Como fortalecer a sua network

Confira algumas dicas que podem contribuir para que você fortaleça a sua network

Fortalecer a rede de contatos (network) é mais importante do que aumentar o seu número de componentes. Distribuir cartões de visita sem um propósito e/ou adicionar diversas pessoas em redes sociais, sem trabalhar nessas relações, não tem uma eficácia verdadeira. Tenha em mente que somente te darão frutos relações que forem bem cuidadas e consolidadas.

Receber uma indicação, ser sondado por uma empresa, receber propostas de novos horizontes para a sua carreira, entre outras oportunidades, não surgem do nada. Estabelecer conexões com pessoas do seu setor de atuação é fundamental, inclusive para o crescimento pessoal.

Ao longo do artigo você irá conferir dicas de como fortalecer a sua network, criando novas possibilidades para sua carreira, acompanhe!

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7 Dicas de como fortalecer a sua network

Ter uma boa network não se baseia somente na quantidade de contatos que estão adicionados à sua agenda ou redes sociais. Estabelecer e manter relacionamentos vivos com pessoas de interesse em seu segmento é crucial para se manter atualizado e por dentro das boas oportunidades.

Veja a sua rede de contatos como uma planta que precisa de cuidados contínuos para se manter bonita e saudável. Veja, a seguir, dicas de como manter a sua network fortalecida, é mais fácil do que parece!

1 – Networking é um processo social

Estabelecer contatos profissionais é, antes de qualquer coisa, um processo social, ou seja, se baseia em manter bons relacionamentos com indivíduos relevantes, tanto do ponto de vista hierárquico da profissão, como para troca de experiências. Sendo assim, manter algum tipo de contato com grandes nomes do setor é tão relevante quanto renovar a amizade com pessoas que se formaram com você na faculdade.

Estabeleça um nível de prioridade de relacionamentos profissionais para impulsionar a sua carreira e se organize para entrar em contato com esses indivíduos. Ter um plano de ação é fundamental para estabelecer contatos com qualidade sem perder tempo.

2 – Indique colegas

Quando você indica um profissional para uma empresa, estabelece contato tanto com a empregadora como com o novo empregado. Além de fazer a indicação, procure manter-se atualizado sobre o desenvolvimento dessa relação. A demonstração de interesse e ajuda em um momento em que havia uma necessidade te tornará alguém memorável para uma eventual oportunidade.

3 – Separe um tempo para clientes e fornecedores

Entrar em contato com clientes e fornecedores fora dos períodos ativos (processo de compra e/ou venda) é uma forma de demonstrar interesse por suas necessidades e exigências. Afinal de contas, quem não gosta de receber atenção de forma inesperada e se sentir valorizado?

Ainda que se tenha uma rotina atribulada, é possível tirar um tempo para um contato com o objetivo de saber como estão as coisas e se há alguma demanda em que eles precisam de auxílio. No futuro, esses contatos podem se lembrar de você para boas oportunidades de crescimento, ninguém se lembra de pessoas com quem não tem contato.

4 – Faça o seu máximo

Muitos profissionais têm a ideia errônea de que, ao fazer o mínimo possível em seus trabalhos, estão ganhando, porém, na realidade, estão perdendo excelentes oportunidades de mostrar o seu talento e expertise. Mais do que isso, ao aceitar desafios mais significativos em seu dia a dia, o profissional está aumentando o seu arcabouço de conhecimentos.

Uma forma de fortalecer o seu network e ainda gerar valor para si mesmo enquanto profissional é desenvolver projetos mais audaciosos e em conjunto. Fazer mais do que o esperado é uma forma de investir no seu futuro e no reconhecimento do seu trabalho. Fazer mais contribui para que você seja mais visto pela empresa em que atua e pelos seus parceiros comerciais.

5 – Fortaleça contatos com profissionais de outras áreas

Uma das grandes dificuldades de profissionais que desejam tornar-se empreendedores é o desconhecimento de questões pertinentes a diferentes áreas de gestão corporativa. Uma forma prática de reduzir esse desconhecimento é ter relações bem desenvolvidas com profissionais de outras áreas de atuação. Aprender com pessoas que têm vivências e experiências distintas é extremamente recompensador.

Se você é um excelente engenheiro mecânico, mas não entende nada de gestão de recursos humanos, tem muito a ganhar com uma boa relação com um profissional de RH. Vale ressaltar que não é somente no caso de quem deseja abrir um negócio próprio que esse leque amplo de contatos é pertinente, no dia a dia corporativo quem inova sai na frente e você pode fazer isso elaborando projetos em conjunto com áreas pouco associadas à sua.

6 – Converse com os seus contatos

Quando for a um evento, procure conversar mais profundamente com as pessoas para quem você vai entregar o seu cartão. Sair distribuindo cartões, sem a geração de uma lembrança de quem é você, não contribuirá para um retorno verdadeiro desses contatos. Lembre-se que é uma questão muito mais de qualidade do que quantidade, seja você mesmo durante as abordagens para não criar nenhuma situação desagradável para si ou para outra pessoa.

Após o estabelecimento desse primeiro contato, é interessante cultivar o hábito de conversar através das redes sociais com essas pessoas. Uma vez que você adicionou alguém à sua rede, tente manter um contato de tempos em tempos. Claro que é interessante fazer uma análise de relevância da troca de experiências com essa pessoa para o seu crescimento.

7 – Tenha disposição para ajudar

De vez em quando, alguns dos seus contatos virão até você para te pedir auxílio com alguma questão e, antes de negar a ajuda pela falta de tempo, considere que quase sempre estará atribulado para os demais. Geralmente, as pessoas têm o entendimento de que não têm tempo para dedicar a outro alguém que não a si mesmo, fique tranquilo porque isso é normal.

No entanto, mesmo que dispenda algum tempo resolver uma demanda alheia, tenha em mente que em algum momento isso pode trazer um retorno interessante para a sua carreira. Esteja mais aberto para quem te pedir ajuda, mas sem deixar de considerar se essa concessão trará algum prejuízo para o andamento das suas atividades.

Com essas dicas você terá mais facilidade de estabelecer e manter bons contatos! Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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