Entenda como funciona a pirâmide do conhecimento e seus quatro componentes

Pirâmide do Conhecimento Saiba como funciona a Pirâmide do Conhecimento

 

O conhecimento é algo maravilhoso e muito poderoso. Tão maravilhoso que existem estudos a respeito do conhecimento. Você já ouviu falar na pirâmide do conhecimento? E na Hierarquia DIKW? Esses nomes parecem estranhos para você? Mesmo parecendo tão diferentes um do outro, ambos possuem o mesmo significado. Quer saber mais sobre a pirâmide do conhecimento? Então, continue a leitura! 

O que é a Pirâmide do Conhecimento? 

O conceito é baseado em termos da língua inglesa – Data-Information-Knowledge-Wisdom – e por isso recebe um outro termo: a Hierarquia DIKW também é conhecida como pirâmide do conhecimento. Mas, o quê exatamente é a Pirâmide do Conhecimento?  Ela é uma estrutura de informações hierarquizadas e que cada parte desta estrutura atribui valores a parte antecedente.

Esse modelo de hierarquia é muito usado em áreas como Ciência da Informação e também da Gestão de Conhecimento. Ao analisar as características da pirâmide do conhecimento, será possível compreender o seu papel e seu funcionamento de forma ampla.

Desenvolva suas habilidades e esteja em constante evolução!
Clique aqui e inicie meu curso de “Introdução ao Coaching”!
Dê O Primeiro passo em direção ao sucesso! É um presente!

Os componentes da Pirâmide do Conhecimento

Sabe-se que a pirâmide do conhecimento possui quatro componentes em sua estrutura, nomeados e hierarquizados da seguinte forma:

  • Dados
  • Informação
  • Conhecimento
  • Sabedoria

A ordem dos componentes possui uma grande importância para garantir o funcionamento da hierarquia, uma vez que cada camada soma características ao componente anterior.

Por isso, ao falar sobre pirâmide do conhecimento, é extremamente importante manter a ordem dos componentes conforme citado acima.

A importância da estrutura

Tudo se inicia com os dados. Esse componente que anda lado a lado com números, palavras e imagens, consegue esclarecer e facilitar a compreensão das informações. Dados na hierarquia DIKW correspondem à Data, o nível mais básico da pirâmide de conhecimento.

Já as informações são basicamente a junção das partes fornecidas pelos dados, ou seja, acrescentam sentido e totalidade aos dados.

O conhecimento mostra a forma adequada de usar as informações coletadas, e a sabedoria consegue trabalhar o entendimento de quando usar as informações corretas e cria o seu próprio contexto.

Veja a estrutura da pirâmide de conhecimento.

De forma geral, a informação é basicamente a descrição ou a perspectiva de algo. É como se, para captar as informações corretas, fosse preciso usar as perguntas (o que, quem, quando e onde). O conhecimento seria a forma como se entende as estratégias e como as colocamos em prática. Já a sabedoria é o porquê de tudo, é a percepção que se tem do todo.

Interessante como um componente complementa o outro e como juntos conseguem fazer funcionar o que chamam de hierarquia da informação ou gestão do conhecimento.

Conseguiu compreender quais são os componentes da pirâmide do conhecimento e como cada um deles se complementa? Use o espaço abaixo para deixar um comentário. Aproveite para curtir e compartilhar essas informações nas redes sociais.

Copyright: Frederic Muller / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010