O que é autocrítica e como usá-la a seu favor?

Mulher se olhando no espelho

Confira 5 dicas para usar a autocrítica a seu favor.

A autocrítica está relacionada com a capacidade interna que uma pessoa tem de realizar uma crítica de si mesma e para si mesma. Ela tem origem na análise de seus próprios atos, da maneira de agir, dos erros cometidos e também da possibilidade de realizar uma autocorreção.

Essa é a melhor forma de uma pessoa se aprimorar, além de ser um mecanismo característico do processo de autoconhecimento. Isso porque é apenas conhecendo a si mesmo que se torna possível identificar pontos fortes, fracos e potencialidades, possibilitando a correção dos rumos de sua jornada existencial.

Você já tinha se dado conta da importância da autocrítica? Tem o hábito de fazer isso? Confira mais informações a respeito e continue a reflexão enquanto lê este artigo. Vamos lá?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Você sabe usar a autocrítica a seu favor?

A autocrítica consiste em saber analisar as próprias atitudes e ter capacidade de avaliar aquilo que faz ou pensa. Dessa maneira, é possível perceber um erro cometido e, a partir dessa percepção, ser capaz de corrigi-lo. É fundamental aprender com os próprios erros e, a partir daí, saber mudar e agir. A autocrítica é importante para o amadurecimento pessoal.

Todos têm a capacidade de perceber a si mesmo e analisar seus atos e consequências, a única diferença é que alguns usam essa habilidade com mais frequência e sinceridade do que os outros. E você, de que lado está?

Saiba que, mesmo que não tenha o hábito de realizar a autocrítica, sempre é tempo de começar. Mas, para ter estímulos para isso é necessário que conheça os benefícios desse tipo de análise.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Benefícios da autocrítica

Uma pessoa que sabe fazer autocrítica e reconhecer seus erros consegue viver de forma muito mais plena e significativa. Confira, a seguir, os principais benefícios envolvidos com essa postura.

Responsabilização

O principal benefício da autocrítica e que gera todos os outros é a responsabilização. O indivíduo que se observa e se analisa se responsabiliza pelos seus atos em vez de terceirizar a culpa pelo que lhe acontece.

Nesse sentido, se ele faz uma cena de ciúme da pessoa amada, por exemplo, sabe que a responsabilidade pelo que aconteceu é sua. Independentemente de a pessoa ter feito algo errado ou não, ninguém manda no comportamento de um terceiro. Assim, se houve uma reação exagerada, não dá para culpar o outro.

Aquele que realiza a autocrítica reconhece que, independentemente de ter sido magoado ou não, isso não lhe dá o direito de abrir mão da responsabilidade pela forma como age. Essa é a chave para uma postura mais ativa perante a vida.

Humildade para reconhecer erros

Se autocriticar significa se observar, entender os resultados das próprias ações e, assim, verificar se houve erro ou acerto. Ao desenvolver essa habilidade, naturalmente o indivíduo se torna mais humilde, pois deixa de lado o ego para reconhecer que falhou.

A humildade é um conceito importante de ser mencionado porque muitos a confundem com submissão e subserviência e isso não é verdade. Ser humilde, na realidade, é reconhecer as próprias limitações e, dessa maneira, saber pedir perdão e aprender com o outro.

Facilidade em perdoar

Assim como o indivíduo que realiza a autocrítica é humilde para reconhecer os próprios erros, ele também tem mais facilidade em perdoar os outros. Isso se deve ao reconhecimento da humanidade presente em si e nas outras pessoas, no fato de que o erro faz parte do caminho para se chegar ao acerto.

Aprendizado através das experiências

Aqueles que apenas vivem, sem parar para refletir sobre as experiências, acabam perdendo grandes aprendizados. E a autocrítica vem exatamente para isso, para identificar as ações que poderiam ter sido realizadas de maneira diferente e aprender lições importantes a respeito.

Possibilidade de se desenvolver

Seguida do aprendizado através das experiências vem a possibilidade de se desenvolver. Afinal, aqueles que aprendem com suas vivências se tornam pessoas evoluídas e mais bem preparadas para lidar com os desafios da vida.

Relacionamentos mais positivos

Todos os outros benefícios permitem que as pessoas que realizam a autocrítica tenham relacionamentos mais positivos. Afinal, se relacionar com terceiros, seja em uma amizade, amorosamente ou em família tem seus desafios. Contudo, quando há humildade, perdão e auto responsabilização, as conexões se tornam mais sólidas e verdadeiras. 

Autocrítica é diferente de autojulgamento

É necessário tomar cuidado, entretanto, para que a autocrítica não se torne uma maneira de autossabotagem. Ela deixa de ser saudável quando o indivíduo exagera na avaliação que faz de si mesmo, deixando de perceber o lado bom de seus atos. Quando isso acontece, a pessoa acaba se tornando inimiga de si mesma, destruindo sua autoestima.

Lembre-se: nenhum exagero é bom. O ideal é sempre ter equilíbrio em tudo aquilo que faz. Críticas sem uma proposta de melhoria não são úteis a ninguém. O melhor a fazer é reconhecer suas falhas e agir para corrigi-las, mas sem se martirizar e se sentir inferior por ter falhado.

Vale destacar que esse é um processo que pode ser bastante desafiador, especialmente para quem vem de uma trajetória de excesso de julgamento a si mesmo. Contudo, a partir do momento em que perceber o quanto isso é nocivo e, conscientemente, decidir mudar, se manterá motivado a promover essa importante transformação interna.

5 Dicas para usar a autocrítica a seu favor

Se deseja começar a usar a autocrítica a seu favor, existem algumas atitudes que deve considerar para extrair apenas coisas boas dessa reflexão, acompanhe!

  1. Tire um tempo do seu dia para reflexão – Pense nas experiências que viveu, no que achou positivo e no que acredita que poderia ter feito diferente.
  2. Fortaleça sua autoestima – A autocrítica deve ser uma análise objetiva e, para isso, é preciso que se sinta confortável sendo quem é, se ame e se aceite.
  3. Entenda que você não é a sua falha – Muitas pessoas se diminuem quando cometem um erro, resumindo a si mesmas a uma única atitude. É importante entender que uma única falha não tira o seu valor.
  4. Mostre-se aberto a feedbacks – É comum que familiares e amigos próximos deem feedbacks sobre o comportamento uns dos outros. Se alguém fizer isso contigo, mostre-se aberto a ouvir, apenas cuidando para evitar absorver críticas negativas e que nem nada agregam.
  5. Preze sempre pelo equilíbrio – Procure sempre se observar e se perceber que está se criticando demais, pare e seja mais gentil consigo mesmo. Lembre-se sempre que a ideia é reconhecer erros para melhorar e não para se colocar para baixo.

Viu só como é possível usar a autocrítica a seu favor e crescer através dela? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a reflexão adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63