Entenda o que é Pipeline de Liderança e como isso pode fazer a diferença na sua gestão

Pipeline de Liderança Saiba mais sobre Pipeline de Liderança

 

As diversas mudanças no mercado, a globalização, o avanço tecnológico e demais transformações, vêm alterando também a forma de liderar dentro das empresas. Tempos atrás era comum que o líder fosse aquele chefe que repassava ordens e os colaboradores obedeciam sem questionar.

Hoje em dia esse perfil mudou e ocupar um cargo de liderança requer uma série de habilidades, competências, mudanças e atualizações. Dessa forma, ser líder não é uma tarefa tão fácil. Ainda é comum encontrar profissionais que não conseguem atingir as expectativas de tal cargo, seja por falta de conhecimento ou por falta de preparo. Mas afinal, como habilitar os profissionais para cargos de liderança?

É justamente essa a proposta do livro “Pipeline de Liderança”. Pipeline é um encanamento que se desdobra em diferentes canais, por conta disso, os autores do livro utilizam essa metáfora para representar o caminho das transformações na carreira de um profissional que evolui dentro da organização.

Convido você a me acompanhar nesta poderosa leitura e entender mais sobre este tema.

Aprimore suas habilidades em liderança através do Coaching!
Conheça meu livro “Leader Coach” e torne-se um líder extraordinário!

Pipeline de Liderança

É inegável a importância de uma boa liderança para que as empresas conquistem o sucesso e, mais que isso, consigam se manter bem-sucedidas. Precisamente, cerca de 40% das ações de uma companhia são direcionadas ao desenvolvimento de seus líderes. Essa é uma estatística da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) de 2017.

Assim, apesar das atribuições aos líderes variarem de acordo com cada organização, três especialistas se baseiam na defesa de que existe um caminho comum. Esse caminho deve ser trilhado por todos os profissionais, para se aperfeiçoarem e estarem prontos para assumir posições de comando.

De acordo com os consultores Ram Charan, Stephen Drotter e Jim Noel, a ideia de que a liderança pode ser identificada e desenvolvida com base no perfil do colaborador é totalmente viável. Isso ocorre a partir da avaliação das suas potencialidades, do planejamento da sua trajetória e evolução e da análise dos seus resultados.

Ou seja, o Pipeline de Liderança tem como objetivo, detectar os talentos dentro da empresa, desenvolver suas competências e assim, fomentar a liderança em todos os níveis organizacionais da mesma.

Entendendo o Pipeline de Liderança

O termo Pipeline significa canalização, ou seja, tubulações que se dividem em diferentes canais. Os autores da obra utilizam essa terminologia de forma metafórica: explicando que os desdobramentos dos canos são as transformações que os líderes precisam passar.

Ram Charan, publicou um resumo do conceito em seu site, explicando que “Atravessá-las ajuda-os a construir força emocional à medida em que assumem tarefas de complexidade e alcances maiores”.

Cada uma dessas transições implica em diferentes aprendizados, ou desenvolvimentos de habilidades, administração do tempo e valores, para o cumprimento de suas funções. A partir de uma clara definição de cada uma das passagens é que as organizações vão poder treinar seus profissionais especificamente para cada posição de liderança.

Assim, as experiências dos profissionais nos níveis gerenciais, na ordem que os estudiosos propõem é essencial. O ato de “pular níveis”, significa um inevitável despreparo para eles. E, à medida em que envolve práticas de liderança inapropriadas para cada uma das fases, maiores são as chances de que ocorram “obstruções” do pipeline.

Para entender o processo do pipeline de liderança é preciso que sua premissa seja aplicada, promovendo uma série de benefícios para as empresas. Ainda de acordo com os autores, entende-se que o processo de pipeline:

  • favorece a estruturação do treinamento de líderes;
  • garante que os futuros líderes trabalhem de maneira adequada, em cada um dos níveis, já que delimita suas funções;
  • simplifica a identificação de quem tem potencial para liderança e cada um dos níveis de gestão;
  • facilita o planejamento das sucessões.

Como usar o Pipeline de Liderança na empresa

Através do modelo de Pipeline de liderança é possível desenvolver planos de carreira e planejar a sucessão dos profissionais aptos para serem líderes. Para que uma pessoa passe por tal evolução, os autores defendem que ela deve incorporar outros níveis de competências, passar por mudanças, rever prioridades e adquirir novos comportamentos.

Nesse sentido, é necessário que o colaborador passe por seis níveis em sua carreira. São eles:

  • De gerenciar a si mesmo a gerenciar outros;
  • De gerenciar os outros a gerenciar gestores;
  • De gerenciar gestores a gerente funcional;
  • De gerente funcional a gerente de negócios;
  • De gerente de negócios a gerente de grupo;
  • De gerente de grupo a gestor corporativo.

De forma visual, as transformações ocorrem nas transições entre cada um dos processos citados acima. Por exemplo: inicia-se como Líder de Si, indo em direção ao nível de Líder dos Outros. Em seguida, tem-se o Líder dos Líderes, em direção ao Líder Funcional, que, por sua vez, vai ao encontro com o Líder de Grupo. Por fim, a sexta e última transição se dá do Líder de Grupo para o Líder Corporativo.

Cada transformação tem como objetivo evidenciar ao profissional que ele deve compreender as exigências de cada liderança que compõe a empresa e que cada uma requer novas formas de gestão em três áreas:

  • Habilidades: é necessário que o colaborador desenvolva novas aptidões para executar as novas demandas;
  • Gestão do tempo: a pessoa deve se adaptar aos novos horários do seu cargo;
  • Valores profissionais: o indivíduo precisa focar seus esforços naquilo que ele acredita ser importante para obter resultados.

Com os processos do Coaching você vai elevar sua liderança a um novo patamar! Baixe gratuitamente meu eBook “Leader Coach” e cresça de forma contínua!

Coaching como aliado do Pipeline de Liderança

O Pipeline de Liderança, em meio a tantas mudanças que ocorrem no mercado, é uma vantagem competitiva para a organização, pois muitas ainda não possuem planos de sucessão e cargos de liderança bem definidos em seus processos. Isso ocorre pelo fato de não passarem feedbacks a seus colaboradores, nem trabalharem em prol do desenvolvimento dos mesmos.

Para mudar tal situação, o Coaching é uma metodologia capaz de auxiliar empresas e profissionais quanto ao desenvolvimento da liderança. Embasada em conhecimentos, técnicas e ferramentas modernas e eficazes, a formação em Coaching, voltada desenvolver cada vez mais líderes dentro das empresas, como é o caso do Leader Coach Training – LCT, ampara o colaborador, no que diz respeito ao aprimoramento de seu potencial, evolução, preparação para novos desafios e alta performance e assim, maximiza seu poder de liderança, carreira e os resultados da empresa em que trabalha.

Trata-se de um curso que oferece, não só a líderes, mas também aos demais colaboradores de todo e qualquer tipo de empresa, a oportunidade de potencializarem a sua capacidade de liderar, inspirar e motivar a si mesmos, às pessoas ao seu redor, bem como de contribuir para que a empresa alcance, de forma plena, os resultados extraordinários que almeja em sua trajetória.

Agora me conte, Ser de Luz: você já conhecia o conceito de Pipeline de Liderança? Sabia da sua importância para a gestão de uma empresa? Deixe o seu comentário, falando o que achou e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também ampliem seus conhecimentos sobre este poderoso tema.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 500593225 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ilyafs

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010