têm causado complicações no mundo como um todo, como a poluição ambiental, por exemplo. Se cada um de nós fizer a sua parte, realizando coleta seletiva dentro de nossos lares, utilizando cada vez menos plásticos, colocando o lixo em nossos bolsos, quando estivermos na rua, para descartar nos locais corretos depois, entre outras ações, ainda teremos chances de preservar o nosso planeta, bem como todos os recursos naturais que ele oferece. 

Assim, cabe a todos nós analisar qual o nosso papel? Como podemos ser conflitos no ambiente de trabalho ou em casa, por exemplo? De que forma podemos desenvolver pequenas ações, que vão resultar em grandes feitos no futuro? Fazer esta autoanálise e colocar em prática boas ações, de uma forma geral, vai lhe permitir ser uma pessoa melhor, que verdadeiramente contribui para a construção de um mundo também melhor e vai abrir caminhos para que o Efeito Borboleta tenha influência cada vez mais positiva sobre a sua vida e sobre a vida de pessoas que você nem imagina que pode impactar. 

Pense nisso e comece agora mesmo a praticar pequenas e extraordinárias ações!

Agora me conte, querida pessoa: o que você achou deste tema? Gostou de conhecer e saber como funciona o Efeito Borboleta? O que você acredita que pode fazer, efetivamente e na prática, para construir um mundo melhor? Deixe suas considerações nos comentários e lembre-se de curtir e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos também entendam a influência desta teoria em suas vidas.

Copyright: 617197034 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nikkizalewski

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010