A importância do desenvolvimento contínuo

profissional desenhando gráfico que simboliza seu desenvolvimento contínuo

O desenvolvimento contínuo é uma forma eficiente de acompanhar e aprimorar seus conhecimentos e habilidades profissionais.


 

O mercado vem aumentando gradativamente o seu nível de competitividade, o que exige que os profissionais encontrem formas de potencializar os seus conhecimentos, ou seja, de dedicar-se ao aprendizado contínuo.

Empresas que têm visão de futuro já perceberam a importância de reter talentos e, com isso, têm dado atenção especial ao desenvolvimento contínuo. Para isso, as organizações têm investido na educação, no treinamento e na capacitação dos colaboradores, permitindo a sua evolução.

Assim, cabe às organizações e também aos próprios indivíduos desenvolverem mecanismos que os permitam adquirir e reciclar novos saberes de maneira contínua. Confira neste artigo algumas maneiras para que isso ocorra. Boa leitura!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Desenvolvimento contínuo e sucesso profissional

O desenvolvimento contínuo é uma forma eficiente de acompanhar e aprimorar os seus conhecimentos e habilidades profissionais. O profissional que deseja manter-se competitivo no mercado de trabalho precisa investir no seu aprendizado.

Nesse sentido, é fundamental desenvolver novas habilidades e competências, inclusive em áreas diferentes das que você já domina. Lembre-se de que sempre existe a possibilidade de aprimorar seu potencial. A seguir, você conferirá 7 maneiras para mergulhar no desenvolvimento contínuo.

1. Cursos de formação

A formação tradicional continua sendo e seguirá por um bom tempo como uma grande fonte de conhecimentos profissionais. Aqui, falamos não apenas da escola, dos cursos técnicos e da graduação, mas também da formação continuada — que inclui as especializações, os mestrados e os doutorados.

É por meio dessas formações que o indivíduo adquire conhecimentos válidos, de fontes fidedignas. Quanto mais acessíveis estiverem esses conhecimentos a parcelas significativas da população, mais a qualidade dos trabalhos executados aumentará.

Por este meio, o progresso pode ser incentivado em todas as áreas do conhecimento: as ciências naturais, as ciências humanas, as ciências sociais, as ciências da saúde, as ciências exatas, a tecnologia, o empreendedorismo, entre outras áreas do saber que tornam a vida mais fácil de ser compreendida.

2. Cursos livres

Além dos cursos de formação tradicional, qualquer pessoa pode evoluir continuamente por meio dos cursos livres. Você pode ser alguém apaixonado por teatro, por exemplo, mesmo que não exerça uma profissão relacionada a essa área. Contudo, nada o impede de fazer um curso de artes cênicas. Aliás, o conteúdo do curso pode incluir elementos úteis no seu dia a dia profissional, como persuasão, liderança, autoconfiança e habilidades em oratória e apresentação em público.

Por isso, faça cursos sobre tudo aquilo que lhe interessa e que pode agregar valor na sua vida pessoal e profissional. Cursos de idiomas, de artes, de música, de redação criativa, de liderança, de inteligência emocional, de programas específicos de computador — todos eles são extremamente válidos e acompanham as atualizações do mercado de trabalho.

3. Leituras

Outra maneira de desenvolver-se continuamente, no trabalho e na vida pessoal, é a leitura. Você sabia que o brasileiro é considerado um povo que lê pouco, em comparação com outros povos pelo mundo? Pois é, infelizmente, a leitura não está enraizada na cultura do nosso povo, seja por desinteresse, seja por falta de acesso à alfabetização e aos livros.

Por isso, se você tem essa oportunidade, não a deixe escapar. A leitura de ficção, de romance, de biografias, de artigos científicos, enfim, daquilo que lhe interessar, é sempre edificante. Além de trazer novos conhecimentos, esse hábito também amplia os conhecimentos gramaticais, o vocabulário e as capacidades de raciocínio lógico e de comunicação objetiva do indivíduo. Por isso, leia para atualizar os seus saberes e também para fortalecer a clareza da sua comunicação no dia a dia.

4. Participação em eventos

Você conhece as feiras e exposições promovidas na sua área profissional? Já foi a palestras dos profissionais que são referência em seu campo? Se não tem comparecido a esses eventos, saiba que você está perdendo oportunidades incríveis de ampliar os seus horizontes.

Palestras, conferências, congressos, debates, entrevistas e oficinas são alguns dos tipos de eventos profissionais mais comuns. Eles permitem que você aprenda itens novos e também que reveja elementos que você já aprendeu, mas que ficaram perdidos na sua memória.

Além disso, os eventos são chances de encontrar colegas da área, de trocar ideias e de fazer novas parcerias de negócios. Por isso, utilize essas ocasiões também para fortalecer o seu networking!

5. Treinamentos e workshops

Algumas empresas oferecem os seus próprios programas de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos. Em outras palavras, elas produzem cursos, treinamentos e workshops para os seus colaboradores.

Se a sua empresa promove esse tipo de programa, não hesite em participar dele. Ao contrário dos eventos do item anterior, que propõem um aprendizado mais passivo, os treinamentos e workshops são muito mais ativos.

Nesses eventos, você colocará a mão na massa, como se diz popularmente, e engajará com os seus colegas em atividades práticas que exercitarão diferentes competências profissionais. Haverá também aprendizados teóricos, mas eles serão postos à prova em exercícios práticos, que fortalecerão o seu espírito de equipe e ainda lapidarão as suas habilidades e conhecimentos que podem ter “enfraquecido” no dia a dia.

6. Trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários são aqueles em que dedicamos as nossas competências e o nosso tempo para tornar mais fácil a vida de outra pessoa. Nessas atividades, não somos remunerados financeiramente, mas, em troca, recebemos a alegria de fazermos do mundo um lugar melhor para se viver.

Você pode dar aulas de reforço numa comunidade carente, visitar hospitais, promover atividades em orfanatos e casas de repouso, cuidar de animais abandonados, organizar a distribuição de alimentos à população de rua, defender causas socioambientais, entre outras.

Por meio dessas atividades de voluntariado, você pode exercitar as suas competências e habilidades, ao mesmo tempo em que promove um bem social. Não é à toa que os candidatos com esse tipo de atividade em seus currículos têm sido vistos com bons olhos pelos recrutadores. Una o útil ao agradável e dê uma chance ao voluntariado como forma de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo.

7. Coaching para o desenvolvimento pessoal e profissional

Por fim, o Coaching é uma excelente forma de investimento para o seu desenvolvimento contínuo, pois ele o ajuda a identificar habilidades e competências, bem como a potencializá-las, despertando o seu potencial infinito.

A formação em coaching também proporciona um profundo autoconhecimento, possibilitando que você conheça os seus pontos que precisam de melhoria e trabalhe em cima deles, até que esses aspectos tornem-se também pontos fortes. Além disso, o curso prepara você para a evolução constante que o mercado de trabalho vivencia. Com essa formação, você será um profissional capaz de se adaptar a qualquer ambiente de trabalho e cultura empresarial, sempre em evolução constante.

O conhecimento é algo infinito. Precisamos ampliar os nossos horizontes, desde o primeiro até o último momento das nossas vidas. O mercado de trabalho, a tecnologia e o próprio comportamento humano são extremamente dinâmicos, ou seja, mudam constantemente. Nesse sentido, será mais bem-sucedido aquele que conseguir acompanhar essas mudanças, o que só se obtém por meio da atualização frequente do conhecimento.

E você, está preparado para se tornar um profissional do futuro? Quais das atividades acima você já coloca em prática para aderir ao desenvolvimento contínuo? Deixe a sua resposta num comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Leve este conteúdo a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dele!

Imagem: Por Sergey Nivens

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010