Entenda o conceito de marketing de produto e aplique-o corretamente no seu negócio

Marketing de Produto Conheça mais sobre o Marketing de Produto

 

Investir em um produto para ser comercializado é muito importante. Procurar diferenciais para que este produto seja escolhido pelos consumidores também é de extrema importância para que a empresa se sobressaia no mercado. Mas, como fazer deste produto algo atraente em meio a tantas ofertas e opções? Existem várias estratégias e ferramentas de marketing que podem fazer isto, dentre elas está o marketing de produto. Quer saber mais sobre este tema e como ele pode ser aplicado de maneira correta em sua empresa? Continue a leitura,querida pessoa. 

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Afinal, o que é marketing de produto? 

O marketing de produto é um segmento do marketing que tem o objetivo de conectar produtos e pessoas. Nesta modalidade, a empresa identifica e vai atrás dos consumidores corretos para seu produto, ao mesmo tempo em que cria uma forma de vender sua mercadoria de maneira convincente para atrair e conquistar novos clientes.

O marketing de produto desenvolve o posicionamento do produto perante o mercado, além da mensagem que será passada para o público e o diferencial competitivo do item. A abordagem serve tanto para um produto novo quanto para um item que já é comercializado e vai ser inserido em um novo mercado.

Estágios do marketing de produto

O desenvolvimento e aplicação do marketing de produto passa por oito estágios. Confira nos próximos tópicos quais são estes estágios e a importância de cada um deles: 

1 – Desenvolvimento do cliente

Neste primeiro estágio é importante que os envolvidos no processo definam quem faz parte do público-alvo. Isso precisa ser feito com base em pesquisas para levantamentos de dados seguros e precisos. Importante dizer que as informações obtidas nesta etapa influenciarão as demais etapas do processo.  Por isso, esta etapa precisa ser feita com bastante cautela e comprometimento. 

2 – Posicionamento do produto e da marca

Aqui precisa ficar claro e definido como este produto será apresentado para o cliente. Já que está claro para quem se destina o produto, agora é hora de definir como este produto se destacará dos concorrentes para que o cliente faça sua escolha na hora da compra. 

3 – Divulgação para colaboradores

Esta etapa é pouco respeitada e isso é um grande erro. Antes de vender e apresentar o produto para os consumidores finais, os colaboradores precisam conhecer este produto. É importante que eles também tenham experiências com o produto para que a venda seja ainda melhor. Portanto, conquiste os consumidores internos para que os consumidores finais (os externos) também fiquem encantados com as características e diferenciais do produto que a sua empresa vende. 

4 – Prepare sua equipe 

A próxima etapa é garantir que sua equipe tenha os argumentos necessários para fechar vendas. É importante também que a equipe de pós venda e os demais colaboradores tenham informações para atender o cliente. Por isso, investir em treinamentos para que a equipe esteja preparada para os atendimentos é fundamental. 

5 – Planejamento do lançamento

Agora que está claro quem é o cliente, como o produto funciona e a equipe está pronta para atender, o próximo passo é estruturar o lançamento deste produto no mercado. Aqui entram as datas de cada etapa bem como as ações estratégicas. 

6 – Conteúdo de lançamento

Esta é uma etapa para pensar e traçar peças publicitárias, conteúdos para plataformas digitais, forma de comunicação com o cliente nas redes sociais, promoções, ações em blogs e demais portais de comunicação. 

7 –  O lançamento

Sim, esta é uma etapa fundamental. A mais importante de todas neste processo de marketing de produto. É hora de ver o produto em ação, de ver como será a recepção do cliente e também do mercado. 

8 – Análise dos resultados

Após o lançamento, reúna com os profissionais envolvidos com o marketing de produto para analisar de maneira imparcial os resultados que foram obtidos com as estratégias. Verifique se há a necessidade de ajustar alguma estratégia ou alguma funcionalidade do produto. Veja também quais foram as ações que trouxeram resultados satisfatórios.  

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Marketing de produto X Gestão de produtos: quais os  principais diferenciais? 

Enquanto a gestão de produto lida com o desenvolvimento de novos produtos, o marketing de produto lida com a distribuição dele para os clientes e consiste no processo de promover e vender a mercadoria para uma audiência específica.

Para aplicar o marketing de produto, é necessário que você tenha uma persona atualizada para o seu produto, conheça o plano de negócios da sua empresa e saiba como os clientes estão usando o item. Também é importante que você entenda a partir de onde clientes e usuários estão chegando à sua empresa, de modo a manter um controle sobre seus passos.

Ligado diretamente ao consumidor, esta modalidade de marketing tende a auxiliar sua empresa no que diz respeito ao posicionamento e diferencial competitivo. Trata-se de um segmento do marketing que traz todas as informações necessárias para aumentar suas vendas e fazer com que sua empresa cresça cada vez mais.

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Copyright: Constantine Pankin / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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