Os lados positivos e negativos da Impulsividade

pontos negativos e positivos da impulsividade

A impulsividade tem seus pontos positivos e negativos


 
A impulsividade se caracteriza por reações impensadas e repentinas. O impulsivo age a favor de recompensas imediatas, e não consegue ver de forma clara quais são as possíveis consequências de suas ações, em especial aquelas a longo prazo.

O comportamento impulsivo pode ser estimulado através de intromissões sociais, como: causar confusões, interromper excessivamente os outros, provocações, tomada de decisões precipitadas, que em sua maioria podem ter implicações agravantes.

Muitos dos impulsivos buscam o conflito como forma de estimular o próprio córtex pré-frontal, no entanto, não sabem ou planejam fazer isso. Os estímulos dessa parte do cérebro funcionam como uma droga para os seres impulsivos, que, ao tomarem tais atitudes, mesmo sem saber, estão se autossabotando.

Nos mais diversos aspectos da vida, a impulsividade age como um ato de libertação, sem que se se haja um filtro interno de pensamentos, que é de importância ímpar para o convívio em sociedade, algo que faz com que a impulsividade tenha seus pontos positivos.

Neste artigo vamos analisar exatamente estes pontos, assim como os negativos, para que consigamos manter o equilíbrio em nossas ações, e assim possamos nos ajudar e ajudar as pessoas ao nosso redor constantemente.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Riscos da impulsividade

Nesse primeiro momento, acredito que devamos analisar quais os prejuízos que a impulsividade pode trazer à vida de quaisquer tipos de indivíduos, tanto no ambiente profissional, quanto fora dele.

Tomam decisões precipitadas

Os impulsivos, ao tomarem decisões precipitadas, podem se colocar em situações desfavoráveis, como assumir uma nova posição no trabalho ou em um novo emprego sem ter as informações ou competências necessárias para tal, por exemplo.

Este é um grande risco, uma vez que, para que tomemos decisões em nossa vida de forma assertiva, é necessário que tenhamos o máximo de informações possíveis, para que assim minimizemos de maneira considerável as consequências negativas que venham a surgir futuramente.

Colocam-se em situações de risco

Pessoas impulsivas são facilmente encontradas em situações de risco, têm constantemente episódios de agressividade, cenas com violência envolvida, seja verbal ou física, comportamentos sociais negligentes, além de, em alguns casos, abusarem das mais diversas substâncias.

Como não conseguem pensar a longo prazo, acabam colocando a própria vida em jogo, visto que elas não têm a habilidade de controlarem suas emoções, e acabam estourando com todos ao seu redor com bastante facilidade.

Vivem na defensiva

No ambiente corporativo, por exemplo, se não gostarem do resultado de uma reunião ou se forem cobrados e pressionados por algo, os impulsivos podem “atacar” seus colegas e superiores, expondo suas opiniões sem que passe por nenhum tipo de filtro.

Isso acontece pois estamos falando de pessoas que vivem constantemente na defensiva, sendo assim, dificilmente aceitam feedbacks, independente se estes fazem sentido ou não, por isso, além de sentirem a necessidade de se defenderem o tempo todo, elas fazem isso atacando os outros, sem a menor cerimônia, justamente para esconderem suas próprias falhas.

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Existem sim pontos positivos

Neste momento você deve estar se perguntando: Mas, Zé, depois de tudo isso que lemos até aqui, será mesmo que existem pontos positivos a serem aproveitados na personalidade de uma pessoa impulsiva? E a minha resposta para você é que sim.

Assim como todos nós, as pessoas impulsivas também possuem o seu lado luz e sombra, basta que estejamos atentos para cada um deles, verificando de que maneiras podemos explorar e intensificar o seu lado que é luz.

Expõem suas opiniões

Essas pessoas, no entanto, podem ser muito bem vistas na empresa em que trabalham, justamente pela audácia de fazer e falar tudo aquilo que os outros não têm coragem. Caso consigam canalizar os sentimentos negativos e descarregá-los fora desse ambiente, agindo com inteligência emocional, há grandes chances de serem muito bem estimadas pela diretoria da empresa onde exercem seu trabalho.

São conhecidos como pioneiros

Aqui, estamos lidando com pessoas que, apesar de todos os pontos citados no itens acima, têm uma característica que muitas empresas hoje em dia têm buscado em seus colaboradores, que é a ousadia e a coragem para arriscar.

As pessoas impulsivas geralmente são consideradas pioneiras, pois, por não pensarem muito em prós e contras, elas vão lá e fazem as coisas acontecerem. Isso porque elas preferem ver seus projetos saindo do papel, do que esperar o “momento certo” para que isso aconteça. Com isso, existem ganhos consideráveis para todos, visto que em todo ambiente, é necessário que hajam pessoas altamente executoras, que tenham vontade de fazer e ver os processos em andamento.

Sendo assim, mesmo que tenha a chance de algo não dar certo, seja no ambiente de trabalho ou no pessoal, as pessoas impulsivas, preferem focar na possibilidade de que tudo dê bons frutos, o que geralmente acontece, pois elas se apoiam em sua audácia e ousadia, para alcançarem o sucesso que tanto almejam.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Coaching para auxiliar pessoas impulsivas

O Coaching é um método utilizado para desenvolver as capacidades e habilidades que existem em cada pessoa, quebrando barreiras e crenças limitantes. Através do processo, é possível fazer a pessoa impulsiva despertar seu potencial máximo e aumentar sua autoconfiança, de forma que esta busque sempre sua energia, coragem e ousadia para alcançar seus objetivos de forma assertiva.

Além disso, com a ajuda do processo de Coaching, a pessoa quem tem este perfil, consegue equilibrar suas emoções, controlando-as e entendendo qual o momento certo para ser mais ousado e “agressivo”, e qual o momento em que as coisas precisam ser tratados com mais parcimônia, sem a necessidade de tanta agressividade para que tudo seja resolvido da melhor maneira possível, não só para as pessoas ao seu redor, mas também para ela mesma.

No final das contas, todos saem ganhando com o processo de Coaching, mas a pessoa impulsiva ganha mais, pois ela entende que não precisa estar sempre com as emoções a flor da pele para conseguir alcançar seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais.

Acredito que após esta leitura você conseguiu ter uma visão mais ampliada com relação às pessoas impulsivas. E se você é uma delas, a minha dica é que você experimente realizar o Professional & Self Coaching – PSC, que é a formação em Coaching aqui do IBC, que vai possibilitar a você a chance de lidar com os acontecimentos de sua vida de uma forma mais leve e diferenciada. Faça Coaching e tenha ainda mais resultados extraordinários em sua vida.

Agora me conta: você gostou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários e lembre-se de continuar nos acompanhando por aqui, em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube, pois todos os dias trazemos conteúdos empoderadores para você!

Copyright: 376650352 – https://www.shutterstock.com/pt/g/romanova%20natali

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63