O poder do pedido de desculpas

Duas pessoas se desculpando

Odua Images Pedido de Desculpas

Desculpa é o ato de reconhecer um erro e se retratar. E esse é um dos motivos pelos quais conseguimos viver socialmente, saber aceitar e pedir desculpas, essa é uma forma de manter relações e permitir acordos.

O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo que fizemos e temos a intenção de consertar. Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.

Pedir desculpas não deve se tornar um hábito que é feito sempre que fazemos algo errado, pedir desculpas tem que ser algo verdadeiro, e simplesmente um pedido. Pode até parecer uma tarefa difícil, mas é isso que poderá ajudar a consertar e melhorar seu relacionamento com outras pessoas.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Nem sempre estamos certos

Em um pedido de desculpa sincero, não há quem está certo ou errado. É preciso deixar essa ideia de lado na hora de pedir desculpas a alguém,e enxergar o lado da outra pessoa e reconhecer a veracidade de seus sentimentos, por mais que você ache que esteja certo.

Ao pedir desculpas você deve aceitar as responsabilidades por suas ações, reconhecendo seus equívocos e erros.Mantenha o foco no que você fez e peça desculpas sinceras.

Evite se aprofundar novamente no assunto, seja o mais direto e racional possível, se não pode soar como se quisesse ainda estar certo.Seja sucinto e sincero.

Você também pode utilizar de forma cuidadosa pretextos para pedir desculpas, como uma forma de expressar que a ofensa não foi intencional, isso pode ser útil como forma de reafirmar que você se importa com a pessoa e não deseja o seu mal.

E lembre-se de evitar utilizar a palavra“mas” em seu pedido de desculpa, ele pode ser interpretado como não sincero.Exemplo: Venho aqui te pedir desculpas pelo que fiz. Mas você disse algo que eu não gostei.

Independente de todas as dicas dadas para se pedir desculpas, o mais importante é que esse pedido venha de um arrependimento por algo e, principalmente, deve vir do fundo do coração.

Gostou do meu artigo? Quer contribuir com mais alguma informação?Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010