A arte de argumentar: habilidade essencial para ter sucesso na carreira profissional

Saiba como Argumentar Habilidade essencial para ter sucesso na carreira: Argumentar

 

O artigo de hoje é ideal para quem está buscando por forma de melhorar a habilidade em argumentar em qualquer tipo de situação. Se você não é da área comercial e está pensando em ir embora achando que esse é um texto apenas de vendas, pode ficar tranquilo que este artigo é muito mais do que isso. Para comprovar, basta você responder as questões abaixo:

  • Você já perdeu a oportunidade de conseguir um emprego por não saber valorizar sua experiência profissional por meio de argumentos?
  • Você já deixou de obter uma promoção no trabalho por não conseguir argumentar que era o colaborador ideal para o seu superior?
  • Você já aceitou um preço mais alto de um fornecedor por que não conseguiu encontrar os argumentos certos para a negociação?
  • Agora para a área comercial, você já perdeu uma venda por não soube transformar o conhecimento que tem do produto em um bom argumento?
  • Na vida pessoal, você já deixou de conseguir algo, pois não soube usar o motivo certo para tê-lo?

Se você já passou por uma das situações acima ou por cenários parecidos, é provável que precise treinar o seu poder de argumentação. Ele está dentro de você! Basta que você o exercite um pouquinho todos os dias.

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4 dicas essenciais para se destacar na arte de argumentar

Selecionamos 5 dicas essenciais para você aprender a desenvolver o seu poder de argumentar sem precisar sofrer com isso. Confira:

  • Estude o máximo de informações que puder, usando o máximo de fontes e referências possíveis. Para isso, use portais especializados, fóruns de debate, redes sociais e converse com especialistas do ramo.

Não custa nada usar mais tempo aprendendo do que você tem que argumentar. Aliás, isso te pode poupar tempo mais tarde. Afinal, se você consegue convencer uma pessoa ou um grupo a respeito de algo hoje, não precisa pensar mais nessa etapa amanhã.

Largue a preguiça de lado e estude o assunto que você vai falar a respeito. Esse conhecimento é valioso e ajuda muita na construção de argumentos mais assertivos, inteligentes e estratégicos. Aprender nunca é demais!

  • Evite palavras como “muito”, “bastante” e “demais” em debates profissionais. No lugar do exagero, use números que provam a sua grandeza.

Por exemplo, não é indicado falar que “os colaboradores estão ficando além do horário, pois estão com muito trabalho. Além disso, a demanda tem aumentado muito. Por isso, precisamos de mais um colaborador.”

Porém, o discurso muda quando você fala que “os colaboradores estão entregando 30% a mais de atividades do que o trimestre passado por conta do crescimento de 60% da demanda. Isso faz com que eles façam, no mínimo, 4 horas extras por semana. Mais um colaborador ajudaria a distribuir melhor as demandas, otimizar a qualidade e ainda acabar com as horas extras.”. Viu a diferença?

Aliás, se você realmente estudar, como sugerimos no primeiro conselho, você será capaz de encontrar os números corretos que justificam a sua necessidade. Não é preciso inventar números, basta estudar e analisar a situação com atenção para chegar aos argumentos mais assertivos.

  • Use o bom senso e nunca use argumentos exclusivos como verdades. Os discursos racistas, religiosos, homofóbicos, xenófobos ou de gênero são rasos e demonstram falta de empatia.

Observe esse exemplo do que não é recomendado para se falar no trabalho: “não vamos contratar essa candidata como gerente, pois a vaga é ideal para quem entende de ferramentas e mulheres não costumam saber disso”.

No lugar, é prudente analisar todos os currículos e entrevistas e optar pelo(a) candidato(a) mais adequado. Presumir algo não é interessante para a evolução da empresa e para o seu desenvolvimento pessoal.

  • Transforme o seu hobby em aprendizado, lendo livros e assistindo filmes e séries que ensinam a respeito de argumentação.

O livro “A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção”, escrito por Antônio Suárez Abreu, funciona como uma guia para quem está aprendendo a argumentar. Ao longo da obra, confira as formas mais estratégicas de pensar e de falar sem se perder.

O filme “O Grande Desafio” conta a história de um professor negro, Melvin B. Tolson, que decide começar um clube de debate para uma sala de alunos brancos. Durante o filme, você aprende a importância do estudo profundo do assunto que vai discutir e da argumentação sem preconceitos.

A série é uma série que mostra um grupo de advogados principiantes que tem uma Annalise Keating como referência no mundo do direito. Durante a trama, você acompanha a capacidade de aprender com o dia a dia e a relevância do conhecimento do que está sendo debatido.

Com toda essas referências vai ser menos complicado para você aprender a debater de forma inteligente e saudável! Continue lendo, pois ainda tem mais recomendação.

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Dicas extras: compreenda a si mesmo e vá além

Uma forma muito prática de se aprimorar na arte da argumentação é se dedicar aos estudos. Pode parecer básico, mas se estamos falando por aqui é porque há essa necessidade. Muitas vezes, a falta de um bom argumento é resultado de conhecimento raso a respeito do assunto.

Faz parte dos estudos conhecer mais a si mesmo com o autoconhecimento. Quem há existe uma competência relacionada a argumentação que você ainda não usou! Com os exercícios e técnicas corretas você pode concretizar essa descoberta, fortalecer outras características e diminuir o efeito daqueles pontos chamados de negativos.

Nesse processo de autoconhecimento você ainda trabalha a sua inteligência emocional, que é a sua habilidade em gerenciar os seus sentimentos em diversos tipos de situação. Esse aprendizado é essencial para que você possa argumentar de forma saudável com qualquer pessoa, sem deixar que as suas emoções controlem a sua fala.

Para quem deseja criar argumentos melhores baseado na área comercial, há um método coaching específico para aperfeiçoar suas técnicas de vendas. Durante as sessões, você pratica e desenvolve a inteligência emocional, além das suas habilidades de persuasão, criação e sustentação de confiança com outra pessoa, agilidade na tomada de decisões, uso de perspicácia e aplicação de estratégia.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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