O que faz um empresário?

Empresário Saiba quais são as principais habilidades de um Empresário

 

O que vem à sua mente quando você pensa na palavra “empresário”? Uma pessoa liderando equipes, participando de reuniões com executivos? Ou alguém que participa de negociações, lida com grandes quantias de dinheiro o tempo todo? Em qualquer setor, o empresário (ou a empresária) tem várias atribuições e grandes responsabilidades. Mas o que é ser um empresário, afinal?

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O que é ser empresário? 

Quando falamos de empresário falamos de alguém que conduz uma organização. É aquele que realiza uma atividade profissional, estruturada para comercializar bens ou serviços. Segundo a legislação brasileira, existem dois tipos de empresários no país:

  • Individual: pessoa física que organiza a empresa de maneira individual.
  • Coletivo: pessoa jurídica que, formada por várias pessoas, explora uma atividade econômica.

No entanto, não são somente as questões legais e jurídicas que destacam os empresários. Esses profissionais têm como características principais:

  • Liderança;
  • Habilidade para solucionar problemas;
  • Conhecimento em administração de empresas;
  • Humildade para reconhecer os próprios erros;
  • Determinação para aprender coisas novas.

Segundo a revista PEGN, atualmente existem cerca de 20 milhões de empresas no Brasil. Ainda segundo a revista, entre os anos de 2008 e 2017 houve um boom na criação de empresas no país. Dos 20 milhões de empresas, 70% são de pequeno porte.

Qual a diferença entre empresário e empreendedor?

Muitas vezes confundimos os termos “empresário” e “empreendedor”. É importante salientar que são termos bastante diferentes. Empresário está ligado à profissão e a possuir a própria empresa, enquanto empreendedor está ligado a um comportamento.

Para empreender não é preciso abrir ou ter o seu próprio negócio; é possível empreender em diversos campos da vida, ou mesmo em seu ambiente de trabalho, ainda que você não tenha cargo de gestão ou chefia. Empreender é ser inovador e criativo, pensando em meios mais eficazes e eficientes de executar uma tarefa.

É importante ainda destacar que nem todos os empresários são empreendedores, assim como nem todos os empreendedores são empresários. Ou seja, são questões distintas, porém, necessárias para fortalecer o mercado e gerar oportunidades de crescimento em todos os cenários econômicos.

Quais são as habilidades fundamentais para ser um empresário de sucesso? 

Tão importante quanto ter uma ideia criativa é saber como administrar o próprio negócio. Para muita gente, administração do negócio envolve somente lidar com questões burocráticas. Contudo, envolve muitas outras questões que têm influências diretas no sucesso do negócio, tanto quanto a burocracia.

Uma das habilidades fundamentais para um empresário é ter boas relações interpessoais. Isso vale para colaboradores, gestores, fornecedores e até mesmo com os empresários com negócios concorrentes. Relações interpessoais fazem muita diferença e têm muito a contribuir com o crescimento dos negócios.

A seguir, você confere outras 4 habilidades que são muito importantes para que os empresários tenham prosperidade e sucesso em seus negócios:

  1. Comunicação eficaz

Todo empresário é um líder que deve comunicar suas decisões aos demais membros de suas equipes, além de colher sugestões e opiniões de pessoas de diferentes áreas. Sem comunicação, não há negócio que cresça, já que é ela o grande instrumento responsável por alinhar todas as pessoas e colocá-las lutando por um mesmo objetivo.

Assim, o empresário comunica-se de forma clara e objetiva, fazendo seus comunicados e solicitações, mas também prestando auxílio e tirando dúvidas. Seja pessoalmente ou por meio de outros canais de comunicação, a mensagem é clara e firme, mas sem ser autoritária.

  1. Proatividade

O empresário é o dono da empresa. Portanto, ele precisa estar sempre se alimentando de novas ideias de projetos a serem implementados, não apenas para conquistar os consumidores, mas também para colocar-se à frente da liderança. Por isso, ele precisa ser proativo, ou seja, alguém que toma iniciativas e expõe suas ideias aos demais diretores da empresa para analisar a viabilidade de cada uma delas.

Ser proativo não significa sair agindo sem prestar contas e sem planejar. A proatividade é a característica de quem ousa, se inspira e tenta inovar, mas sempre dentro de seus objetivos e de seu planejamento. Um bom empresário tem boas ideias, mas também arregaça as mangas na hora de colocá-las em prática. É nesse momento que o pensamento toma forma e que a empresa desenvolve novos produtos e serviços, prontos para encantar clientes e para revolucionar o seu mercado de atuação.

  1. Liderança

Como citado anteriormente, todo empresário é um líder. Isso quer dizer que suas atribuições incluem tomar decisões, delegar funções, tirar dúvidas, orientar, auxiliar e fornecer a todos os funcionários todos os recursos intelectuais e materiais necessários a uma boa execução de suas atividades.

Da mesma maneira, cabe ao empresário dar feedback, ou seja, avaliar se os objetivos da empresa estão ou não sendo alcançados e, caso negativo, os porquês de isso estar acontecendo. Além disso, o líder deve estar disponível para ouvir o que seus liderados têm a dizer e, com base em seus relatos, tomar decisões positivas à vida da empresa.

  1. Planejamento estratégico

Por fim, é óbvio que um empresário deverá conduzir a sua empresa de forma estratégica. Para isso, ele precisará ter conhecimentos básicos de marketing, finanças, vendas, economia, administração, além dos conhecimentos específicos sobre o nicho da empresa.

É com base nesses conhecimentos que os planos de ação serão desenhados, sempre com acompanhamento de especialistas de cada uma dessas áreas. Depois de implementados os projetos, o empresário também deverá monitorar as métricas de perto para diagnosticar se as ações surtiram ou não o efeito desejado e, caso negativo, definir qual a melhor forma de recalcular a rota.

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Como o coaching pode ajudar um empresário em sua trajetória?

Se você acredita que precisa desenvolver essas habilidades, uma boa forma de desenvolvê-las é investir em formações em coaching. Pautado por diversas ciências humanas, como a Psicologia, a Sociologia e a Administração de Empresas, o coaching é um poderoso processo de desenvolvimento humano que dá aos indivíduos e empresas ferramentas para que alcancem metas e evoluam continuamente.

E que ferramentas podem ser desenvolvidas nas formações em coaching e que são fundamentais para os empresários? São estas:

  • Negociação;
  • Empatia;
  • Ouvir na essência;
  • Autoconhecimento;
  • Gestão de tempo;
  • Gestão de pessoas;
  • Rapport;
  • Boas relações interpessoais;
  • Redução de rotatividade;
  • Autoconfiança.

Todas essas habilidades farão diferença nas negociações, nas relações com os seus colaboradores, na hora de traçar estratégias para o seu negócio e até mesmo quando for preciso resolver questões do âmbito burocrático. Consequentemente, as chances de que seu negócio cresça serão maiores.

Portanto, se você tem um negócio ou pretende ser empresário futuramente, aproveite para investir no desenvolvimento dessas e outras habilidades. Para saber mais sobre as formações em coaching, O IBC é a única escola de coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. A sua chance de ser um empresário de sucesso e renomado é agora. Aproveite essa oportunidade.

E você, o que pensa a respeito? O que é ser um empresário para você? Tem vontade de ter seu próprio negócio? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e se você acredita que poderá ajudar outras pessoas, compartilhe o artigo em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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