Qual é o significado e o conceito de gestor?

O gestor é a pessoa que interpreta os objetivos da empresa, agindo sempre com base no planejamento, organização, liderança e controle.

Você sabe o que significa ser gestor? Você quer ser gestor um dia? Você acha que realmente já tem o necessário para assumir esse papel? Os estudos sobre a função de gestor são recentes e ainda é possível encontrar profissionais que assumem essa função com o foco somente no autoritarismo

Os estudos recentes de Administração de Empresas mostram que há diferenças entre delegar e mandar. Estes mesmos estudos comprovam a eficiência da delegação de tarefas e como isto contribui positivamente com a produtividade e o crescimento da organização. Mas, o que significa ser um gestor?

Ser um gestor vai muito além de dar ordens. É necessário assumir o posto de um verdadeiro líder que vai guiar os seus subordinados rumo ao sucesso. Para que isso possa ocorrer de forma eficiente ele precisa planejar, organizar e liderar um grupo de pessoas de forma a gerar motivação e cooperativismo.

É preciso que o gestor crie um importante elo entre a empresa e o funcionário de modo que ele se sintam verdadeiramente integrados como parte fundamental da empresa. 

São inúmeros as suas responsabilidades e atribuições e no artigo de hoje eu gostaria de falar um pouco mais a respeito desse papel que é tão almejado. Confira!

Baixe Gratuitamente e conheça as Melhores Ferramentas de Gestão!

O conceito de gestor

No século XX, Henry Fayol definia o gestor com um simples apontamento: a pessoa que desempenha esse papel está apta a interpretar os objetivos levantados pela empresa, atuando sempre com base no planejamento, organização, liderança e controle, convergindo tudo para a obtenção do que foi estipulado. 

Ou seja, toda empresa passa por uma fase de planejamento organizacional. A partir disso, o planejamento estratégico e operacional fica sob responsabilidade dos gestores, que irão mover cada um no seu departamento e realizar um sincronizado trabalho de equipe e entre setores. 

Toda a empresa é um lugar bastante funcional, setorizado e organizado com a finalidade de que, a cada trabalho, todos busquem os objetivos que foram designados desde o início, no planejamento organizacional.

Fica bastante nítido perceber que é imprescindível, para qualquer gestor, ter dentro de si a capacidade de liderar, afinal, no decorrer de sua função ele precisará aplicar essa habilidade de modo coerente, motivador e assertivo.

Dentre a gama de habilidades que um gestor necessita ter, estão:

  • Saber observar e analisar os fatos que acontecem
  • Empatia para poder lidar melhor com os seus liderados
  • Autoconfiança
  • Proatividade
  • Ouvir na essência
  • Comunicação Eficaz
  • Humildade para reconhecer seus erros e acertos
  • Foco e disciplina
  • Habilidades em negociação
  • Capacidades em gerenciamento de conflitos
  • Planejamento estratégico
  • Criatividade para solucionar os problemas que vierem a surgir.
  • Flexibilidade
  • Desejo de desenvolver-se

Mas, é Importante ressaltar que para se tornar um gestor não depende somente de questões hierárquicas. Além das características citadas acima, é preciso que o gestor tenha experiência profissional e habilidades de liderança. 

É fundamental que o gestor saiba delegar tarefas, motivar a equipe e ter meios eficientes para garantir o cumprimento de metas. Esta combinação garante a eficácia do modelo de gestão adotado pelo futuro gestor.

E é exatamente sobre isso que eu vou falar a seguir. Sobre a atuação do gestor no ambiente de trabalho. Vamos lá.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que um gestor realmente faz

Agora que já sabemos quem é o gestor e quais são as suas principais características vamos falar um pouco sobre a sua atuação. Quais são as suas atribuições, tarefas e desafios diários.

O gestor é a figura número um quando pensamos na formação de qualquer equipe em uma empresa. Afinal de contas, ele é o principal responsável por guiá-la rumo ao alcance dos objetivos organizacionais.

É exatamente por esse motivo que é imprescindível que o mesmo possua boas habilidades relacionadas a liderança. Até mesmo porque, um bom líder é capaz de fazer com que a sua equipe trabalhe com foco e em sintonia. 

Essas são premissas fundamentais para qualquer empresa que almeja o sucesso.

De um modo mais objetivo o gestor é responsável por:

  • Determinar metas e objetivos
  • Organizar e dirigir as atividades das equipes  
  • Controlar e avaliar resultados 
  • Prover incrementos ao processo, buscando melhorá-lo
  • Gerenciar as possíveis crises
  • Trabalhar na resolução de conflitos
  • Delegar tarefas
  • Promover um bom clima organizacional

O que nos mostra que não necessariamente um único gestor deve ficar responsável por todas essas questões. De modo que a gestão se estende a diversas áreas de especialização como: Gestão de projetos; Gestão de planejamento; Gestão de orçamento; Gestão de resultados; Gestão de pessoas.

Quando o gestor falha

Todos os profissionais estão sujeitos a falhas, independente do cargo e posição que ocupem dentro da organização. 

Assumir a gestão de uma empresa ou departamento traz grandes responsabilidades para o gestor e isso inclui lidar com os próprios erros. Por isso, é de extrema importância que o gestor busque frequentemente atualizar-se profissionalmente.

Acompanhar as novidades do mercado, investir em cursos de aperfeiçoamento profissional e buscar meios eficazes para que a gestão seja pautada pela excelência e pela conquista de resultados extraordinários.

Existem vários erros que podem ser cometidos na trajetória para o sucesso. E, às vezes, é justamente o foco demasiado na conquista dos objetivos que acaba por ofuscar a visão do gestor, fazendo com que ele negligencie diversos aspectos importantes para a gestão.

Dentre eles podemos destacar:

  • Precipitação na tomada de decisões
  • Falta de assertividade, principalmente ao dar e receber feedbacks
  • Dificuldade em dividir corretamente as tarefas
  • Negligenciar a questão da saúde emocional, própria e dos liderados
  • Baixo, ou até mesmo nulo, investimento em qualificação e atualização

E você, o que pensa a respeito? Como você se vê como gestor em sua empresa? Existem outras habilidades que você acredita que um gestor precisa ter? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: Por Monster Ztudio – ID da foto stock livre de direitos: 753977617

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010