Nelson Mandela – Líder pelo Exemplo.

Nelson Mandela Conheça a história de Nelson Mandela, um líder extraordinário.

 

A liderança é uma prática que requer, acima de tudo, bastante resiliência. Por mais que seja uma grande oportunidade de evoluir e de conduzir pessoas, no sentido de ajudá-las a alcançar o seu máximo potencial, contribuindo para que todos atinjam resultados extraordinários, existem diversos desafios pelo caminho, que precisam ser superados, para que se encontre plenitude ao exercer esta grande missão.

Neste sentido, para não sermos acometidos com a grande desejo de desistir, que pode surgir durante esta caminhada rumo a uma liderança de excelência, é preciso contar com bastante força de vontade e uma pitada de inspiração, capazes de nos impulsionar, para que nos tornemos líderes extraordinários.

Assim, uma das melhores formas de nos inspirarmos e nos motivarmos diariamente é conhecer histórias de grandes líderes, que transformaram a vida de milhares de pessoas por onde passaram, como foi o caso de Nelson Mandela.

Convido você a continuar esta poderosa leitura e entender como Nelson Mandela se tornou líder pelo exemplo. Confira:

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Nelson Mandela – Um líder extraordinário

A história deste grande líder mundial é daquelas que nos enchem de orgulho e nos inspiram não só a sermos líderes melhores, mas a sermos também seres humanos capazes de transformar positivamente a vida de outros seres humanos.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Mvezo, uma pequena vila localizada na África do Sul. Tornou-se um grande advogado, defendendo, principalmente, causas voltadas para os direitos humanos.

Entre os grandes e principais feitos que marcaram a sua trajetória, está o fato de ter liderado a transição que encerrou a política do Apartheid em seu país, regime de segregação racial, que no período de 1948 a 1994 tinha bastante força e presença na África do Sul.

Por não se conformar com esta realidade, ele lutava de todas as formas possíveis contra este regime, o que o fez ser preso em 1962 e assim permanecer durante 27 anos. Ao ser libertado, em 1990, Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1993, e em 1994 foi o primeiro Presidente Negro eleito na África do Sul.

Trata-se verdadeiramente de um Ser de Luz que após sua vida política, se voltou para causas de diversas organizações sociais e de direitos humanos, participando de campanha de arrecadação de fundos para combate a AIDS.

Todos estes feitos fizeram com que a data de seu aniversário de 90 anos, se tornasse um ato público, com a realização de shows em Londres, que contou com a presença de artistas e celebridades engajadas na campanha.

Vítima de uma infecção pulmonar que o fez ficar internado por um período de três meses, Nelson Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, em sua cada em Johanesburgo, na África do Sul.

Lições de liderança de Nelson Mandela

Por todas estas e muitas outras realizações de sua vida e carreira, Nelson Mandela se tornou um grande exemplo de liderança para todos nós, com lições que podemos e devemos levar em consideração na hora de liderar nossas equipes.

Confira as principais a seguir:

É preciso servir aos outros

Ao acompanhar e saber um pouco mais sobre a trajetória de Mandela, conseguimos facilmente perceber que uma de suas principais filosofias, não só de liderança, mas também de vida, era a de servir ao próximo, com o objetivo de deixar um legado repleto de melhorias para as futuras gerações.

Assim, enquanto líderes, nosso dever é lutar por um propósito que beneficie a todos ao nosso redor: nossas equipes, as empresas para as quais prestamos serviços, a sociedade de uma forma geral, a comunidade em que estamos inseridos e assim por diante.

Dar liberdade e a melhor forma de liderar

Outra grande lição que aprendemos com o legado deixado por Mandela é o de nos fazer entender que para liderar com eficiência não necessariamente devemos estar a frente de nossos liderados.

Para ele o essencial é dar liberdade de atuação aos membros da equipe e ficar coordenando as ações de todos nos bastidores, influenciando com uma sutileza quase que invisível, que façam com que todos sigam o líder, bem como suas ideias, sem nem mesmo perceberem.

Resiliência

O simples fato de ter permanecido preso por 27 anos e após ser libertado ainda demonstrar força para continuar com a sua luta contra as desigualdades, já nos mostra o quão resiliente era Nelson Mandela.

Uma de suas grandes lições de liderança que fica para todos nós é a sua habilidade de tirar dos desafios e das adversidades o seu poder negativo, enxergando cada um deles de uma forma diferente, ou seja, que com um olhar mais positivo e de aprendizado com as experiências.

A liderança de Nelson Mandela e o Coaching

Como você pôde acompanhar ao longo de todo este conteúdo Nelson Mandela foi um líder pelo seu exemplo, inspirou várias pessoas que também seguiram suas causas e trabalharam em prol do próximo, em busca da igualdade. E é esse tipo de liderança que o Coaching busca levar para as pessoas, um líder que se destaca por ser considerado uma inspiração para os outros, fazendo o seu melhor para proporcionar resultados extraordinários para todos a sua volta.

“Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: ‘Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?’. Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?…Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo” – Nelson Mandela.

Esse Ser de Luz ousou ir além, ousou fazer a diferença e se tornou um exemplo de liderança, mostrou ao mundo que nós precisamos nos unir e lutar pela igualdade, lutar pelo próximo. Essa é a única maneira, de tornar o mundo mais igual e melhor pra todos.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Assim como no Coaching, onde o grande foco são as pessoas e como fazê-las alcançar um estado desejado, Nelson Mandela conseguiu, com foco total nos seres humanos, fazer uma humanidade mais justa e com mais amor. E nós convidamos você a fazer o mesmo, a ousar ir além, e despertar e desenvolver o seu potencial infinito, a honrar e respeitar a sua história, escrever o seu legado para o mundo. Assim você será o melhor que pode ser, para si mesmo e todos a sua volta.

Gostou deste conteúdo, querida pessoa? O que você achou de saber mais sobre a história deste grande líder mundial? Deixe o seu comentário, me falando o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar este artigo em suas redes sociais, para que seus amigos também obtenham ainda mais conhecimento de qualidade

Copyright: 354540731 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alessia+pierdomenico

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010