A diferença entre eficiência e eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência diz respeito a um trabalho bem feito, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito.

 

Embora a maioria das pessoas pense que eficiência e eficácia sejam a mesma coisa, esses dois conceitos não têm o mesmo significado. De maneira simplificada, eficiência significa fazer alguma tarefa bem-feita, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito. Entenda melhor ao longo do texto.

Tenha mais eficiência e eficácia em seu dia a dia. Faça o download do material exclusivo que preparamos para você agora mesmo e saiba como isso é possível!

Entenda o que é eficiência

A eficiência é o processo de executar aquilo que foi planejado, ou seja, é colocar a “mão na massa”. Considere, por exemplo, o processo de construção de uma casa: o tempo que demorou para a obra ser concluída, a quantia gasta, a equação entre recursos planejados e os usados, entre outros pontos. Caso você tenha conseguido fazer tudo no prazo, gastando menos tempo e recursos, então você foi eficiente.

Um líder eficiente, por exemplo, é alguém capaz de coordenar, planejar e organizar o trabalho de seus colaboradores da melhor maneira, respeitando a competência de cada um. A capacidade de conduzir pessoas com eficiência é um dos grandes diferenciais competitivos do mercado, pois garante o aumento da produtividade, redução dos conflitos e aceleração dos resultados.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Entenda o que é eficácia 

Ser eficaz é basicamente conseguir atingir seu objetivo. Utilizando o mesmo exemplo da construção, se você conseguiu construir a sua casa e finalizar a obra da maneira como foi planejada, então você foi eficaz. A eficácia está relacionada diretamente ao resultado.

Quando um líder é eficaz, ele impulsiona sua equipe a alcançar os objetivos da organização, bem como os seus próprios. Desse modo, certamente ele irá tornar os profissionais mais eficazes e melhor preparados para enfrentar os desafios.

Qual é o perfil ideal

A resposta é: não existe. Isso mesmo! 

Caso você esteja se perguntando se é melhor ser eficiente ou eficaz, a resposta é: as duas virtudes são ótimas para qualquer profissional. Na medida do possível, você deve ser eficiente e eficaz. O exagero não é bom de nenhum dos lados. O equilíbrio é fundamental para que você possa olhar para todos os ângulos de uma situação, sendo capaz de avaliá-la com clareza e agir de acordo com esta análise, tanto de forma eficiente, quanto eficaz. 

Agora que você já sabe mais sobre os significados de eficiente e eficaz, já sabe identificar qual é o tipo de profissional você é, não é mesmo? Conte-me nos comentários!

Indicadores de eficiência e eficácia

Conforme acabei de mencionar, eficácia e eficiência são dois elementos importantes, tanto para indivíduos, quanto para empresas, pois, por meio de cada uma, é possível alcançar resultados de forma muito mais acelerada.

Falando especificamente do contexto empresarial, é preciso que as empresas que estão no mercado atualmente mensurem os resultados que obtêm constantemente, através de suas ações, pois, dessa forma, elas conseguem saber se estão sendo eficazes e eficientes o suficiente. 

Para saber isso, é preciso definir indicadores, que ajudarão empresários e gestores a acompanharem o andamento das atividades, podendo assim, compreender se estas estão realmente surtindo o efeito que se espera no dia a dia. 

Assim, quando se fala em eficácia no contexto empresarial, está-se referindo à relação existente entre os resultados que se espera alcançar e os que foram realmente obtidos, seja diária, semanal ou mensalmente. Dessa maneira, a forma de medir se a empresa está sendo eficaz ou não é fazendo uma análise do que se esperava atingir e o que verdadeiramente foi alcançado no período determinado.

Já no que diz respeito à eficiência, ela se trata basicamente da relação estabelecida entre os resultados atingidos e os recursos utilizados para alcançá-los. Neste caso, o que se deve analisar é se os processos dentro da empresa foram e estão constantemente sendo melhorados, com a menor quantidade possível de recursos, alcançando todos os resultados determinados no início da caminhada.

Se isso está acontecendo, é sinal de que a organização está sendo realmente e verdadeiramente eficiente, uma vez que sinônimo de eficiência é utilizar o mínimo de recursos possível, mantendo o foco voltado para os processos, tendo, dessa maneira, a possibilidade de reduzir também os custos. 

Chegou a oportunidade que você estava desejando para tornar sua empresa eficiente e eficaz. Baixe gratuitamente o material que preparamos para você e saiba como!

Como o Coaching pode te ajudar a se tornar mais eficiente e eficaz? 

O Coaching é um processo que usa de ferramentas específicas para transmitir ideias de empoderamento, com o objetivo de contribuir para a evolução profissional e pessoal de um indivíduo. Não há dúvidas de que trata-se de uma metodologia que vale verdadeiramente a pena.

Um processo de Coaching incentiva o autoconhecimento, o entendimento da psicologia positiva, o desenvolvimento da inteligência emocional, o bom gerenciamento de tarefas, a otimização dos relacionamentos interpessoais e muito mais. Não basta apenas pensar em ser eficiente e eficaz, é preciso pensar além, pois o conhecimento e a prática dele são infinitos. Com certeza, ele traz vantagens de destaque para quem se dedica. É só correr atrás dos seus sonhos!

Tendo estas questões em vista, convido você a continuar me acompanhando, para entender quais são exatamente as formações e os processos aqui do IBC, que você pode colocar em prática em sua vida pessoal, profissional e empresarial, para tornar cada uma ainda mais eficiente e eficaz. Confira:

Professional & Self Coaching – PSC

A formação Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, é a mais completa do Brasil. Além de progredir na vida pessoal e profissional, o curso irá te ajudar, para que você trabalhe na prática tudo o que aprender na teoria. São lições verdadeiramente poderosas, que vão contribuir para que você tenha cada vez mais clareza sobre as diferenças existentes entre eficiência e eficácia, e, assim, se torne um indivíduo ainda mais eficiente e eficaz nos mais diversos âmbitos de sua vida.

O PSC é alavanca que ajuda a encontrar o caminho ideal para conquistar o sucesso, melhorar o desempenho pessoal, profissional, da equipe e da empresa como um todo, desenvolver ou retomar o controle sobre as emoções e sentimentos e dar um gás na carreira, sem deixar de cuidar da vida social e do bem-estar. 

E não para por aí: por ter reconhecimento da faculdade Monteiro Lobato – FATO, ao realizar o PSC, você recebe certificação de extensão universitária, o que contribui para que você ganhe destaque e seja ainda mais valorizado no mercado. Afinal, um bom profissional nunca para de estudar, não é mesmo? 

Digo isso, pois aprender faz parte da evolução natural e constante do ser humano, sendo assim, para que você se torne uma pessoa verdadeiramente preparada, que mostra aos demais que investe em sua própria eficácia e eficiência, é essencial que você jamais deixe de estudar, melhorar a sua performance ou se interessar por novos assuntos, já que tudo isso vai te ajudar a ser um profissional de excelência, que vai sempre mais longe na carreira e na vida. 

Para te ajudar a entender melhor o poder transformador do PSC, compartilho com você este poderoso vídeo: 

Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL

Outra formação aqui do IBC, que vai te ajudar a se tornar ainda mais eficaz e eficiente, é a Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL. Trata-se também de um grande exemplo de investimento pessoal, profissional e empresarial assertivo. Com esse curso, o você será capaz de conectar a mente, o corpo e a linguagem na busca de um só objetivo. Essa linha de pensamento nasceu nos Estados Unidos, anos 70, pelas mãos do psicólogo Richard Bandler e do linguista John Grinder. 

A proposta deles era mostrar que quando concentramos os esforços da mente, do corpo e da linguagem em prol de uma meta é mais provável que ela seja alcançada. Com base nisso, a nossa formação em Programação Neurolinguística te ajuda a desenvolver mecanismos, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, para que você mesmo trabalhe, no sentido de se organizar e se programar mental e fisicamente, para buscar aquilo que deseja, tornando suas conquistas cada vez mais reais.

Durante o curso você trabalhará com metáforas, a estrutura da aprendizagem, ação e reação, processos de ancoragem, alinhamento de níveis neurológicos, negociação e solução de conflitos, linguagem não verbal e muito mais. 

E os efeitos são imediatos! Você verá um claro desenvolvimento da flexibilidade comportamental, transformação de sonhos em objetivos, aumento da capacidade de comunicação, gerenciamento de pensamentos, sentimentos e comportamentos, eliminação de bloqueios e por aí vai. Benefício é o que não falta.

O poder da PNL é tão grande e tem ajudado tantos indivíduos e empresas ao redor do mundo, que, inclusive, o palestrante motivacional Tony Robbins dissemina suas ideias em palestras ministradas sobre o tema em diversos países.

Preparamos um material muito especial, para que você conheça mais o Coaching e entenda de que maneira ele torna indivíduos, profissionais e empresas ainda mais eficientes e eficazes. Faça o download agora e confira!

Coaching Corporativo

Falei bastante sobre as soluções que o IBC tem para tornar você e suas ações mais eficientes e eficazes, não é mesmo?! Mas e as empresas, como podem ser beneficiadas por este poderoso processo? 

Aqui no IBC nós temos uma área, que trabalha direcionada exatamente para este objetivo. Estou falando do IBC Corporativo, que nada mais é do que um núcleo, que visa compreender o cenário de uma empresa de maneira geral e lhe oferecer soluções customizadas, para que esta alcance resultados extraordinários em um curto espaço de tempo em sua trajetória. 

Nossos consultores e treinadores altamente preparados, visitam a sua organização, com o intuito de conhecê-la melhor e, a partir disso, elaboram estratégias efetivas, para que os índices de eficiência e eficácia sejam realmente atingidos e, assim, a organização e seus profissionais tenham a oportunidade de colher os frutos do sucesso, em seu mercado de atuação. 

E uma metodologia desenvolvida de forma personalizada, para atender as necessidades de cada empresa, uma vez que cada uma possui suas particularidades, que precisam ser intrinsecamente respeitadas. 

Assista ao vídeo a seguir e veja de que maneira o Coaching Corporativo pode ser aplicado em seus negócios:

iframe{width: 560px;height: 315px;}@media (max-width: 600px){ iframe{ width: 100% !important; height: auto !important; }}

Os efeitos dessas formações e do Coaching poderão ser sentidos em curto, médio e longo prazo tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Aliás, o conhecimento adquirido será tão precioso que você saberá conciliar sua vida pessoal e profissional de maneira mais harmônica. Nada como o casamento perfeito, não é mesmo? Então, pode ter certeza de que além de ser vantajoso para você, esse investimento pessoal também será ótimo para quem convive ao seu redor no trabalho ou fora dele. 

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Chegou a sua vez

Impossível ler tudo isso e ficar parado! Hora de ser eficiente e eficaz! Mas, não se esqueça do que falei lá em cima: o equilíbrio é fundamental, então não exagere. Busque pela formação de Coaching que mais se adeque às suas necessidades e ao momento em que sua vida pessoal e profissional se encontra. Além desses cursos que falei por aqui, existem muitos outros aqui do IBC, que são uma verdadeira oportunidade para evoluir. 

Basta você se permitir conhecer e aplicar todos os conhecimentos, técnicas e ferramentas adquiridos em sua vida pessoal, profissional e empresarial. 

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba quais destes cursos que temos, se encaixa naquilo que você procura!

Agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Já conhecia a diferença entre eficácia e eficiência? Deixe nos comentários suas impressões sobre o tema e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar esse artigo nas redes sociais. É sempre bom disseminar novos e extraordinários conhecimentos. 

E se você desejar se informar mais sobre o assunto, para entender e aplicar o conceito de eficiência, eficácia e efetividade na sua empresa, clique no link a seguir e aprofunde seus conhecimentos sobre este poderoso tema: http://www.ibccoaching.com.br/portal/como-entender-e-aplicar-o-conceito-de-eficiencia-eficacia-e-efetividade-na-minha-empresa/

Imagem: Visual Generation / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010