Entenda como funciona o financiamento Leasing e suas vantagens para um negócio

Financiamento Leasing O financiamento leasing é uma modalidade de contrato que associa aluguel e vendam à prestação.

 

Muitos empresários e empreendedores, ao decidirem se arriscar no mercado e abrir a empresa de seus sonhos, recorrem a empréstimos e financiamentos, pois nem sempre possuem o capital necessário, que lhes possibilita arcar com os custos iniciais deste objetivo.

Adquirir máquinas, equipamentos, insumos, contratar profissionais, pagar aluguel e fornecedores, entre outros custos burocráticos, são alguns dos gastos que estes empresários poderão ter, não só ao abrir o seu próprio negócio, mas também quando ele já estiver estabelecido e houver a necessidade de fazer maiores investimentos, com o objetivo de fazer a empresa crescer e se tornar ainda mais lucrativa no mercado em que atua.

Neste sentido, é essencial conhecer as opções de empréstimos, financiamentos e investimentos existentes, para que assim haja a possibilidade de fazer a escolha mais viável e que esteja de acordo com o perfil do negócio.

Assim, convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer o financiamento leasing para empresas e como ele pode ser vantajoso para determinados tipos de negócios.

O que e financiamento Leasing?

O financiamento leasing é uma operação de arrendamento mercantil, que consiste na locação do bem durante determinado período e o pagamento das prestações decorrentes da operação. Trata-se de uma espécie de aluguel que bancos e instituições financeiras fazem de algum bem com a opção de compra ou não no final do contrato.

Este é um negócio em que o banco “empresta” ao consumidor a utilização de um carro, equipamento ou máquina por um tempo pré-estabelecido, recebendo pagamentos mensais durante o período de uso até o fim do acordo. Ao final da transação, o cliente pode optar por adquirir o produto pelo valor que foi acordado no início, renovar sua utilização por um novo prazo ou devolvê-lo à locatária.

Faça o download, gratuitamente, do meu ebook “Leader Coach”!
Desenvolva-se no mundo corporativo e potencialize seus resultados!

Como funciona o financiamento Leasing

Ao optar pelo financiamento leasing de um carro, por exemplo, o comprador assina um termo dizendo que ele poderá usufruir do veículo pagando taxas mensais durante um tempo determinado. Porém, o automóvel não é de propriedade do cliente até que o contrato seja finalizado.

Esta é uma das melhores opções para aqueles que pretendem adquirir um bem e não possuem um capital de entrada exigido em qualquer tipo de financiamento. Isso porque é possível financiar 100% de um carro ou de uma máquina industrial, sem precisar dar nada de entrada e pagando mensalidades acessíveis.

Formas de Leasing

Para que você possa entender mais e melhor como o Leasing funciona, existem três formas em que ele é aplicado no mercado. Confira quais são elas a seguir:

Operacional

Também conhecida fora do país como Operational Lease, a principal característica desta forma de Leasing é que o seu contrato tem o prazo mínimo de 90 dias. Assim, quando se chega ao final do contrato, há a possibilidade de adquirir o bem pelo valor atual que está sendo praticado no mercado.

Neste sentido, o que acontece aqui é que o banco ou a instituição financeira utilizada para fazer o Leasing Operacional realizam a intermediação desta operação, fazendo a compra do bem diretamente de uma produtora e locando para o cliente, no caso o empresário. Ao final da locação, ou seja, quando ocorre o vencimento do contrato, o produto é repassado novamente ao produtor, por meio de negociação entre ele e o banco intermediador.

Financeiro

Assim como o Leasing Operacional o Leasing Financeiro tem um prazo mínimo a ser cumprido, que varia entre dois e três anos, tudo vai depender da vida útil do produto arrendado.

Nesta forma de Leasing, que é praticada no mercado, o arrendatário tem como opções devolver ou comprar o bem, ou renovar o contrato ao seu final. Caso opte por comprar o produto ele deve pagar um valor residual, que já vem predeterminado no início do contrato.

Back

Também conhecido como Leaseback ou Leasing de Retorno, é uma modalidade em que o cliente vende o próprio bem para o banco ou instituição financeira com a qual escolha fazer negócio, e esta o aluga de volta para o cliente.

Esta é uma prática comum entre empresas que precisam de capital de giro e não desejam perder o bem adquirido, sendo que ela está disponível apenas para clientes pessoa jurídica.

Imobiliário

Por fim, temos a modalidade de Leasing Imobiliário, em que, mediante solicitação do cliente, o arrendatário adquire um terreno e nele constrói um imóvel, que em seguida é alugado ao cliente que solicitou a transação. No contrato desta forma de Leasing é inserida uma cláusula com a opção de compra do imóvel no final.

Vantagens para um negócio

A maior vantagem deste tipo de operação é que nele não é cobrado o IOF, ou seja, não existem juros ou taxas do Imposto sobre Operações Financeiras, o que acaba tornando este tipo de negócio bem vantajoso para quem não possui capital e necessita de algum tipo de investimento.

A desvantagem é que não é possível vender o bem adquirido antes do final do prazo, pois o produto está em posse do cliente, mas pertence ao banco.

Vale ressaltar que este modelo de financiamento não é utilizado apenas na compra de automóveis. Ele também pode ser usado por empresas, empreendedores e pequenos negócios que precisam adquirir ferramentas, utensílios, equipamentos ou máquinas sem dispor de uma alta quantia de entrada.

Ele pode ser um sistema valioso para o gerenciamento de uma empresa ou negócio. Isso porque ao adquirir um produto por meio deste modelo, a empresa não precisa reduzir seu fluxo de caixa. Este sistema também oferece outras vantagens para empresas como redução de taxas e impostos nos produtos comprados, definição do prazo de utilização dos equipamentos, além de possuir parcelas flexíveis, de acordo com a necessidade e condições dos investidores.

Além das vantagens citadas acima, existem outras que podem e devem ser levadas em consideração por empresários e empreendedores, caso estes optem por realizar um financiamento Leasing para suas empresas. Veja quais são elas:

  • Opção de escolha de equipamentos, imóveis e fornecedores, realizando a plena negociação de descontos, mediante pagamento imediato;
  • As respostas dentro do financiamento Leasing são mais rápidas e os processos administrativos adotados nesta modalidade são mais simples;
  • A partir do momento que são firmados contratos com um prazo inferior à vida útil fiscal do bem ou dos bens alugados, existe a vantagem de realizar a renovação tecnológica destes, de forma facilitada, o que evita, assim, a obsolescência deste mesmo bem;
  • Caso o empresário ou o empreendedor queira, ao final do contrato, ele tem a opção de adquirir o bem alugado, caso faça o pagamento de um valor residual, que é previamente acordado no início do contrato.

Como eu disse no início do texto, em muitos momentos, não só na abertura da empresa, muitos empresários e empreendedores precisam contar com empréstimos e financiamentos, que vão lhes ajudar a dar continuidade aos seus negócios, fazendo-os crescer, efetivamente e na prática.

Assim, analisar a melhor opção deste tipo de ajuda financeira, verificando sempre a que estiver de acordo com o perfil e com a situação atual do negócio, pode ajudar no alcance de objetivos maiores e no destaque da empresa no mercado em que atua.

Reflita sobre a melhor alternativa e faça escolhas cada vez mais conscientes!

E você, já utilizou ou conhece alguém que fez financiamento Leasing na compra de algum bem? Considera vantajoso este tipo de negócio? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento de seus amigos, compartilhando este conteúdo com eles em suas redes sociais.

Copyright: Duncan Andison / Shutterstock

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010