Dicas de como abrir um negócio

O primeiro passo para abrir uma empresa de sucesso é criar um bom plano de negócios.

A maioria das pessoas tem o sonho de empreender e ser seu próprio chefe. Em geral, esta é uma vontade impulsionada por uma situação de desemprego ou pelo desejo de ter mais independência e autonomia.

Abrir o próprio negócio é uma tarefa que exige muita perseverança, dedicação e organização por parte do empreendedor. Essa é uma empreitada que está longe de ser simples e fácil, e o mais comum é que as pessoas desistam antes mesmo de dar o primeiro passo.

Se você deseja empreender, acredite no seu sonho e confira algumas dicas de como abrir um negócio e alcançar o sucesso.

Dicas para abrir um negócio

Encontre o lugar certo

A localização do seu negócio é um aspecto fundamental para o sucesso. Por isso, antes de definir um local para sua empresa, considere os seguintes pontos:

– Se o produto oferecido atinge o público-alvo;

– Caso sua empresa seja uma loja física ou ofereça algum serviço presencial, avalie se o local é de fácil acesso para os clientes e funcionários;

– Avalie a concorrência e se ela já é capaz de suprir as necessidades de mercado da região em que você pretende atuar.

Ramo de atuação

A principal vantagem de abrir um negócio é a possibilidade de trabalhar com aquilo que você realmente gosta. Por isso, escolha trabalhar com serviços e produtos que sejam do seu interesse.

Conheça o mercado

Pesquise o mercado em que você pretende atuar e identifique oportunidades viáveis e que correspondam às suas habilidades e características pessoais. Lembre-se: é preciso paixão para fazer um empreendimento crescer. O sucesso vem mais fácil quando há sintonia entre você e seu negócio.

Tenha um plano de negócio

Elaborar um plano de negócio permite que você conheça o mercado, seu produto e as melhores ações para seu negócio. Esta é uma medida que propicia segurança para seu empreendimento, ampliando e promovendo inovações importantes.

Calcule os investimentos necessários

Identifique os custos fixos essenciais para manter seu negócio e todos os investimentos necessários para a abertura da empresa. A partir daí, você conseguirá dimensionar o investimento inicial necessário.

Você está preparado para abrir seu próprio negócio? Se você deseja ter mais informações sobre empreendedorismo, a dica é o livro Empreendedorismo e Coaching.

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010