Temos que manter o equilíbrio em todos os momentos da vida

Equilíbrio

É essencial manter o equilíbrio em todos os momentos da vida

 

Pode parecer uma afirmação um tanto quanto difícil de se levar em consideração, mas sim, é fundamental que mantenhamos o equilíbrio nos mais diversos momentos de nossa existência. Eu sei que muitas vezes pode ser complicado manter o controle emocional diante, principalmente, das adversidades e dos desafios, entretanto, devemos fazer a nossa parte e lembrar que, por mais que a estrada seja sinuosa, se nos mantivermos fortes e confiantes, ao final dela sentiremos orgulho de nós mesmos por continuarmos tentando.

Assim, um dos grandes caminhos para isso, ou seja, para ser vencedor ao longo da vida, é encontrar maneiras de cultivar o equilíbrio emocional, já que é ele que vai nos conceder a resiliência que tanto precisamos para seguir em frente todos os dias, sem pensar em desistir em nenhum momento.

Por isso, querida pessoa, convido você a me acompanhar na leitura deste conteúdo e saber um pouco mais sobre a importância de se manter o equilíbrio, bem como de que maneira você pode ter o controle de suas emoções. Confira:

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O equilíbrio é essencial

É certo que a nossa vida é repleta de altos e baixos. Não há como negar o fato de que, em alguns momentos, estamos desfrutando de fases que nos enchem de alegria, felicidade e satisfação, e em outros, acontecem tantos problemas, às vezes até um atrás do outro, que pensamos até que essa má fase nunca vai passar.

Porém, por mais que tenhamos esta crença de que os problemas vão durar para sempre, se fizermos um breve retrospecto de nossa vida, veremos que sobrevivemos a todas as avalanches que nos atingiram em cheio até aqui. Este é um dos motivos que deve nos fazer acreditar no poder do equilíbrio para que sobrevivamos, de uma maneira ainda melhor, com mais saúde e qualidade de vida, a todas as tormentas de nossa existência.

Assim, a importância do controle e do equilíbrio emocional ao longo da vida, vem do fato de que, a partir do momento que podemos contar com cada um deles, temos a chance de ver a vida com muito mais leveza e resolver os problemas com muito mais confiança, tanto no universo ao nosso redor, quanto em nós mesmos.

Por isso o equilíbrio é tão essencial, já que é ele que nos ajudar, principalmente, a vencer o estresse do dia a dia, nos dando a grande possibilidade e habilidade de enxergar, onde ninguém mais está enxergando, as soluções para as adversidades.

Como manter o equilíbrio?

Desde o começo, tenho certeza, que esta era a pergunta que não queria calar, não é mesmo?! Pois bem, chegou a hora de respondê-la. Para isso, vou compartilhar com você algumas dicas, que você pode inserir aos poucos em seu dia a dia e que vão contribuir para que você mantenha sempre o equilíbrio, independentemente da situação adversa que esteja lhe rodeando.

Foque na solução

Geralmente, quando nos deparamos com algum tipo de problema, que surge de forma inesperada, tendemos a nos desesperar, pois acontece exatamente aquilo que eu disse anteriormente, ou seja, não acreditamos que conseguimos resolver.

Porém, é necessário mudar esta postura, caso o objetivo seja manter-se sempre equilibrado. Assim, a partir de agora, quando surgir algum desafio em sua vida, o ideal é que você comece a pensar nos recursos que possui e nas soluções para resolvê-lo.

Digo isso, pois quando você foca na solução, você esquece o problema e passa a enxergar e realizar as ações essenciais para resolvê-lo, sem perder tempo para se lamentar ou se sentir vítima da situação.

Mantenha-se otimista

Manter-se otimista é entender que, por mais complicadas que sejam as situações, no final das contas tudo que acontece em sua vida é para fazer com que você cresça e evolua constantemente. Quando você acredita que tudo foi feito para dar certo, que as experiências adversas são, na verdade, grandes aprendizados que você precisa ter para alcançar o seu potencial infinito e vencer, você passa a ter mais chances de ser uma pessoa equilibrada, que sabe que vai sobreviver aos mais diversos problemas, independentemente de seu tamanho.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Cultive a resiliência

Por mais que os baques da vida seja grandes e intensos, é necessário se recompor, afinal, não temos muito mais o que fazer, senão respirar fundo e seguir em frente, se adaptando às mudanças e às experiências que servem justamente para nos moldar e nos ensinar.

Neste sentido, é fundamental cultivarmos diariamente a nossa resiliência, pois é ela que vai nos dar força para seguir adiante, em busca de nossos objetivos, mesmo que nos digam que não conseguimos ou que os problemas pareçam maiores do que realmente são.

Invista em seu autoconhecimento

Muitas vezes, acabamos perdendo o equilíbrio diante das experiências negativas da vida, pois não conseguimos enxergar em nós mesmos os recursos necessários para lidar com cada uma delas da melhor maneira possível.

Diante disso, para que tenhamos uma vida muito mais equilibrada, independentemente do momento que estejamos enfrentando, podemos e devemos investir em nosso autoconhecimento. Isso porque é ele que vai nos permitir conhecer melhor cada uma de nossas potencialidades e pontos fortes, capazes de nos ajudar nas situações mais adversas.

Sendo assim, ter maior clareza sobre nossos recursos internos será de grande valia ao longo da vida.

Coaching para uma vida muito mais equilibrada

Outro grande aliado neste processo de se manter uma vida equilibrada em todos os seus momentos é o Coaching, que é um processo de desenvolvimento humano, capaz de oferecer aos mais diversos tipos de pessoas e perfis a transformação de realidade e os resultados extraordinários que sempre sonharam em alcançar.

Durante a formação, o indivíduo aprende técnicas altamente eficazes de autoconhecimento, que vão lhe ajudar a conhecer melhor suas principais habilidades, bem como os pontos que precisam de melhorias, para que os seus objetivos sejam alcançados com muito mais assertividade.

Assim, a minha dica, antes de finalizar este conteúdo, é que você conheça o Professional & Self Coaching – PSC, formação em Coaching aqui do IBC, que vai lhe permitir conhecer técnicas e ferramentas para manter uma vida muito mais equilibrada emocionalmente, assim como você deseja.

Permita-se ir além e alcance resultados extraordinários com a melhor e mais completa formação em Coaching do país, o PSC!

Sempre ouvi falar que é necessário ter o controle sobre as nossas emoções para que elas não nos controlem em nossas ações. Acredito nisso. Entretanto isso não quer dizer que devemos suprimir nossos sentimentos, já que o ideal é que os compreendamos, aceitemos aquilo que não podemos mudar, e transformemos aquilo que está ao nosso alcance.

Dessa maneira, teremos a chance de ter uma vida com pensamentos leves e muito mais equilibrada, feliz e saudável, assim como todos nós merecemos.

Agora que você já sabe os motivos pelos quais deve ter equilíbrio em todos os momentos da vida, que tal deixar o seu comentário, me dizendo o que achou deste conteúdo e o que faz para ter mais controle sobre suas emoções? Lembre-se também de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais e de continuar nos acompanhando para mais informações sobre desenvolvimento pessoal e alta performance como estas.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 571638802 – https://www.shutterstock.com/pt/g/apops

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010