Dicas de como abrir um negócio

Empresária feliz

O primeiro passo para abrir uma empresa de sucesso é criar um bom plano de negócios.

A maioria das pessoas tem o sonho de empreender e ser seu próprio chefe. Em geral, esta é uma vontade impulsionada por uma situação de desemprego ou pelo desejo de ter mais independência e autonomia. Abrir um negócio é uma tarefa que exige muita perseverança, dedicação e organização por parte do empreendedor. 

Essa é uma empreitada que está longe de ser simples e fácil. O mais comum é que as pessoas desistam antes mesmo de dar o primeiro passo. Se você deseja empreender, acredite no seu sonho e confira algumas dicas de como abrir seu próprio negócio e alcançar o sucesso.

Dicas para abrir um negócio de sucesso

Ao tomar a decisão de abrir uma empresa própria, o empreendedor deve estar ciente de que não é uma tarefa simples. Um dos pontos mais importantes de ter em mente é que o retorno financeiro pode demorar um pouco para acontecer.

A seguir listamos dicas para quem está vivendo esse momento de abertura de uma empresa. Acredite, com um bom planejamento é possível passar por esse momento com tranquilidade. 

1. Tome uma decisão baseada na razão

Decidir abrir uma empresa é algo muito sério que vai se refletir em diferentes áreas da sua vida. Além de demandar um investimento considerável de capital, é uma tarefa árdua que tomará bastante tempo. Então, antes de dar início aos passos práticos de abertura do negócio, tenha a certeza de que essa é uma decisão baseada mais na razão do que na emoção.

Claro que é importante ter paixão pela sua ideia de empreendimento, mas somente essa paixão não garantirá o sucesso. Olhe para dentro de si mesmo e identifique quais são os seus combustíveis. Não basta apenas desejar ser seu próprio chefe e fazer seus horários. Abrir uma empresa com base nesses argumentos é bastante perigoso. 

2. Encontre o lugar certo

A localização do seu negócio é um aspecto fundamental para o sucesso. Por isso, antes de definir um local para sua empresa, considere os seguintes pontos:

– Se o produto oferecido atinge o público-alvo;

– Caso sua empresa seja uma loja física ou ofereça algum serviço presencial, avalie se o local é de fácil acesso para os clientes e funcionários;

– Avalie a concorrência e se ela já é capaz de suprir as necessidades de mercado da região em que você pretende atuar.

Essas considerações são essenciais para que você compreenda se escolheu o lugar certo para abrir seu empreendimento. Se, ao fazer esse check list, você percebeu que o lugar não atende a uma ou mais dessas necessidades, é importante rever esse passo. O lugar em que a empresa está situada faz toda a diferença para o seu sucesso. 

3. Ramo de atuação

A principal vantagem de abrir um negócio é a possibilidade de trabalhar com aquilo que você realmente gosta. Porém, mais do que optar por produtos ou serviços de que gosta, é necessário saber se há mercado disponível. Algumas áreas deixam de ser promissoras para novos empreendimentos por estarem saturadas. 

Então, antes de investir tempo e recursos financeiros para abrir o negócio é necessário fazer um estudo de viabilidade. Há espaço para sua empresa nesse segmento de mercado? O seu modelo de negócios fará diferença tendo competitividade? Esses entendimentos são determinantes para bater o martelo sobre abrir ou não a empresa que se está planejando.

4. Tenha um plano de negócio

Elaborar um plano de negócios permite que você conheça o mercado, seu produto e as melhores ações para seu negócio. Esta é uma medida que propicia segurança para seu empreendimento, ampliando e promovendo inovações importantes. Fica a dica de que instituições como o Sebrae oferecem suporte para esse passo.

O plano de negócios ajuda a entender o panorama do mercado e como a sua companhia pode se posicionar de forma mais positiva. Além disso, nesse planejamento é possível ainda determinar quanto se tem para investir e como fazer isso.

Planejar é a palavra-chave para ter sucesso nessa grandiosa empreitada que é abrir uma empresa. Além disso, durante essa fase de elaboração do plano de negócios, você poderá se apaixonar mais pelo empreendimento. 

5. Calcule os investimentos necessários

Identifique os custos fixos essenciais para manter seu negócio e todos os investimentos necessários para a abertura da empresa. Com todos esses valores na ponta do lápis, fica mais simples saber se você precisará de um empréstimo, por exemplo. Uma solução para quem não tem todo o capital necessário é buscar por sócios.

Se precisar de sócios para abrir seu empreendimento, encontre pessoas qualificadas e que tenham um pensamento alinhado ao seu. Lembre-se de que uma sociedade é algo muito sério e que da boa relação dos envolvidos depende o seu sucesso. O ideal é estabelecer um contrato entre os sócios em que todas as responsabilidades e ganhos de cada um estejam claros. 

6. Conheça a legislação

Para abrir uma empresa é essencial que o empresário conheça a legislação do segmento em que pretende atuar. Essa é uma forma de começar com o pé direito e ter mais chances de sucesso. Informe-se tanto a respeito das questões burocráticas para abertura legal da empresa como sobre as questões fundamentais para o seu funcionamento.

Alguns setores têm regras rígidas e para realizar um trabalho consistente é necessário conhecê-las. Contar com a orientação jurídica de um advogado é essencial para não cometer erros que podem custar caro mais adiante. Durante a etapa de abertura da empresa você deverá cuidar de todas as questões referentes a autorizações de funcionamento entre outros. 

7. Tenha segurança financeira

Para abrir uma empresa é importante que você tenha uma reserva financeira para a manutenção da sua vida pessoal também. Isso é necessário porque grande parte dos empreendimentos demora algum tempo para dar retorno. Para não passar dificuldades nessa etapa é bom ter uma reserva. 

Com esse cuidado você evita fazer retiradas financeiras da sua empresa antes que os lucros comecem a aparecer. Lembre-se, ainda, de separar as finanças pessoais e as da empresa, de preferência em contas diferentes. 

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds