Entenda o que é efeito Halo e como pode influenciar o gerenciamento de projetos

Efeito Halo Entenda o que é Efeito Halo

 

Quem já participou de um de meus treinamentos, palestras, workshops, ou já assistiu a um de meus vídeos ou mesmo teve contato comigo em algum momento, sabe que um dos princípios do Coaching que mais gosto de compartilhar e enfatizar que as pessoas desenvolvam em seus comportamentos é a suspensão de todo e qualquer tipo de julgamento. 

Falo bastante sobre isso, porque sei o quanto o julgamento precipitado pode prejudicar relações e processos, não só dentro das empresas, mas também na nossa vida pessoal, já que, muitas vezes, não concedemos a algumas pessoas a oportunidade de mostrarem quem verdadeiramente são, porque fazemos um julgamento antecipado, que não permite que isso aconteça.

Diante disso, o assunto que vou abordar hoje tem muito a ver com o cuidado que devemos ter ao julgar alguém de forma precipitada. Estou falando do Efeito Halo e a sua influência sobre o gerenciamento de projetos dentro das empresas. 

Acompanhe-me nesta poderosa e reflexiva leitura e confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é Efeito Halo?

Criado pelo psicólogo americano Edward Thorndike, o termo Efeito Halo consiste na afirmação de que o cérebro humano é capaz de julgar, analisar, concluir e definir uma pessoa a partir apenas de uma característica, determinando um estereótipo universal para ela, com base em um único elemento, como aparência, forma de se vestir, falar, postura, entre outros fatores. 

Esta teoria foi formulada por Thorndike no período em que ocorria a Primeira Guerra Mundial, momento no qual ele aproveitou para realizar uma série de experimentos e testes nas Forças Armadas, com o objetivo de analisar e identificar os critérios utilizados pelos comandantes do Exército para avaliar os soldados que estavam sob suas lideranças. 

A partir de suas análises, o psicólogo chegou à conclusão de que nas avaliações era possível notar uma forte correlação entre as aptidões e a aparência do soldado avaliado, ou seja, aqueles que porventura fossem considerados mais bonitos eram definidos também como mais habilidosos, sendo que contrário também acontecia. 

Assim, é possível dizer que esta é uma situação que ainda acontece com bastante frequência no ambiente organizacional, especialmente durante os processos de seleção para ocupar determinado cargo: em geral, o selecionador costuma olhar pelo lado que mais chamou sua atenção. Se o efeito for positivo, então ele simpatizou com o candidato e inconscientemente irá favorecê-lo na seleção. Se acontece o oposto, ele simplesmente será descartado por qualquer motivo.

Outro exemplo comum pode ser observado quando um indivíduo quer ser aceito em um grupo que possui características específicas. Caso ele não possua as qualidades exigidas, os demais passam a excluí-lo.

Influência do Efeito Halo no gerenciamento de projetos

Levando o Efeito Halo para o âmbito do gerenciamento de projetos, é possível dizer que neste processo ocorre bastante influência deste conceito, mesmo que de forma inconsciente. Isso porque, muitas vezes, determinadas características de um gestor são valorizadas em excesso, enquanto outras nem tanto, o que pode acabar por comprometer os resultados que se deseja alcançar como um todo. 

Para entender melhor o que quero dizer, primeiro precisamos compreender o conceito de gerenciamento de projetos, que basicamente se trata de aplicar determinados conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, com o objetivo de executar um projeto de maneira verdadeiramente efetiva e eficaz. 

Neste sentido, o que acontece, em muitos casos, é designarem um profissional de alto nível de especialização em determinada área para gerenciar um projeto, quando na verdade este deveria se direcionado para atender as demandas relacionadas à área que domina. 

Isso ocorre, porque o Efeito Halo faz com que as pessoas considerem apenas o fato de que trata-se de um profissional altamente especializado no assunto, o que as leva a concluir que ele está plenamente preparado para comandar e conduzir toda a execução do projeto. 

No entanto, para este papel, existe um profissional verdadeiramente preparado, que é o próprio gestor de projetos, dotado de habilidades importantes para realizar este gerenciamento com eficácia e efetividade, como liderança, desenvoltura para mediar possíveis conflitos, capacidade para orientar os profissionais especialistas em suas áreas, entre outros elementos, que o tornam apto para conduzir os indivíduos envolvidos nos processos, garantindo um trabalho de excelência e o alcance dos resultados determinados na elaboração do projeto. 

Assim, entende-se que não é possível que um gestor de projetos seja o profissional especialista, uma vez que para que um projeto alcance o sucesso é necessário que o gestor responsável por ele tenha conhecimento sobre as cinco fases de processos, bem como sobre as 10 áreas do gerenciamento, além de habilidades técnicas, operacionais e comportamentais, que lhe darão a possibilidade de estar a frente de projetos de qualquer natureza. 

Como evitar o Efeito Halo no gerenciamento de projetos?

Conforme pudemos acompanhar até aqui, se levado em consideração no momento de definir quem será o responsável por conduzir um projeto, o Efeito Halo pode acabar comprometendo os resultados de forma direta. 

Diante disso, umas das principais ações que se deve tomar para evitar este possível comprometimento é avaliar o profissional que se deseja designar para esta responsabilidade, no sentido de verificar se ele possui as habilidades que citei acima e que são necessárias para o sucesso de qualquer tipo de projeto que se queira tirar do papel. 

Neste sentido, para minimizar erros e o impacto deste tipo de problema, avalie os aspectos comportamentais e técnicos que o profissional apresenta, contando sempre com o bom senso no momento desta avaliação, para que assim você tenha a oportunidade de fazer uma escolha mais consciente e que não traga consequências negativas para os profissionais envolvidos no projeto e para a empresa como um todo.  

Adote a metodologia capaz de desenvolver você e sua empresa!
Acesse meu eBook “Tudo Sobre Coaching” para descobrir!

Atenção com o Efeito Halo no ambiente organizacional

O efeito Halo impacta diretamente nos resultados individuais e empresariais, e é preciso ter muita atenção com suas consequências. Quando uma empresa superestima as qualidades de uma pessoa e a coloca em um cargo de muita responsabilidade, é muito fácil perceber que a pessoa é inadequada para o cargo. Porém, quando isso acontecer, a organização já vai ter perdido tempo e dinheiro. O contrário também acontece e, quando uma pessoa é subestimada, a empresa perde grandes oportunidades de colocar as pessoas certas em cargos de alta responsabilidade.

Se uma empresa tem um projeto de suma importância para ser lançado, espera-se que ela conte com os profissionais mais qualificados para o trabalho. Projetos são sempre delicados e possuem várias fases, sendo que cada uma delas têm que ser vista com atenção.

Caso a organização esteja utilizando pessoas inadequadas dentro do projeto, o sucesso certamente será mais difícil de ser alcançado. Lembre-se que exagerar qualidades que as pessoas não têm ou desprezar qualidades que outras pessoas têm nunca é um bom sinal.

Agora me diga, Ser de Luz: você já conhecia esta teoria? Algum dos projetos de sua empresa já sofreu influência do Efeito Halo? Convido você a deixar um comentário, com a sua opinião sobre e se lembrar de continuar nos acompanhando, pois todos os dias trazemos novos conteúdos para te deixar cada vez mais informado e preparado pessoal, profissional e empresarialmente. 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Jiw Ingka / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010