41 livros de empreendedorismo essenciais que todo empreendedor deveria ler

10 livros empreededores essenciais

Confira 41 livros poderosos essenciais para empreendedores de sucesso

 

 

Para tudo que fazemos na vida, precisamos de referências. Quando entramos em contato com perspectivas diferentes, conhecemos outras realidades e experiências, somos capazes de maximizar nossa visão, formamos diferentes opiniões e ampliamos nossa criatividade e inovação.

Para empreender não é diferente. A atividade diz respeito a sonhar, ter paixão pelo que faz, propor soluções para o meio, aceitar desafios, visualizar oportunidades, ter coragem e assumir riscos. Ou seja, empreender está longe de ser uma tarefa fácil, então nada mais pertinente do que buscar referências para assumir uma missão tão importante.

Para buscar referencial teórico e inspiração para os negócios, muitos empreendedores de sucesso recorrem a leitura, pois ela é uma excelente forma de garantir capacitação contínua.

[php_everywhere instance=”2″]

Ao ler livros sobre empreendedorismo, é possível conhecer histórias de sucesso, saber dicas de planejamento estratégico, aprender práticas inovadoras, ter insights, reconhecer pontos para uma melhor tomada de decisões, ficar a par do que acontece dentro de um negócio, se informar sobre métodos criativos, entre outras questões.

Pensando nisso, separei para você, 41 sugestões de livros de empreendedorismo essenciais para você se inspirar. Confira:

Como o Google Funciona – Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Na obra, os autores contam como uma startup se transformou em uma das mais poderosas empresas do mundo. “Como o Google Funciona” traz lições sobre avanço tecnológico, qualidade do produto, criatividade, estratégias e capacidade de adaptação, além de histórias da rotina do Google. O livro é essencial para empreendedores que desejam aprender mais sobre gestão de empresas, ainda mais em um mercado tão competitivo como o atual.

Trabalhe Quatro Horas Por Semana – Tim Ferriss

A ideia central do livro não é a de propor que o empreendedor trabalhe pouco, mas sim, trabalhe de forma eficaz, visto que estar ocupado não é sinônimo de alta performance. Para isso, o autor afirma que a pessoa pode se manter conectada com o seu negócio em qualquer lugar que ela esteja e com alguns métodos, é possível sair da zona de conforto, diminuir o ritmo de trabalho e se manter produtivo, mesmo com a correria do dia-a-dia.

O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas – Ben Horowitz

Bem Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, conta na obra, como foi fundar, dirigir, comprar, gerir e investir em empresas de tecnologia. Ele ainda disponibiliza lições e conselhos para empreendedores no que diz respeito a resolução de problemas e tomada de decisões.

Startup Brasil – Pedro Mello e Marina Vidigal

Os autores da obra, por meio de entrevistas e pesquisas, relatam a trajetória percorrida por empreendedores importantes do Brasil, que foram responsáveis pela criação de empresas como o BuscaPé e assim, ajudaram no aquecimento da economia do país. O livro é um excelente guia para pessoas que desejam começar uma jornada empreendedora, com histórias inspiradoras e sábios conselhos.

Aventuras Empresariais – John Brooks

Em um compilado de artigos para o The New Yorker, o jornalista John Brooks evidencia como o poder de decisão pode ser crucial para o sucesso ou fracasso de uma organização. O livro é um dos favoritos do empreendedor Bill Gates e os temas dos artigos giram em torno de cases, inovação, estratégias, práticas do mercado, entre outras questões referentes ao mundo dos negócios.

A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone

O livro conta a história de Jeff Bezos, o bilionário que criou uma das maiores empresas do mundo, a Amazon. A obra reúne relatos de familiares, amigos, ex colaboradores, colaboradores e executivos e é leitura obrigatória para quem deseja empreender no comércio online.

Como Fazer uma Empresa Dar Certo Num País Incerto –  Instituto Empreender Endeavor

O grande ponto do livro é colocar uma lupa de aumento nas questões que afetam negativamente o empreendedorismo do Brasil. A obra traz exemplos e relatos de empreendedores famosos e desconhecidos, para pessoas que estão começando agora no mundo dos negócios se inspirarem.

Diferente – Quando a Exceção Dita a Regra – Youngme Moon

O livro enfatiza que mesmo em um mercado onde tudo parece igual, algumas empresas conseguem sobressair e se transformam em verdadeiras referências. Através desses exemplos, Youngme Moon ensina como as organizações devem se portar para se destacar em meio a tantas padronizações.

O Segredo de Luísa – Fernando Dolabela

O livro com nome aparentemente ingênuo, conta a história de Luísa, uma jovem que tem como sonho, abrir uma empresa para vender goiabada caseira. A história lúdica traz lições de empreendedorismo como, plano de negócios, marketing, finanças, etc.

O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

A obra tem como base, as lições financeiras dos antigos habitantes da Babilônia, umas das cidades mais prósperas de seu tempo. O autor apresenta resoluções de como evitar o desperdício de dinheiro, a falta de recursos financeiros, como garantir renda, ser pontual com pagamentos e tomar consciência quanto ao uso do dinheiro.

De Zero a Um – Peter Thiel

Você quer aprender empreendedorismo com o Vale do Silício? Na visão de Peter Thiel, empreendedores precisam se concentrar em criar monopólios. Para isso, devem começar resolvendo problemas de um nicho bem peque e de forma única

O Sucesso Não Ocorre Por Acaso – Lair Ribeiro

argumenta que o êxito, seja nos negócios ou em qualquer aspecto da vida, não é resultado da sorte, mas sim de estar preparado para enxergar e agarrar as oportunidades.

Qual é a Tua Obra? – Mario Sergio Cortella

é uma das leituras recomendadas por ele a quem quer empreender. Na obra, Cortella fala sobre as inquietações do mundo corporativo. Ele define o líder espiritualizado como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de fundamentá-la, buscando sempre o significado de tudo que o rodeia.

Por Que Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não – Carol Dweck

Em Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não, Carol Dweck mostra que inteligência mental e talentos não são algo pré-determinado. Contra uma “mentalidade fixa”, ela sugere uma “mentalidade de crescimento”: acreditar que habilidades podem ser desenvolvidas, como músculos do corpo. É impossível saber de antemão no que você irá de destacar. Bill Gates conta em uma resenha que uma das razões para ele ter amado este livro é o foco em solução que a obra possui. “A melhor virtude deste livro é que você não tem como deixar de se perguntar ‘para quais áreas eu sempre olhei com uma mentalidade fixa?” e “de que formas eu estou mandando a mensagem errada para meus filhos sobre mentalidade e esforço?”, escreve o criador da Microsoft. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho de um empreendedor!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

A Universidade do Sucesso – Og Mandino

A Universidade do sucesso é uma referência fundamental para quem quer se tornar um empreendedor bem-sucedido. Alguns assuntos sobre os quais a obra trata são como usar melhor suas qualidades; como encontrar coragem para correr riscos; como parar de adiar decisões; como construir reservas financeiras; como se comportar como vencedor; e como ser dono de sua vida. Ao todo, são 50 lições.

Lee Lacocca: Uma Autobiografia – Lee Lacocca

Em “Lee Iacocca: uma autobiografia”, o empresário conta como superou o baque de ser demitido após 32 anos de dedicação à Ford. Em seguida, assumiu a presidência da Chrysler, que logo enfrentaria uma dura crise. Coube à Iacocca tirar a empresa da falência. Mesmo em face de todos esses problemas, ele não desistiu de vencer. A derrota nunca foi uma alternativa na sua vida.  O livro mostra que as pessoas que chegaram num posto muito elevado são seres humanos, que também passaram por dificuldades e cometeram erros.

O Maior Vendedor do Mundo – Og Mandino

A obra conta a história de Hafid, um pobre guardador de camelos que alcança a riqueza. superar os feitos dos concorrentes é bom, mas superar os próprios feitos é tudo. É preciso saber combinar amor e paixão pelo que se faz a um sistema eficaz de vendas, para ter saúde física e mental admirável, além de poder e riqueza. Este livro está na lista dos melhores de Alberto Saraiva, o criador da rede de alimentação Habib’s.

Meditações – Marco Aurélio

O imperador romano escreve, em seu livro, que a única maneira de um homem ser atingido pelos outros é ao permitir que sua reação tome conta. A negação das grandes emoções libertariam o homem das dores e prazeres do mundo material, para o autor.

Benjamin Franklin – Walter Isaacson

Biografia de Walter Isaacson sobre o inventor conhecido especialmente por suas experiências com a eletricidade. As descobertas científicas e ideias empresariais e filosóficas de Franklin reverberaram mundo afora. Ele é considerado uma das figuras mais influentes de sua época, ajudando a moldar os Estados Unidos e, de forma geral, o mundo moderno.

Checklist: Como Fazer as Coisas Benfeitas (“The Checklist Manifesto”) – Atul Gawande

Neste livro, o cirurgião e escritor Atul Gawande parte de relatos de cirurgias de risco para refletir sobre como profissionais lidam com a complexidade crescente de suas funções. O autor mostra como o “checklist” (lista de tarefas) evita desperdícios, erros graves e até catástrofes. Inclusive no empreendedorismo, o planejamento pode fazer toda a diferença.

Tao Te Ching – Lao Tsé

Esse antigo texto chinês, atribuído ao filósofo Lao Tsé, é composto por poemas que discutem o “Tao”: a força por trás de tudo, segundo o Taoísmo. Alguns dos temas explorados são a humildade da condição humana e a impossibilidade de compreender os movimentos do universo.

O Dilema da Inovação – Quando As Novas Tecnologias Levam Empresas Ao Fracasso – Clayton Christensen

A obra apresenta um conceito que muitos empreendedores já conhecem: o de inovação disruptiva. Christensen mostra por que boas empresas, mesmo sendo competitivas, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam a liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura (e como evitar um destino semelhante).

O Gestor Eficaz  – Peter Drucker

O Gestor Eficaz é um livro de Peter Drucker, um muito conhecido autor na área de administração. A obra mostra como a eficácia pode ser aprendida – sem ela, nenhum dono de empresa consegue comandar de forma adequada.

Coisas Ocultas Desde a Fundação do Mundo – René Girard

A obra fala sobre a obsessão dos competidores quanto aos seus rivais que se esquecem de seus objetivos; e a intensidade desta competição não diz nada sobre seu real valor. Isso também pode ser aplicado ao mundo empreendedor: às vezes, é preciso nadar contra a corrente e esquecer a direção que o mercado está tomando.

O Senhor Está Brincando, Sr. Fenyman! – Richard Feynman

A obra de aventuras vividas pelo físico Richard Fenyman, que ganhou o Prêmio Nobel na área por seu trabalho em eletrodinâmica quântica. Além de suas grandes contribuição à Física, Fenyman tinha uma mente aberta. Em um trecho do livro, ele explica como realmente queria ser um Leonardo (da Vinci): um artista e um cientista.

Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro mostra uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.

Startup Enxuta – Eric Ries

O livro aborda a administração de empresas como objeto de transformação de produtos e processos. “Lean Startup” é um manual para empreendedores, administradores e líderes empresariais a alcançarem bons resultados economizando recursos e tempo.  

Receita Previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler

O livro, recentemente lançado em português, descreve o método de vendas via Outbound. Muito além de um livro com dicas sobre negociação, Receita Previsível é indicado para CEO’s e líderes da equipe de vendas das empresas que desejam aprimorar o processo comercial.

Marketing 3.0 – Philip Kotler

No “Marketing 3.0”, Philip Kotler, considerado o mestre do Marketing, desenvolve um modelo que trata os clientes não como meros consumidores, mas como seres complexos e que têm demandado cada vez mais estratégias segmentadas e comprometimento das empresas com os valores pessoais.

Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf

O livro é um guia para quem quer empreender no mundo das startups. Neste livro, os autores descrevem a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) e falam que é necessário deixar o escritório e ir às ruas para trabalhar com o foco no cliente, pois, afinal de contas, ele é o principal público da empresa.

Inovação em Modelo de Negócio

Produzido por mais de 400 pessoas, o Business Model Generation explica os modelos de negócios baseados nos pensamentos de grandes líderes do mercado, com a intenção de ajudar o leitor a reinterpretá-los para encaixar no contexto que ele vive. O design e a forma como as informações são distribuídas são responsáveis pela experiência incrível de leitura.

O Empreendedor Viável – Uma mentoria para empresas na era da cultura startup – Carlos Matos e André Telles

O livro tenta desvendar o segredo do sucesso e o motivo do fracasso de algumas empresas. Os autores mostram o conjunto de variáveis capazes de definir o sucesso de uma startup. Desde a escolha da equipe até a confiança na apresentação para investidores, passando por momentos de ajuste onde a escolha de mentores, a pivotagem e as mudanças estruturais vão garantir a saúde de sua empresa.

Grow to Greatness – Edward D. Hess

Neste livro, o autor ressalta os principais desafios encontrados e algumas perguntas que todo empreendedor deve responder para fazer com que a empresa cresça.

O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard

Nesta obra, que muda as regras do jogo, é possível constatar que sua história de vida e sua experiência têm importância e valor de mercado maiores do que você sonhou. Você está aqui para fazer a diferença. O melhor modo de realizar isso é apresentar convenientemente seus conhecimentos (sobre qualquer tópico, em qualquer setor) para ajudar outras pessoas a obterem sucesso.

Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferris

O livro fala sobre esquecer o velho conceito de trabalho. Não esperar chegar a aposentadoria para começar a aproveitar a vida. Escapar da rotina, experimentar grandes viagens pelo mundo, ter uma renda mensal de cinco dígitos ou apenas viver mais e trabalhar menos.

Férias sem Fim – Bruno Picinini

Neste guia passo a passo para um novo estilo de vida de mais liberdade você irá descobrir como Bruno Picinini saiu de um emprego em que não ganhava nem R$ 2.000 por mês trabalhando até 60 horas por semana, para ganhar R$ 40.000 por mês enquanto viajava pelo mundo. Recomendação das melhores ferramentas, apps e softwares para que você possa produzir mais com menos, sendo que muitos são gratuitos. Anos de ação para que você saiba exatamente o que deve fazer, dia após dia, para alcançar sua liberdade financeira, geográfica e de tempo.

Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Um dos livros mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais. Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso. Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos.

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Por vinte anos, Napoleon Hill, autor de “Quem Pensa Enriquece”, se dedicou a descobrir qual o segredo, a fórmula que cria milionários. E conseguiu. Ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo. Convivendo com mitos com Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, o autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores. “Quem Pensa Enriquece”, principal fruto das idéias de Napoleon Hill, é um dos maiores bestsellers do mercado editorial, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo. Uma obra atemporal que vem ajudando pessoas comuns a se tornarem ricas e poderosas. Nas suas mãos, está uma obra-prima com o poder de enriquecer sua vida.

Geração de Valor 3 – Flávio Augusto da Silva

Com a franqueza e assertividade já conhecidas no seu vasto público, Flavio subverte lugares comuns, cria frases de impactos e conta histórias surpreendentes. Tudo isso com a autoridade de quem empreende, na prática, negócios no Brasil e no exterior. Um livro que irá transformar a maneira como você pensa a respeito do produto que quer vender, enxergando o que seu cliente realmente precisa, gerando valor verdadeiro na vida deles.

As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores. Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.

Marketing 4.0. Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler

Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing digital moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos. Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total

Além de obter ensinamentos preciosos sobre empreendedorismo, o hábito da leitura proporciona a pessoa, senso crítico, maximização da cultura, organização do pensamento, aprimoramento do vocabulário, favorecimento da escuta ativa, aumento da criatividade e diferentes visões sobre o mundo dos negócios. A partir daí, o questionamento e a busca pelo conhecimento se tornam algo regular, o que proporciona grandes soluções ao empreendedor.

Você já leu algum dos livros indicados? Quais foram os ensinamentos obtidos? Possui outras dicas de leitura? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Copyright: 534589789 – https://www.shutterstock.com/pt/g/natali_mis

 

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010