Você sabe o que é conhecimento?

O conhecimento é o conjunto de informações que o indivíduo adquire por meio da sua experiência, aprendizagem, crenças, valores e insights sobre algo no decorrer da sua trajetória. A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisão.

o que é conhecimento

Tudo o que você precisa saber sobre conhecimento

O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor. Trata-se de um processamento complexo e subjetivo da informação absorvida por um indivíduo. É a interação com processos mentais lógicos e não lógicos, com experiências anteriores, insights, valores, crenças, compromissos e vários outros elementos que fazem parte da mente de uma pessoa.

São exemplos de conhecimento: o conhecimento sobre um fato, o conhecimento acerca de um produto/serviço, o conhecimento proveniente de estudos ou experiências, o conhecimentos das leis, o autoconhecimento, etc.

O conhecimento é o principal fator de influência nas decisões, atitudes, comportamentos e perspectiva. Ele expande o potencial infinito do ser humano. Conheça algumas definições de conhecimento:

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Conhecimento no dicionário

“1. Ato ou efeito de conhecer. 2. Ideia, noção. 3. Informação, notícia, ciência. 4. Prática da vida, experiência. 5. Discernimento, critério, apreciação. 6. Consciência de si mesmo, acordo”.

Conhecimento é a opinião justificada pela verdade

Até os dias de hoje, a definição de conhecimento desenvolvida por Sócrates ainda é uma das mais aceitas pelos acadêmicos. Como o filósofo grego não deixou qualquer tipo de material escrito com seus pensamentos, o que sabemos sobre sua forma de raciocinar são os textos de Platão, um de seus principais discípulos.

Diálogos sobre o significado da palavra conhecimento aparecem em textos famosos de Platão, como Mênon, Timeu, Teeteto e na República. Neles, o conceito é definido como uma opinião verdadeira que possui justificativas. Sendo assim, o conhecimento e a opinião se separam devido ao viés racional inerente ao primeiro.

Mas o que seria uma opinião justificada pela verdade? Essa resposta não foi obtida pelos filósofos clássicos, tendo em seus textos, tanto Platão quanto Aristóteles, uma noção expressa bastante vaga sobre tal ponto. Essa definição é explorada mais claramente pelos autores modernos, que utilizam o conceito de “evidência” para justificar que uma opinião é na verdade um conhecimento.

Quando migramos esse olhar para o campo científico, a evidência ganha ainda mais peso, podendo ser obtida por uma observação empírica ou mesmo por explicações de cunho mais abstrato, como as equações físicas que justificam a movimentação de um corpo celeste cuja verificação ainda não é possível.

Conhecimento na pedagogia

O conhecimento dentro da pedagogia tem como função, fazer com que a pessoa aprenda de forma rápida sobre determinado assunto a partir da aplicação e fixação de conceitos, matérias e princípios que já foram aprendidos por outras pessoas.

Autoconhecimento

O autoconhecimento diz respeito ao conhecimento que o indivíduo tem sobre si mesmo. Quando ele desenvolve tal habilidade, a pessoa consegue identificar suas competências e habilidades, trabalha seus pontos de melhoria, entende quais são seus medos, limitações e expectativas, fortalece sua inteligência emocional, repensa suas atitudes e se adapta mais facilmente às mudanças.

Aplicação do conhecimento

Saber que um fato se constitui em uma verdade justificada é só o primeiro passo. Mais importante que obter conhecimento é a gestão aplicada a ele, ou seja: de que forma a pessoa utiliza o conhecimento adquirido para transformar sua vida e a das outras pessoas, sempre para melhor.

Tipos de conhecimento

Entenda a seguir, os tipos de conhecimento existentes:

Conhecimento científico

Diz respeito a informações e dados que possuem comprovação com base em métodos científicos. Para que esse conhecimento se torne possível, é necessário que sejam realizados teste e pesquisas capazes de comprovar determinada teoria, ou seja, esse termo se refere a um conjunto de preposições que devem ser seguidas para se chegar a “verdade sobre algo”.

O método científico foi discutido abertamente pela primeira vez na famosa obra de René Descartes, “Discurso do Método”. O autor faz um resgate histórico dos conceitos utilizados para se chegar à “verdade”. Basicamente, esse método parte do pressuposto de que tudo pode ser reduzido a partes cada vez menores e que deverão ser analisadas separadamente. Dessa definição, surgiu a famosa frase: “para compreender o todo, basta compreender as partes”.

Basicamente, o método científico é o grupo de regras essenciais para se chegar a um novo conhecimento ou revisar um antigo. Para que ele exista, é necessário que a proposição tenha passado por estas quatro etapas:

  • Observação: verificação de um fato ou das consequências de uma experiência;
  • Hipótese: utilizando os dados recolhidos na etapa anterior, o pesquisador sugere suposições que explicariam tal fenômeno observado;
  • Lei: descrição do fenômeno e seu funcionamento;
  • Teoria: só pode ser obtida após a realização de diversos experimentos que comprovem que a lei proposta seja realmente uma verdade. Pode ser obtida com provas empíricas ou abstratas.

Conhecimento teológico

É o conhecimento com base religião, nesse sentido, ele não tem comprovação científica, pois norteia suas explicações através da fé e a mesma é incontestável.

Conhecimento empírico

O conhecimento empírico nada mais é do que o senso comum, o popular, aquilo que é estipulado a partir da vivência, observação e experiência do ser humano com o ambiente, com as outras pessoas e o mundo como um todo. Por conta disso, esse tipo de conhecimento não se preocupa em coletar as informações com base científica, mas sim, com base nas tradições, o que aumenta as chances dos erros acontecerem.

Conhecimento filosófico

No conhecimento filosófico, é levada em consideração a relação indivíduo/rotina, norteada pelas suas reflexões subjetivas, portando, não se leva em consideração coisas materiais. Através desse tipo de conhecimento são construídas questões acerca do mundo e do ser humano.

Dado, informação e conhecimento

Os conceitos de dado, informação e conhecimento são constantemente confundidos, entenda cada um deles:

Dado

O dado refere-se a um conjunto de códigos. Quando estes são interpretados, eles passam a ter um significado e se tornam um registro de um evento, podendo ser repassado de um sistema para outro ou ainda de uma pessoa para outra. Quando isso acontece, ou seja, quando o dado é repassado, a pessoa obtêm uma informação. Nesse sentido, é possível afirmar que o dado é a base da informação.

Informação

Como dito anteriormente, a informação é a interpretação de um conjunto de dados dentro de um contexto, o que a torna um elemento com significado não apenas para uma pessoa específica, mas sim, para grupos diversos, podendo ser acumulada, processada e repassada. Quando a informação é decodificada, ela se torna a base para a construção do conhecimento.

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Conhecimento

O conhecimento nada mais é, do que a informação tratada e absorvida por uma pessoa. Quando isso ocorre, a informação interage com processos mentais, insights, crenças, valores e experiências do sujeito, o que ocasiona em tomada de decisão e mudança de comportamento.

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