Entenda a diferença entre incentivo e motivação para uma equipe no trabalho

Entenda a diferença entre incentivo e motivação para uma equipe no trabalho
Embora incentivo e motivação não sejam sinônimos, esses são fatores que trabalham lado a lado no ambiente de trabalho.

 

Por vezes, para que tenhamos a possibilidade de realizar um bom trabalho, com a qualidade que se espera de nós, é necessário que tenhamos um ou mais incentivos e nos sintamos diariamente motivados para tal. E quando falo em se sentir incentivado ou motivado, não estou falando apenas de questões que envolvem o lado financeiro da coisa, falo de pontos e elementos que vão além disso.

Assim, é fundamental entendermos quais são nossos principais incentivos e o que nos motiva todos os dias a executar nossas funções com maestria, nas empresas para as quais prestamos serviços, e até mesmo enquanto empresários e empreendedores, uma vez que nossos clientes, fornecedores e demais stakeholders esperam sempre o melhor de nós.

Para muitas pessoas, incentivo e motivação são praticamente sinônimos. E, embora não sejam, estes são fatores que trabalham lado a lado, sobretudo no ambiente de trabalho e na vida profissional. Mas, se não são sinônimos, o que eles significam? E qual é a diferença entre incentivo e motivação? É o que eu vou te contar agora, querida pessoa!

Mas antes disso, acredito que para que um profissional tenha chances de fazer um bom trabalho, é necessário que este lhe ofereça qualidade de vida para isso. Por isso, faço questão de compartilhar com você, antes de darmos andamento à leitura, um material riquíssimo, em que é possível entender Por que é tão essencial Investir em Qualidade de Vida no Trabalho.

Faça agora o download deste e-book e descubra!

O que é Incentivo e o que é Motivação no ambiente de trabalho

Comecemos este conteúdo esclarecendo esta grande dúvida que deve estar permeando a sua mente neste momento: A diferença entre incentivo e motivação. Veja:

Incentivo

Quando falamos de incentivo, falamos de algo que vem de fora. Falamos ainda de algo que precisa ser renovado constantemente. Trazendo este conceito para o ambiente empresarial, incentivo é algo que os gestores oferecem como uma espécie de recompensa a seus colaboradores. Uma oportunidade de crescimento, mudança nas condições de trabalho, reconhecimento são alguns dos incentivos que as empresas podem oferecer.

Confira mais exemplos de incentivos no ambiente de trabalho:

  • Comissão sobre vendas;
  • Reconhecimento mensal do melhor ou melhores colaboradores;
  • Plano de cargos e salários;
  • Oportunidade de crescimento na carreira;
  • Benefícios como bolsa de estudos, vale-alimentação, vale-transporte, vale-combustível, vale-refeição;
  • Entre muitos outros.

Observando estes pontos, trata-se muito mais de algo que a empresa, empresários, empreendedores, líderes e gestores podem oferecer a seus colaboradores, do que algo que dependa mais deles em si.

Outro bom exemplo, é um ambiente de trabalho em que o colaborador tenha a Qualidade de vida que merece.

 

Faça o download do e-book Por que Investir em Qualidade de Vida no Trabalho e veja como você pode oferecer um ambiente saudável para que seus colaboradores desempenhem suas funções com maestria.

Motivação

Agora, quando falamos de motivação, falamos de algo que vem do interior de cada um. A motivação é algo bastante particular, pois esta se baseia nos motivos que levam os indivíduos a realizarem (ou não) determinadas ações.

Enquanto o incentivo empodera o colaborador para realizar suas atividades, a motivação traz o significado que aquele colaborador tem sobre aquela tarefa. O quão importante o este ver a sua participação na atividade determinará o nível de seu empenho.

Exemplo: eu me sinto motivado a realizar o meu trabalho no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, pois através das formações que ministro, como o Professional & Self Coaching – PSC, dos cursos, palestras, do contato que tenho com os colaboradores que lá prestam serviço, eu tenho a oportunidade de colocar em prática a minha missão, que é despertar e desenvolver o potencial infinito do maior número de pessoas possível com as quais tenho e ainda vou ter contato.

Veja, que neste caso, depende bem mais de questões internas do indivíduo, de sua missão de vida, do que ele deseja realizar e deixar de legado ao longo de sua existência, do que de esforços da empresa de forma propriamente dita.

Assim, neste caso, a Qualidade de Vida no Trabalho não fica a cargo somente da organização, uma vez que o colaborador também pode investir neste quesito e empregar melhorias ao seu dia a dia para se sentir ainda mais motivado.

Tenha acesso ao melhor conteúdo relacionado à Qualidade de Vida no Trabalho, a chamada QVT, e veja o que você, enquanto profissional, pode fazer para se sentir ainda melhor em seu ambiente de trabalho.

 

Baixe gratuitamente o e-book Por que Investir em Qualidade de Vida no Trabalho!

Como o Incentivo e a Motivação andam juntos no ambiente de trabalho

É importante que os gestores entendam e conheçam quais são as motivações de seus colaboradores no trabalho. Quando isto fica claro, os incentivos podem ser escolhidos com maior assertividade. Por exemplo, se a motivação de seus colaboradores envolve questões salariais, que tal oferecer incentivos financeiros para que eles cumpram as metas no prazo estipulado? Se envolver questões pessoais – como família, por exemplo – considere oferecer folgas como incentivos. Lembre-se sempre de se lembrar de que incentivos materiais não são os únicos que realmente funcionam.

Por isso, vou compartilhar neste momento com você algumas dicas, que considero fundamentais que você aplique em sua empresa, para deixar seus colaboradores ainda mais incentivados, despertando, assim, sua motivação para realizar um trabalho de excelência a cada dia. Acompanhe-me e confira:

Ofereça-lhes feedbacks constantes

Profissionais que têm como motivação crescer e desenvolver suas carreiras rumo ao sucesso, estão sempre em busca de saber se estão realizando um bom trabalho. Por isso, você, enquanto empresário, empreendedor, líder ou gestor, pode utilizar este fato a seu favor e, com determinada frequência, chamar seus colaboradores para lhes oferecer feedbacks relacionados a seus desempenhos.

Esta ação é fundamental para que eles saibam onde estão acertando, o que estão fazendo que está dando certo e ajudando a equipe e a empresa como um todo a crescer, e onde precisam melhorar para continuarem se desenvolvendo e contribuindo com o desenvolvimento dos negócios.

Premiações

Outra forma de incentivo aos colaboradores, é oferecer-lhes premiações, como um bônus no salário aos que tiverem os melhores desempenhos; viagens para dentro e fora dos país; objetos, como smartphones, computadores, notebooks, entre muitos outros, que servirão como forma também de ajudá-los a encontrar motivação interna para continuarem realizado um bom trabalho, que sempre lhes renda os frutos que eles desejam para evoluir constantemente.

Qualidade de Vida no Trabalho

Se você deseja que seus colaboradores empreguem melhorias constantes em seus desempenhos, é necessário investir na qualidade de vida deles enquanto estiverem realizando suas atividades, e até mesmo enquanto estiverem fora da empresa. Digo isso, pois quando encontram um ambiente de trabalho saudável, com a infraestrutura necessária e ideal para trabalharem, com profissionais que se ajudem mutuamente, em um local onde se sintam valorizados e respeitados, as chances de se motivarem diariamente, aumenta de forma significativa.

Por isso, se você deseja oferecer mais Qualidade de Vida no Trabalho a seus colaboradores, ou se você é profissional e quer investir em seu próprio bem-estar na empresa em que trabalha, faça o download gratuito do material que elaboramos pensando especialmente em você.

Porque Investir em Qualidade de Vida no Trabalho? Baixe agora e descubra!

Invista em sua equipe

Como eu disse ao longo desta leitura, muitos profissionais, para se sentirem verdadeiramente motivados, precisam de determinados incentivos, como um curso, um treinamento, eventos de aprimoramento profissional, entre outros, que vai lhes possibilitar crescimento constante em suas carreiras, independentemente se este crescimento vai ser dentro ou fora da organização em si.

É por isso, que uma das formas de incentivar e de manter colaboradores motivados, é investir e contribuir para a sua formação profissional. Assim, o que você pode fazer é contar com as soluções oferecidas pelo IBC Corporativo, que é unidade do IBC voltada para a realização de formações em Coaching e Liderança para empresas.

Por meio dos treinamentos em Coaching Corporativo, que são elaborados de maneira personalizada, ou seja, levando em consideração a realidade de o seu negócio e o patamar que você deseja fazê-lo alcançar, seus colaboradores são treinados para potencializarem sua melhores habilidades, despertando, assim, o melhor profissional que há neles, alcançando, dessa maneira, resultados extraordinários, não só para si próprios, como também para a empresa como um todo.

Neste sentido, eu convido você a conhecer as soluções personalizadas do IBC Corporativo, que vão trazer ainda mais incentivo e motivação a seus colaboradores.

 

Como o colaborador pode se sentir ainda mais motivado?

Agora, chegou a hora de compartilhar dicas mais direcionadas para que colaboradores se sintam ainda mais motivados, não só com os incentivos que a empresa lhes oferece, mas também por meio de seus sonhos e objetivos pessoais. Confira:

Qual o seu propósito?

Você já parou para se perguntar qual o propósito escondido por trás de cada uma das atividades que realiza? Este é um questionamento importante, pois a medida que o trabalho que você desempenha contribui para o seu crescimento, enquanto indivíduo e profissional, bem como para as pessoas ao seu redor, maiores são as chances de você se sentir motivado no trabalho.

Outro ponto importante é alinhar seus valores aos da empresa para a qual você presta serviço. Digo isso, pois é muito mais fácil encontrar motivação interna quando se trabalha em um lugar que faz a diferença para você mesmo e também para o mundo em que vivemos.

Celebre suas conquistas diariamente

Para se sentir ainda mais motivado no trabalho é preciso celebrar suas conquistas diariamente. Independentemente do tamanho de suas vitórias, cada uma delas merece ser comemorada, uma vez que é por meio delas que você consegue mensurar o quão bem está indo o seu desempenho.

Além disso, consegue também saber se está ou não atendendo às expectativas da empresa, contribuindo, assim, para a sua evolução enquanto profissional e para a da organização como um todo.

O que o seu trabalho te ajuda a conquistar?

Além das conquistas financeiras, dos bens materiais que você consegue adquirir por meio de seu salário, o que mais a empresa para a qual você trabalha te oferece, que te ajuda e contribui para as suas conquistas? Quando você pára e faz esta reflexão, consegue enxergar que muito mais do que dinheiro, você pode estar crescendo, pessoal e profissionalmente, com o seu trabalho.

Dessa forma, é importante que se lembre diariamente os motivos que lhe fazem acordar e se direcionar ao seu trabalho, caso ele esteja contribuindo para as suas conquistas, bem como para os objetivos que traçou para a sua vida.

Evite a armadilha da reclamação

Quando caímos nesta armadilha a tendência é que, conforme o tempo passa, nos sintamos cada vez mais desmotivados no que diz respeito ao nosso trabalho. Sendo assim, é fundamental que você, ao invés de focar no problema, uma vez que ele surgir, foque diretamente na solução, para que assim, tenha mais uma conquista para celebrar no final do dia.

Isso porque, se você foca no que há de errado e fica o tempo todo reclamando, acaba perdendo grande parte do seu tempo, que é bem precioso, e passa a ser visto pelos colegas ao redor como o chato da equipe, pois não faz nada para solucionar os problemas e ao invés disso só fica reclamando a todo momento.

Ao longo deste artigo, quis compartilhar com você, empresário e também com você profissional, alguns esclarecimentos e também dicas que considero fundamentais para o crescimento de uma empresa, por meio de seus colaboradores e também deles próprios, através da motivação que encontram em si mesmos.

Colocando cada uma dessas dicas em prática, acredito, verdadeiramente, que é possível continuar fazendo com que incentivo e motivação caminhem juntos no ambiente de trabalho, em meio à equipe.

E para você, o que é motivação? E o que te incentiva a buscar resultados melhores? Use o espaço abaixo para me contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Vector Goddess / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010